03/01/2014

Saiba quais são as 10 cidades mais verdes do estado de São Paulo

Municípios foram analisados em quesitos como tratamento de lixo e esgoto, arborização de ruas e praças, dentre outros

Fonte: ZAP Imóveis

A última edição do ranking do programa Município Verde Azul, divulgada em dezembro de 2013 pelo governo do Estado de São Paulo, mostrou quais são as cidades que dão exemplo de cuidado com o meio ambiente.

Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Clique aqui e cadastre-se

Das 587 localidades participantes da pesquisa, 67 receberam um selo de aprovação. Elas foram avaliadas em dez quesitos: esgoto tratado, lixo, recuperação da mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e conselho de meio ambiente.

A capital São Paulo, que ocupava a 66ª posição do ranking em 2012, despencou para a 179ª colocação na nova lista.

Conheça abaixo as 10 cidades com os melhores desempenhos e as notas recebidas (quanto mais próxima do 100, maior é o cuidado do município  com o meio ambiente):

1- Sorocaba (96,5) 

Parque da Água Vermelha, em Sorocaba (SP), a cidade campeã do ranking. (Foto: Secom- Prefeitura de Sorocaba)

 

2- Novo Horizonte (95) 

O município de Novo Horizonte possui mais de 60 Km do Rio Tietê em seu território, segundo a prefeitura local. (Foto: Reprodução- Facebook – NH Turismo)

 

3-      Santa Rosa de Viterbo (95)

Atividade cultural na cidade de Santa Rita de Viterbo (Foto: Reprodução – Skyscrapercity)

 

4-  Jundiaí (94,5)

Em 2013, Jundiaí foi considerada uma das 20 melhores cidades para se viver no Brasil, segundo a ONU (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

 

5-      Americana (94,1) 

Cidade já recebeu melhor pontuação no índice de bem-estar urbano, feito pelo Observatório das Metrópoles (Foto: Prefeitura de Americana)

 

6-      Ibirarema (92)

Riquezas naturais da cidade premiada com o sexto lugar (Foto: Prefeitura de Ibirarema)

 

7- Santa Adélia (92)

População do município é estimada em 13.861 habitantes (IBGE-2007). (Foto: Prefeitura de Santa Adélia)
População do município é estimada em 13.861 habitantes (IBGE-2007). (Foto: Prefeitura de Santa Adélia)

 

8- Brotas (90) 

Cidade é famosa por sua vocação para o ecoturismo (Foto: Carlos Zaith- Secretaria do Turismo)

 

9- Votuporanga

Município está localizado no noroeste do estado de São Paulo (Foto: Skyscrapercity)

 

10- Botucatu (90)

Praça Brasil – Japão. A tradição local diz que é preciso fazer um pedido ao passar em baixo do portal pela primeira vez. (Foto: Prefeitura de Botucatu)

 

30 Comentários

  1. Indaiatuba foi considerada a número 1 em qualidade de vida pela revista Veja, gostaria de saber qual em qual classificação que ela ficou nesta enquete.

  2. São Paulo-Capital devia estar melhor no ranking, mas com a administração ATUAL vai piorar cada vez mais, triste sinal.

  3. Um ranking que em um ano denota São Paulo-SP despencar da 66ª para a 179ª posição; perdão, não pode demonstrar confiança.

  4. Deveria haver uma Lei Federal para que todas as cidades pensassem mais e realizassem mais pelo meio ambiente. Na minha opinião, as catástrofes têm acontecido devido à poluição e ao desmatamento.

