15/12/2014

Saiba quais são os principais erros na decoração da cozinha

Arquiteto lista as cinco piores gafes que podem ser cometidas no ambiente

Fonte: ZAP

Você acaba de comprar uma casa nova e vai decorá-la ou está pensando em mudar alguns itens na decoração? Então fique atento às dicas do arquiteto Augdan de Oliveira Leite para não errar nos principais cômodos da sua residência.

cozinha vintage 1
Veja dicas para não errar na decoração de sua cozinha (Foto: Reprodução – Houzz)

++ A cozinha pode ganhar acessórios práticos que deixarão o trabalho ainda mais prazeroso. Veja a seleção que o Arkpad reuniu

+ Confira 17 dicas para organizar e decorar sua cozinha

+ Veja 51 dicas imperdíveis para decorar sua casa com pouco dinheiro

Hoje, o ZAP inicia a série “Erros na decoração dos ambientes da casa” pela cozinha, que é, sem dúvida, o cantinho querido dos brasileiros. Veja a seguir o que precisa ser evitado nesse espaço:

1 – Paninhos de crochê e caminho de mesa só devem ser usados em alguma composição de casa de campo. No ambiente urbano nunca. Também não se deve usar capa de botijão, de galão de água ou de liquidificador;

2 – Piso branco também não deve ser usado porque aparece muito a sujeira;

Evite piso branco na cozinha (Fotos: Shutterstock)

3 – A composição de tapetes é um erro. Opte por uma passadeira bem legal e que seja rasteira para poder passar a vassoura;

4 – Faixa no azulejo com flores ou bules também devem ser evitados;

5 – Evite também vidros com desenhos nas cristaleiras.

 

 

+ Veja 16 dicas imperdíveis de decoração para este Natal

+ Saiba o que fazer para aproveitar uma varanda sem uso

+ Crie uma guirlanda de baixo custo com produtos reciclados 

+ Faça você mesmo um jogo americano para as festas de fim de ano

+ Veja ideias para usar o 13º e resolver pequenos pepinos da sua casa

 

 

 

 

 + Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

136 Comentários

  1. Bom dia, Gostei das dicas, apenas não concordo com a idéia da cor do piso.Na minha opinião tem que ser branco, o escuro para disfarçar ou esconder sujeira. Nunca cozinha tem que ser limpa e transparente. As dicas são boas apenas filtramos as que são que nos identificamos.

  2. Não precisa ser arquiteto ou design de interiores para saber que esses itens apontados na matéria são cafonerrimos e não se usam há muito tempo. Basta ter um pouco de bom gosto e discernimento para ver que não se encaixam mais nas cozinhas gourmet de hoje.

  3. nossa, cinco dicas? Que reportagem tão construtiva…….detalhe que as dicas são piores que a reportagem e postam a primeira foto como se houvesse algum erro na decoração da mesma…..volta pra faculdade!

  4. Preciso mudar minha cozinha, por isso gostaria de receber algumas dicas. Moro em apto.e a cozinha é pequena.

  5. Discordo de algumas colocaçoes, relacionada a paninhos crochê, etc podem e devem ser usados em ambientes urbanos, desde que proprietarios gostem de artesanato o que diz se é bom ou não é o que se gosta. Concordo qto a piso branco é lindo mas da um trabalhao pra manter. De novo vai da conveniencia e gosto de cada um, ditadura nao combina com arte.

  6. Ai ai nada haver. Cada um tem seu gosto . Tenho personalidade gosto d tudo isso na cozinha e muito mais e todo mundo acha lindo

  7. Essas dicas são genéricas demais. A decoração tem que ter sintonia com a personalidade do morador. Não é uma receita de bolo ou revista de adolescentes com certo e errado da moda.

  8. A cozinha é algo tão “meu”, que não aceito sugestões…Gostodoquegosto….e não entendo como erro o que me faz feliz. Abço

  9. não gostei dessa publicação… quem disse que o piso vai estar sujo para aparecer a sujeira??? também não concordo pois uso caminho de mesa e sabendo usar fica bem bonito… e como diz a cozinha da gente tem que ficar aconchegante para aqueles que vão estar sempre ali, e não seguir regras de uma pessoa que esta de fora…

  10. Casa tem que ter a nossa cara,ser agradável a nós e a nossa família! ADORO crochê…e artesanato,fotos de quem gosto…flores…almofadas,Luz…colorido! Se para ser moderna terei que abrir não do que gosto…to fora! Passo muito tempo da minha vida vendo coisas que me deixam triste. Minha casa quero alegre…aconchegante!

