12/08/2012

Saiba quais os cuidados necessários para criar passarinhos em casa

Saiba quais os cuidados necessários para criar passarinhos em casa

Fonte: Revista do ZAP

Alguns detalhes são indispensáveis para que o pássaro não sofra em cativeiro

Criar aves não é uma tarefa difícil, mas, como qualquer animal de estimação, alguns detalhes são indispensáveis e devem ser seguidos passo a passo para que o pássaro não sofra em cativeiro. Confira os cuidados básicos.

Charles Guerra / Agência RBS

::: As gaiolas devem ser espaçosas e fáceis de limpar, com bebedouros, comedouros e uma banheira para as estações de calor.

::: Os pássaros não necessitam de vacinação, entretanto é conveniente que a cada seis meses se faça um estudo parasitário das fezes.

::: Se pensarmos no quanto é bonito o canto de uma ave, temos que pensar também em como é importante saber cuidar delas e de seu bem estar.

::: Em primeiro lugar, devemos pensar onde a gaiola ficará, já que temos que vigiá-la constantemente, e também para que a ave se sinta acompanhada.

::: A gaiola deverá estar à altura de nossos olhos, possibilitando também que a ave tenha uma boa visão da paisagem. É importante lembrar que deixar a gaiola no chão pode estressar o pássaro, pois causa insegurança.

::: Seu pássaro deve estar em local protegido de correntes de vento e nunca deve ser exposto à temperaturas extremas.

::: Além de poleiros, ninhos e folhagens artificiais, as gaiolas devem ter comedouros e bebedouros de tampa removível, para facilitar a limpeza.

::: Além de sementes, grãos, rações, frutas e alimentos vivos, é necessário fornecer aos pássaros outros tipos de alimentos, como verduras, frutas e papas.

Atenção
Apanhar passarinhos diretamente da natureza e mantê-los presos é crime ambiental, previsto na Lei 9.605/98. A multa prevista é de R$ 500 por ave, podendo chegar a R$ 5 mil se a espécie constar da lista de animais ameaçados de extinção. Nesses casos, o infrator pode ficar preso de seis meses a um ano. Pela legislação, qualquer pessoa maior de 18 anos pode ser um criador legalizado, desde que os passarinhos tenham nascido comprovadamente em cativeiro de um criador registrado no Ibama.

Lai mais:
>> Como proteger o sofá dos pets
>> Gatos ganham túnel em sofá projetado por designer sul-coreano
>> Cães e gatos ganham casa eco-friendly

Tags: pets

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.