  5. NOSSA QUE COISAS MAIS LINDAS, TÃO CHEIA DE VIDA!? COMO DEUS É MARAVILHOSO!!!PENA QUE O SER HUMANO NÃO DÁ VALOR.

  6. Lindo o interior de Spaulo.devemos divulgar mais o brasil.O meu estado e maravilhoso tambem.RGS.Rio Grande do Sul.

  7. Acredito que Campinas deveria estar pelo menos entre as 10 cidades mais verdes, porque lá possui 02 lindos parques um com atlântica preservada chamado de Bosque e o outro é o Parque do Taquaral, todos em perimetro urbano. Sem contar as inumeras praças bem arborizada,

  8. ASSIM COMO NOSSO QUERIDO RIO GRANDE DO SUL (PORTO ALEGREB) PRINCIPALMENTE SÃO PAULO TEM BELAS PAISAGENS QUE ENCANTAM NÃO SÓ A POPULAÇÃO LOCAL MAS TAMBÉM DO EXTERIOR. MEUS PARABENS A BELA CIDADE QUE CONTINUEM COLABORANDO COM A NATUREZA QUE TODOS AGRADECEM

  9. Gostaria de saber a colocação de outras cidades como por ex: Ibiuna,vargem grande Paulista, Bauru, Campinas,Cotia,Guaratinguetá e etc…Obrigado

  10. Que pena, pois o atual prefeito parece não se importar em manter o status, visto que a cidade está abandonada, é um verdadeiro lixão!!!

  11. PARABÉNS A ESTAS CIDADES QUE TANTO CUIDAM DO BEM ESTAR DA NATUREZA. COMO É BOM SABER QUE AINDA TÊM BRASILEIROS QUE PODEM RESPIRAR O AR PURO. NA MINHA CIDADE NO SUL DE MINAS (CAMPESTRE) A PUREZA DO AR É DE 100%. NÃO EXISTE COISA MELHOR DO QUE ABRIR AS JANELAS DE MANHÃ E DAR UMA BELA ASPIRADA DE AR PURÍSSIMO.QUE DEUS CONTINUE ILUMINANDO AS PREFEITURAS DESSAS CIDADES E QUE CONTINUEM CUIDANDO BEM DE SUAS ÁREAS VERDES, E QUE SUAS POPULAÇÕES RESPEITEM O MEIO AMBIENTE, QUE É TÃO IMPORTANTE EM NOSSAS VIDAS.FELIZ ANO NOVO!!!!!!!!!!!!!!!!

  12. Eu moro em Jundiaí e ela “JÁ FOI” uma cidade verde. Em apenas três anos tornou-se uma selva de pedra. Todo o verde está virando condomínios verticais, hortas, jardins, praças inexistem e o cinturão verde (uva/morango) acabou, no lugar de tudo citado temos cimento. Friso ainda que toda a memória cultural de Jundiaí virou estacionamento. Sou moradora há 60 anos aqui então a pesquisa pode riscar Jundiaí das verdinhas.

  13. Realmente é necessaria a preservaçao do meio ambiente. Todas as cidades agora tem que se preocupar com a extinçao do aterro sanitário. O governo federal, através do BNDES deveria financiar a implantaçao de usina de lixo, transformando em energias e adubos.

  14. Lindo é Pres.Prudente, aqui temos O Pq.do Povo (Ibirapuera de S.Paulo), cidade da criança, uma maravilha de Pq.Aquatico, Balneario da Amizade, entre outras coisas o grandioso Estádio Prudentão, Arena coberta do Rancho Quarto de Milha…….Venham conhecer Pres.Prudente…

  15. Novo Horizonte preserva a natureza !!!Veja o Lago das Graças que maravilha !Sempre que posso passo alguns dias nessa cidade amiga e hospitaleira.Para quem gosta de pescar é um prato cheio !!!

  16. Essa pesquisa exibida neste site é fajuta. Os avaliadores desconhecem o que seja verde. Enquadram uma cidade como verde, no meio de uma área totalmente concretada. Equiparam um cidade de 15 mil habitantes com outra de 350 mil. Não avaliam a oxigenação do ambiente por quilômetro quadrado em comparação a área verde.Fazem uma superficial observação por satélite. Sendo assim, esta classificação é uma farsa. Existem cidades no Estado com áreas + verde e florescência gradual por km 2.

  17. sou natural de são paulo ja estou em sorocaba a 30 anos estou quase virando sorocabano ..pois eu só tenho um pouquinho a mais de sessenta

  18. gostaria de saber a colocação que chegou Bauru no Ranking pois Bauru tem muita arvores e muitas reservas de serrado e um jardim Botânico muito lindo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.