  11. Muito boa as dicas.mas comprei o apartamento e veio com porcelanato creme e é muito caro para ser trocados.

  12. As dicas são válidas. Mas são apenas dicas.devemos deixar nossos ambientes de acordo cm nosso gosto. A propósito. Adoro meus paninhos de croche e os colocos onde tenho vontade

  13. Algumas dicas são legais sim…mais nem tudo é para assimilarTem coisas e eu acho brega e alguns entendidos do assunto dizem que é tendência. Arrumação de casa é muito pessoal.

  14. Acho lindo um piso branco, sem contar o efeito que provoca numa cozinha pequena com luz natural indireta. A sujeira não existe numa cozinha limpa.É simples: sujou, limpou.

  15. Adorei às dicas, tbm concordo com vc!Idéias novas são sempre bem vindas. abraços!

  16. Cada um faz o que quer com a sua cozinha, é válido p quem gosta de seguir regras p se exibir aos outros,mas na minha cozinha se eu quiser colocar um pinguim em cima da geladeira e achar que ta na moda eu coloco. Pq certo e errado na sua casa é a pessoa que sabe.

  17. Gostei muito das cosifderações feita por vcs! Gostaria de receber mais.dicas sobfre decoração da casa. Obrigada!!!

  18. Obrigada pelas dicas.Sempre tenho muitas duvidas sobre decoraçã e sou muito critica. Se puder sempre enviar dicas como estas fico imensamente feliz… Amo decoração!

  19. As dicas foram boas, porém tem pessoas que gostam de decorar com capas estes utensilios.Quanto o piso branco, o incoviniente é só porque, qualquer sujeira aparece. Recebi o meu Ap. Com piso branco, pretendo mudá-lo em breve.

  20. Minha cozinha e linda, justo piso branco. Para enchergam a sujeira,piso escuro esconde o sujo, o resto é tudo branco com detalhes marinho , adoro…

  21. Não existe certo ou errado. Basta que tudo seja muito limpo e td se tornará chique. Limpeza neste local é fundamental.

  22. Gostaria saber o motivo de não se usar o crochê, principalmente no souplat. Adoro acho chique e tá na moda.

  23. Acredito que o maior erro que podemos cometer na decoração de nossa casa é seguirmos regras. Sempre digo aos meus leitores que nossa casa é lugar de ser feliz. Objetos que aquecem nossa alma , objetos de família são sempre muito bem- vindos. O que para uns pode parecer brega, para nós pode trazer lembranças maravilhosas.

  24. Não concordo que toalhinhas de croché sejam só para casa de campo. Bem usadas ficam brm em qualquer casa.

  25. Dicas sempre é bom , pega quem quer. Queria saber o que usar em uma mesa de vidro com seis cadeira, a mesa e de madeira e cadeiras com estofados.

  26. O que é bonito ou feio para uns, pode não ser para outros. Quem tem a sua cozinha, arruma do jeito que quer e pronto.

  27. Gostei e gostaria de receber dicas pára iluminar e criar espaço num ap., que eu não consigo arrumar.

  28. Acho que só é chique se for decorado com a cor e itens no qual o dono da casa se identifique. Ja a cor do piso da cozinha sou a fafor do branco ou cor clara, pois realmente não esconde suseira, cozinha é o principal lugar onde sujeira não pode ficar edcondida.

  29. Dicas ótimas, porém devemos preservar nossos gostos e a nossas necessidades. De qualquer forma é bom saber o que se está usando.

  30. Gosto muito de decoracao e gostaria de receber dicas, pois são muitos detalhes e sem conhecimento fica dificil acertar

  31. Amei as dicas. Gosto muito do retro. Gostaria dw saber mais. Como deve ser usado? E a te que ponto fica bonito. Obrigada.

  32. Concordo com a opinião de determinadas. É difícil regras taxativas, pois questão de gosto não se discute. O importante é o zelo pelo seu ambiente, principalmente quando você tiver que receber visitas, pois o que do contrário podem levar mal impressão quanto a hospitalidade e não quanto a decoração do seu ambiente quotidiano.

