05/09/2013

Saiba quais são as 7 vantagens em morar em um imóvel pequeno

Espaço reduzido faz com que morador gaste menos tempo limpando a casa e menos dinheiro na conta de energia

Fonte: ZAP Imóveis

Morar em uma casa pequena pode ter muito mais vantagens do que pode parecer. Com o espaço reduzido, diminui-se também o valor do imposto, conta de luz e das horas dedicadas à limpeza da casa.

Com a metragem reduzida, preço do imóvel também diminui (Fotos: Thinkstock)

Imóveis pequenos viraram tendência em capitais como Londres, Nova York, Pequim, Rio de Janeiro e São Paulo. “Morar em uma residência com área reduzida – seja por escolha, conveniência ou necessidade – é uma realidade cada vez mais comum”, diz a arquiteta Adriana Peccin.

Com a ajuda de Adriana, selecionamos algumas vantagens em morar em um imóvel pequeno:

Preço – Com a metragem reduzida, o valor do imóvel também é menor, quando comparado a uma propriedade localizada na mesma região.

Contas – Já que o ambiente é menor, economiza-se também em contas de energia e água, pois a propriedade tem menos cômodos.

Casa pequena não deixa espaço para o que é supérfluo, portanto a decoração ganha mais destaque

Imposto – “Como o imposto de transmissão de bens imóveis (ITBI) e as custas para registrar a escritura de compra e venda ou o contrato de financiamento são calculados proporcionalmente ao tamanho do imóvel, quem mora em uma casa ou apartamento menor acaba economizando também na hora de pagar estas despesas”, diz Laíse Polonio, diretora da Lumina Documentação e Soluções Imobiliárias, empresa especializada em financiamentos imobiliários.

O dinheiro economizado com impostos pode ser destinado a um serviço de alarme ou seguro da casa.

Espaços reduzidos consomem menos tempo para serem limpos

Aconchego – “Uma casa pequena é facilmente transformada em um recanto acolhedor, que convida a momentos intimistas, já que favorece a aproximação das pessoas e o compartilhamento do espaço”, afirma Adriana.

A arquiteta ressalta que o pouco espaço favorece a integração dos moradores da casa. “Eles não ficam dispersos, cada um em seus aposentos. Os membros da casa convivem de forma mais ativa”, diz.

Menos bagunça – O pouco espaço limita o excesso de bugigangas dentro de casa e só abre campo para o que é essencial.

“Com a área reduzida, a pessoa precisa escolher apenas os móveis e utilitários realmente necessários. Sem espaço para acomodar supérfluos, eles ficam de fora na lista de compras”, explica.

Arquiteta afirma que moradores tendem a manter a ordem em ambientes pequenos por uma questão de funcionalidade

Decoração – Já que o ambiente comporta pouca mobília e poucos artigos de decoração, o menos pode se transformar em mais. Cada peça ganha mais destaque e causa maior impacto.

“Aproveitando a economia feita com os móveis, o morador pode se dar ao luxo de investir em peças com mais qualidade, exclusivas ou diferenciadas”, ressalta Adriana.

Praticidade de manutenção – A arquiteta lembra que a limpeza em espaços pequenos consome muito menos tempo e material do que quando feita em mansões.

Além disso, Adriana afirma que as pessoas tendem a manter a ordem em ambientes com tamanho reduzido por uma questão de funcionalidade.

20 Comentários

  1. Muito boa reportagem! Realmente é mais fácil e economico manter um lugar menor sendo que ainda sobra tempo para aproveitar a vida.

  2. Muito bom. Eu mesmo tenho um terreno com 10 de larg. p/30 mts de comprimento, estou pensando em fazer uma casa peq. Me dêem uma sugestão de metragens…

  3. QUERO VER APARTAMENTOS EM PORTO ALEGRE, RS, POR FAVOR NÃO OCUPEM, MEU FACEBOOK COM PROPAGANDA DE OUTROS ESTADOS…PRECISO DE UM AP DE 2 DORMITORIOS QUE TENHA ELEVADOR

  4. Verdade,imóvel grande só traz mais bagunça e perda de tempo limpando.Agora mesmo venderei um imóvel de 366 m,pra adquirir um kitnet.Nada de tralha!melhor de arrumar,limpar e gasto muito menos tempo dentro dele.Sobra mais tempo pra outras coisas na rua.

  5. Discordo das “vantagens apresentadas”. Seria o mesmo que dizer que é melhor ganhar um baixo salário em vez de alto, pois tem a “vantagem” de pagar menos Imposto de Renda, ou que é melhor namorar uma garota feia que uma linda, pois aí tem a “vantagem” de não ser corno…

  6. Estão de parabéns… amei as idéias sugeridas. Também resido em uma casa pequena com meus dois filhos e gostaria de obter outras idéias para inovar o ambiente. Quanto as vantagens já conhecia, pois aproveitei a área externa para fazer um espaço de lazer com árvores frutíferas ao invés de amplia-la.

  7. Eu acabei de fazer isso. Me desvencilhar de um imóvel grande para um pequeno. Realmente tudo que vocês colocaram é uma verdade. Foi maravilhosa a troca.

  8. Moro numa edícula de fundo com apenas 1 quarto, cozinha e banheiro bem pequenos. Não posso usar o quintal para nada. No banheiro não cabe varal nem tanquinho. Como lavar e secar roupas, principalmente edredon na cozinha? Não posso comprar nada caro.

  9. Gostei muito desta orientação, pois estou me mudando de uma casa duplex, para um pequeno apartamento, o valor é o mesmo, mas acho que estou na localização e tbm nestas economias faladas na dica. Obrigado!

  10. Olá, Vania! Ficamos muito felizes com esse comentário! 🙂 Fique à vontade para comentar, compartilhar e dar sugestões sobre o nosso conteúdo. Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.