19/04/2017

Saiba quais são os itens que mais sujam na cozinha e como limpá-los

O ambiente está bastante sujeito à sujeira e à gordura e é importante deixá-lo higienizado para garantir a organização da casa e a saúde em dia

Fonte: ZAP em Casa

A cozinha precisa de atenção redobrada quanto o assunto é limpeza. É neste ambiente que são armazenados e preparados os alimentos. Justamente por isso, mantê-la limpa é fundamental para ter a casa organizada, mas também para deixar a saúde do corpo em dia. Não basta apenas que a cozinha tenha uma aparência de limpeza, ela realmente precisa estar bem higienizada. Portanto, fique atento aos itens que mais acumulam sujeira no ambiente e saiba como limpá-los de forma correta.

+Baixe o App de Faça Você Mesmo do ZAP em Casa

+ Siga nosso perfil no Pinterest

Uma das questões que pesa na cozinha é justamente porque o espaço é usado para cozinhar e, por isso, fica bastante fácil de acumular sujeira no ambiente, principalmente gordura. E não é simples evitar essa situação. “Para diminuir a gordura na cozinha é questão de hábito. Se a pessoa tem o hábito de fazer fritura, vai sujar mais de gordura. Se a pessoa tem hábito de cozinhar, assar ou refogar com menos óleo, por exemplo, a cozinha fica menos gordurosa. Refogar com uma quantidade menor de óleo já ajuda e e evitar fritura de imersão também. Também é preferível assar ou fazer frituras em panelas elétricas, tipo air fryer”, afirma Lucy Karla Mizael, personal organizer, facilitadora doméstica e proprietária do site Dicas da Lucy, onde dá dicas de organização.

limpeza de cozinha
O escorredor de pratos, seja de inox ou de plástico, deve ser lavado com frequência (Foto: Shutterstock)

Por razões óbvias, o fogão é um dos itens que mais suja na cozinha, afinal de contas, é nele onde os alimentos são preparados. “Este é um item que fica bem sujo e suja todos os dias”, diz Lucy Karla Mizael. Além dele, tudo que fica próximo dele também está mais sujeito a ficar sujo e engordurado. “Armários, azulejos e revestimentos cerâmicos próximos também ficam bem sujos”, acrescenta. Fique atento também para os armários do ambiente. “Aquelas cozinhas que têm armários que não vão até o teto, que é a maioria, costuma acumular sujeira no alto e é preciso lembrar de limpar”.

Coloque a bancada da pia na conta dos itens que precisam de atenção quanto a limpeza na cozinha. Além de costumar ficar perto do fogão, ela também serve de apoio na hora de cozinhar e acaba sujando bastante. “A bancada suja muito porque ali os alimentos são cortados e costuma acumular restos de alimentos, além de gordura da louça que foi lavada.

Preste atenção ainda para a sujeira entre o granito e a cuba de inox”, sugere a facilitadora doméstica.

limpeza da cozinha
Coloque a bancada da pia na conta dos itens que precisam de atenção quanto a limpeza na cozinha (Foto: Shutterstock)

Os objetos que são usados na cozinha também não escapam da sujeira e gordura, porém alguns merecem atenção especial. “Os mais sujos são a tábua de corte ou de carne, esponja de lavar louças, escorredor de pratos e o porta sabão”, completa Lucy Karla Mizael.

Confira como limpar os itens da cozinha:

Fogão

É importante limpar o fogão todo dia para não grudar sujeira nele. Saiba que o papel alumínio mancha o fogão de inox. Para limpeza, espere sempre que ele esteja frio, caso contrário, o choque térmico pode rachar e danificar. Se estiver com muita gordura, retire o excesso passando vinagre.

Para limpeza diária, use esponja macia e detergente neutro. Já para limpar uma vez por semana, limpe com água e detergente e depois esquente vinagre de álcool branco e passe em todo o inox. À medida que passar o vinagre, seque o fogão. Desta forma, mantém o brilho e evita o escurecimento.

limpeza da cozinha
É importante limpar o fogão todo dia para não grudar sujeira nele (Foto: Shutterstock)

Para os queimadores de alumínio, pingue gotas de limão na tampa e depois lave com sabão de coco para que eles fiquem brilhantes. Para tampas pretas, esfregue esponja de aço na tampa seca. Já pretos e queimados entre os dentes saem fervendo-os. Uma receita é ferver por 10 minutos em água com uma colher de sopa de detergente e cinco colheres de sopa de vinagre. Outra receita é ferver por 10 minutos em água com uma colher de sal, três colheres de sopa de vinagre e uma colher de sopa rasa de sabão em pó.