  33. Interessante as dicas. O ponto de vista de um profissional pode ser válido. Mas isso não quer dizer que devemos seguir à risca. Afinal, o que conta é o seu sentir bem. E opinião de profissionais se diferem. Se não o que seria do azul se todos gostassem do vermelho.

  34. Discordo completamente desse arquiteto decorador, quem é ele para saber o que é bonito ou feio. A casa tem que ter a cara do dono, ele não tem ideia de como é lindo e maravilhoso você entrar numa casa de roça e ver capa do botijão, a capa do liquidificador, e as folhas das plantas naturais limpas com café, e em casas com fogão à lenha burilando no cimento queimado. Pobre arquiteto que não enxerga o belo na simplicidade. Sou biólogo, e trabalho cômo designer de interiores em São Paulo. Sabe de nada inocente.

  35. Me delicio lendo comentários em que as pessoas defendem seus gostos e personalidades. Piso branco sim, toalhinhas de crochê sim…adoro! Cozinha é para aquecer, para compartilhar, cozinhar e acolher. Quem é que vai ditar as regras? Na minha opinião a cozinha da foto é linda, mas o azul logo logo vai cansar viu? Bjus

  36. Ultimamente tenho valorizado mais uma casa com bossa, com alma! Então se o croche da avó der vida a sua cozinha… Por que não usá-lá?!

  37. É sempre bom ouvir dicas de decoração,podemos peneirar absorver o que nos interessa e descartar o que não combina com a nossa personalidade.

  38. Interessante as dicas,sei que nao e regras,mas o croche esta em alta hoje,penso que o que voce quis dizer ė o exagero que måo pode,pq tem umas coisas que carrega muito na decoraçao.

  39. A minha cozinha ainda tem revestimento antigo e florido de tom creme o meu marido não quer retirar, preciso de ideias pra mudar

  40. O mais bacana de uma casa é refletir a personalidade do dono. Casa e para ter a cara da gente. O que seria dos móveis da vovó caso fossem sacrificados pela ditadura do modismo?

  41. Gostaria de dicas de decoração para quarto infantil meus filhos vão dividir o mesmo quarto um menino de 9 anos e uma menina de 2 anos. Agradeço desde já.

  42. Tb nao concordo com a matéria, a cozinha (assim como qualquer outro lugar da casa) tem q ter a cara e o gosto do dono. com certeza esses acessórios descritos pelo autor nao iriam combinar com as cozinhas das fotos, mas combinam com muitas outras casas (ou com a maioria) das casas brasileiras. Toalhas/caminhos de croche sao lindos, tapetes de cozinha tem sua função, assim como a rejeitada capa de galao de agua. Por ex., dps q adotei a capa de galao, minha agua mineral nunca mais ficou verde…

  43. Discordo da matéria! Primeiro porque a casa (inteira) deve ter sempre “a cara de quem vive nela” e não aquela que uma outra pessoa “dita”. Segundo porque acho que o desaconselhado piso branco é mais higiênico e “honesto” justamente por mostrar quando há sujeira, ao contrário de outros que a “camuflam”. Numa cozinha devem ser priorizados: higiene, segurança e aconchego para quem a utiliza.

  44. Olá, Acho um desrespeito com a cultura artesanal que ao contrário do que você diz deveria ser valorizada e não vetada! Ou quando pecas de família tem valor sentimental, devemos esconde-las por não condizer com o manual da decoração? Me parece muito frio e impessoal.

  45. Ele deveria mostrar a casa dele para todos apontarem os “”erros””. Em geral, casa de arquiteto é toda errada, começando pelo abuso de cacalhada meramente decorativas, sem funcionalidade, de gosto muito duvidoso do viés estético e artístico. Se for arquiteto e DECORADOR então, a desgraça está completa, entulham com “”peças”” ” sugeridas” de seus aderidos, artistas e donos de lojas de “decoração” em troca de comissões. Coisas que não colocariam nem nas casas deles, mas empurram para clientes, sobretudo se não tiverem personalidade para decorar a própria casa e/ou forem novos ricos querendo ostentação e fotos em revistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.