Com este clima quente e seco, muita gente está correndo para as lojas em busca de equipamentos que possam amenizar as altas temperaturas. Mas na hora de comprar pode surgir a dúvida: o que é melhor, ventilador, circulador, umidificador ou climatizador?

Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Clique aqui e cadastre-se
Cada um deles está disponível no mercado em diversos modelos e todos têm vantagens e desvantagens. O que deve ser avaliado no momento da compra é qual deles se adéqua melhor ao ambiente em que será utilizado. Confira as principais diferenças entre esses aparelhos e escolha qual é o melhor para a sua família.
1) Ar-condicionado
O equipamento oferece conforto térmico ao controlar a temperatura ambiente. Quando usado para esfriar, retira o ar quente do local e o devolve refrigerado. O usuário escolhe a temperatura. Em média, os equipamentos à venda no mercado diminuem a temperatura em 16 graus. Os principais cuidados são evitar que seja atingido pela luz direta do sol e, depois de ligado, manter o ambiente resfriado fechando portas, janelas e cortinas.
Vantagens:
– Pode se adequar a qualquer condição climática;
– É o mais prático e eficaz no controle da temperatura ambiente.
Desvantagens:
– Exige instalação mais trabalhosa e, geralmente, com a presença de um técnico especializado;
– Não umedece o ar;
– Consome mais energia.
2) Ventilador

O aparelho produz vento pelas pás giratórias. De acordo com o modelo (portátil, de chão ou fixos ao teto), potência e velocidade, o vento é direcionado em diferentes pontos.
O ventilador consegue diminuir a temperatura ambiente perto de 3 graus. O portátil é bom para o uso individual. No entanto, existem modelos maiores, como os de parede, que conseguem refrescar o ambiente com mais eficiência. Já o ventilador de teto consegue refrescar um espaço de até 20m², com cinco pessoas, e pode-se escolher entre a função circulação/exaustão ou ventilação. Quanto mais pás, menos ruídos o aparelho irá emitir.
Vantagens
– Entre todas as opções de equipamentos para refrescar um ambiente, o ventilador é o mais barato;
– Os modelos portáteis são os mais indicados para o uso individual;
– Oferece uma grande variedade de modelos.
Desvantagens
– Como produz apenas vento, o ventilador não umedece o ar;
– Dependendo da velocidade, o vento direcionado ao usuário pode ser incômodo.
3) Circulador

O circulador, como o próprio nome diz, tem a função de promover a circulação o ar, distribuindo-o em várias direções, homogeneamente. Quem costuma se incomodar com o vento direto, por exemplo, especialmente na hora de dormir, talvez se adapte melhor aos circuladores de ar, que podem ser portáteis ou fixos. Embora os portáteis sejam menos eficientes para a circulação de um ambiente inteiro, são mais práticos e não exigem instalação.
Leia também:
Vantagens
– São mais silenciosos que os ventiladores;
– Como distribui o ar, não causa o incômodo do vento direcionado no usuário, por isso é ideal para crianças e idosos, que têm saúde mais frágil.
Desvantagens
– Circuladores portáteis são menos eficientes para a circulação de ar de grandes espaços e, por isso, têm menor capacidade de refrescar os ambientes.
4) Climatizador
O climatizador ameniza a temperatura por meio da circulação do ar e da evaporação da água, aumentando a umidade do ar e ajudando no controle de problemas respiratórios. Eles têm a capacidade de diminuir aproximadamente 5 graus no ambiente. Estes modelos necessitam de água para operar corretamente na função de umidificação, ou seja, a atenção deve ser redobrada para evitar danos ao equipamento. Alguns aparelhos também possuem a função de aquecer o ambiente, o que é muito bom durante o inverno.

Quando utilizada a função umidificação é importante que haja renovação periódica do ar no local onde estiver instalado, ou seja, porta ou janela aberta próxima à parte traseira do produto. Dessa forma você terá uma perfeita climatização de seu ambiente e estará garantindo o bom desempenho do produto.
Controle sempre o recipiente de água, pois o aparelho não pode estar ligado na função “umidificador” se o compartimento estiver vazio. Deixe a parte de trás do equipamento ao menos 15 cm distante da parede para facilitar a circulação de ar. Limpe o filtro quinzenalmente ou mensalmente, conforme e frequência de uso. Se for usado no inverno como aquecedor, deve ser limpo semanalmente, pois os fungos e bactérias se reproduzem mais facilmente.
Vantagens:
– Melhora a qualidade do ar em ambientes fechados como quartos, salas ou escritórios;
– Indicado para pessoas com problemas respiratórios, pois diminui o desconforto causado pelas mudanças climáticas;
– O climatizador de ar funciona melhor em espaços menores;
– Não é preciso isolar o cômodo em que está sendo usado;
– Consome até nove vezes menos energia do que um ar-condicionado;
– É ecologicamente correto, pois seu funcionamento não agride a camada de ozônio;
– Pode ser transportado para qualquer lugar, pois geralmente são leves e compactos;
– Custa bem menos que um ar-condicionado.
Desvantagens:
– Para garantir boas temperaturas em épocas mais frias, você precisa adquirir um climatizador com aquecimento, pois nem todos possuem essa função;
– Não é indicado para cidades com clima quente e úmido;
– Não resfria o ambiente, apenas ventila e umidifica;
– Não deve ser considerado um substituto do ar-condicionado, no caso de locais quentes demais.
5) Umidificador

Ideal para ambientes secos, onde a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 40%, tem a função de melhorar a qualidade do ar umidificando o ambiente e auxiliando no controle de problemas respiratórios. Não tem a função de climatizar ou amenizar a temperatura.
Os umidificadores apenas liberam vapor de água no ar ambiente. Existem vários modelos no mercado. Eles chegam a transferir 12 litros de água para o ar em 24 horas. O umidificador produz uma névoa fina e homogênea de vapor fria e inodora capaz de umidificar o ar em ambientes de até 12 metros quadrados sem alterar a temperatura do ambiente, como em salas, quartos e escritórios, o que proporciona sensação de bem estar.
Segundo o pediatra José Martins Filho, o uso do umidificador é bom quando existe secreção pulmonar em um doente, pois hidrata as secreções, favorecendo a expectoração. O aparelho pode ser colocado no quarto a 1,5 metro da criança, em lugar seguro.