25/09/2014

Saiba quando é preciso trocar a decoração do quarto de seu filho

Adaptações do cômodo podem ser feitas a partir dos 2 anos de idade da criança

Fonte: ZAP

Pais de primeira viagem normalmente têm um desejo incontrolável de dar tudo do bom e do melhor para seu filho. Mas, quando se trata de decoração, fazer um quarto temático ou específico para bebê talvez não seja a melhor solução, pelo menos no longo prazo.

quarto de bebe cor neutra
Quarto do bebê deve ganhar novos ares assim que a criança completar 2 ou 3 anos (Foto: Shutterstock)

+ Veja dicas para decorar um quarto de bebês gêmeos

+ Conheça a decoração do quarto do príncipe George e outros 4 bebês famosos 

Com o passar do tempo, as necessidades de uma criança de dois anos já não são as mesmas de um bebê. “Eles crescem e o quarto tem de crescer junto com eles”, avalia a designer de interiores Cláudia Bergamasco.

A menos que você tenha muito dinheiro e um desejo imenso de mudar sempre o quarto do seu filho ou filha , o melhor é investir em uma decoração limpa, sem excessos e com base neutra. “Isso não significa um quarto sem graça. Pelo contrário. As cores entram de forma pontual em objetos e pequenos móveis, como almofadas, tapetes, roupa de cama, estantes e cadeiras”, explica a designer.

Ao investir numa decoração clean, os pais podem se preocupar, inicialmente, apenas com a troca do berço e de alguns objetos

Ela recomenda que se invista nas paredes, que podem ganhar pintura, papel ou as duas coisas. Dessa forma, apenas uma troca se fará inevitável ao longo do tempo: sai o bercinho e entra a cama.

Adaptações – Quando a criança tiver 2 ou 3 anos é interessante adaptar o quarto de bebê para que ela possa explorar mais o seu cantinho. Nessa etapa, a curiosidade do pequeno aumenta e é preciso deixar que ele tenha fácil acesso aos seus brinquedos, utilizando baús e caixas, por exemplo.

O berço pode ser substituído por um colchão no chão ou por uma cama baixinha para que a criança tenha mais independência para deitar ou levantar

A arquiteta Adriana Victorelli complementa que, nessa fase, a criança  já tem suas brincadeiras e personagens favoritos. Portanto, os pais podem apostar em uma decoração com cores mais fortes. Quanto aos móveis, é possível acrescentar uma bancada ou algum tipo de espaço para desenho.

Dos 10 aos 12 – Nesta fase, segundo Adriana, vale a pena ter uma decoração mais neutra em relação à infância, pois será mais duradoura. Uma escrivaninha para os estudos filho passa a ser um móvel mais que bem-vindo, além de uma cama maior para acompanhá-lo durante essa fase de crescimento.

Crianças em idade escolar podem ganhar um cantinho de estudo dentro do quarto

 

+ Que tal colocar um balanço para as crianças e adultos? Veja opções

+ Saiba qual é o cachorro de estimação ideal para cada imóvel

+ Monte uma festa de aniversário para seu filho com jornais, revistas e itens de papelaria

+ As 21 melhores dicas de decoração no estilo faça você mesmo

+ Conheça a decoração do quarto da filha de Mirella Santos e Ceará

 

 

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado?  CLIQUE AQUI e cadastre-se

4 Comentários

  1. Queria uma dica para decoração de quarto infantil onde menino e menina dormem juntos.Cores adequadas pois um quer rosa por causas da princesas e outro azul me ajude obrigado

  2. Boa tarde, preciso muito de uma dica de vocês. tenho um filho de 6 anos e três meses o quarto dele é pequeno 3.0 x 2.5 metros, todo decorado para menino. Mais, agora estou gravida de 4 meses ainda não sei o sexo do bebe, gostaria de dicas para organizar um quarto assim onde uma criança de 6 anos e três meses vai dividir seu espaço com um bebe.Por favor, me ajudem o que fazer???????

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.