Bancadas

 

Para lavar bancadas de pedra, seja de granito, mármore ou nanoglass, lave com detergente ou saponáceo cremoso. Use esponja macia e não esponja de aço. Não use água sanitária ou produtos a base de cloro porque poderá deixar a bancada porosa. É importante que seja lavada todos os dias depois de finalizar a limpeza da cozinha. Já cubas de inox, aplique uma colher de água sanitária na esponja e passe nela. Depois é só enxaguar e secar.

Esponja

No dia a dia pode acabar acumulando bactérias. Para que isso não aconteça, é essencial lavar e higienizar as esponjas diariamente. Se o objeto é muito usado, troque a cada sete dias. Se for usada de forma mais moderada, é possível trocar a cada 10 dias. Uma dica é não guardar a esponja junto de sabão em potes fechados e molhados. Dê preferência aos modelos de porta-sabão onde os objetos fiquem separados e que seja arejado.

limpeza de cozinha
No dia a dia pode acabar acumulando bactérias. Para que isso não aconteça, é essencial lavar e higienizar as esponjas diariamente (Foto: Shutterstock)

Para limpar a esponja diariamente, lave o objeto com água e detergente, esprema toda a água, coloque para secar e não guarde em local úmido, dentro de vasilhas com água e sabão. Já para higienizar duas vezes por semana, existem duas opções. Uma é com solução clorada: em um litro de água acrescente uma colher de sopa de água sanitária e deixe de molho por 15 minutos, enxague e deixe secar. A segunda é com água fervente: coloque a esponja para ferver em um litro de água por cinco minutos, espere esfriar, tire o excesso de água e guarde em local seco.

Tábua de corte

A tábua de madeira maciça desponta como uma das preferidas, mas é comum profissionais da vigilância sanitária não recomendarem esse tipo porque pode ser nocivo para saúde. Portanto, o recomendável é é lavar logo após o uso, manter limpa, seca e guardada longe dos insetos. Se aparecer sinal de desgaste, troque por uma nova, já que as tábuas de madeira e também de plástico grudam sujeira nas fissuras que se formam e aí pode haver proliferação de bactérias. A tábua de vidro lisa é a mais recomendada porque não cria fissura.

limpeza da cozinha
Portanto, o recomendável é é lavar logo após o uso, manter limpa, seca e guardada longe dos insetos (Foto: Shutterstock)

Para limpar, lave a tábua logo após o uso. Se usou para cortar carne, lave com água e sabão e só depois use para cortar vegetais. Não deixe a tábua suja com restos de alimentos por muito tempo. Lave com água e detergente. Esfregue bastante e, se for necessário, use uma escovinha específica para isso. Enxague em água corrente para retirar todo o sabão.

Uma vez por semana também é indicado higienizar com solução clorada. Depois de lavar com água e detergente, coloque o objeto de molho em uma bacia com dois litros de água e duas colheres de sopa de água sanitária. Apoie uma vasilha com água em cima da tábua para que ela fique imersa. Deixe agir por 15 minutos. Esfregue, enxague, seque e guarde.

Escorredor de prato

Seja de inox ou de plástico, deve ser lavado com frequência. Ele pode conter restos de alimentos e, por isso, pode se tornar foco de microorganismos. Lavar o item também pode ajudar a manter o brilho.

Para lavar, pode usar detergente neutro ou saponáceo cremoso. Utilize esponja macia e não palha de aço porque ele arranha o inox e o plástico.

Seque o inox para evitar manchas. É importante lavar uma vez por semana ou quando houver necessidade, caso esteja engordurado ou caia algo que suje o escorredor.

+ Veja 7 dicas simples para limpar os eletrodomésticos de inox

+ Para ter uma faxina completa, lembre-se de limpar o teto

+ Veja como tirar gordura do forno e fogão de maneira fácil

+ Como limpar a tela da televisão sem danificá-la

+ Saiba como economizar com o ar-condicionado

+ Os erros mais comuns cometidos com a esponja de lavar louça

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.