26/02/2014

Saiba que equipamento usar com o clima quente e seco

Umidificador, climatizador, ar-condicionado ou circulador de ar: conheça as vantagens e desvantagens de cada um

Fonte: ZAP Imóveis

Com este clima quente e seco, muita gente está correndo para as lojas em busca de equipamentos que possam amenizar as altas temperaturas. Mas na hora de comprar pode surgir a dúvida: o que é melhor, ventilador, circulador, umidificador ou climatizador?

Ar condicionado retira o ar quente do local e o devolve refrigerado (Fotos: ThinkStock)

Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Clique aqui e cadastre-se

Cada um deles está disponível no mercado em diversos modelos e todos têm vantagens e desvantagens. O que deve ser avaliado no momento da compra é qual deles se adéqua melhor ao ambiente em que será utilizado. Confira as principais diferenças entre esses aparelhos e escolha qual é o melhor para a sua família.

1) Ar-condicionado

O equipamento oferece conforto térmico ao controlar a temperatura ambiente. Quando usado para esfriar, retira o ar quente do local e o devolve refrigerado. O usuário escolhe a temperatura. Em média, os equipamentos à venda no mercado diminuem a temperatura em 16 graus. Os principais cuidados são evitar que seja atingido pela luz direta do sol e, depois de ligado, manter o ambiente resfriado fechando portas, janelas e cortinas.

Vantagens:

– Pode se adequar a qualquer condição climática;

– É o mais prático e eficaz no controle da temperatura ambiente.

Desvantagens:

– Exige instalação mais trabalhosa e, geralmente, com a presença de um técnico especializado;

– Não umedece o ar;

– Consome mais energia.

2) Ventilador

Equipamento consegue diminuir a temperatura ambiente perto de 3 graus

O aparelho produz vento pelas pás giratórias. De acordo com o modelo (portátil, de chão ou fixos ao teto), potência e velocidade, o vento é direcionado em diferentes pontos.

O ventilador consegue diminuir a temperatura ambiente perto de 3 graus. O portátil é bom para o uso individual. No entanto, existem modelos maiores, como os de parede, que conseguem refrescar o ambiente com mais eficiência. Já o ventilador de teto consegue refrescar um espaço de até 20m², com cinco pessoas, e pode-se escolher entre a função circulação/exaustão ou ventilação. Quanto mais pás, menos ruídos o aparelho irá emitir.

Vantagens

– Entre todas as opções de equipamentos para refrescar um ambiente, o ventilador é o mais barato;

– Os modelos portáteis são os mais indicados para o uso individual;

– Oferece uma grande variedade de modelos.

Desvantagens

– Como produz apenas vento, o ventilador não umedece o ar;

– Dependendo da velocidade, o vento direcionado ao usuário pode ser incômodo.

3) Circulador

Como distribui o ar, o circulador não causa o incômodo do vento direcionado no usuário

O circulador, como o próprio nome diz, tem a função de promover a circulação o ar, distribuindo-o em várias direções, homogeneamente. Quem costuma se incomodar com o vento direto, por exemplo, especialmente na hora de dormir, talvez se adapte melhor aos circuladores de ar, que podem ser portáteis ou fixos. Embora os portáteis sejam menos eficientes para a circulação de um ambiente inteiro, são mais práticos e não exigem instalação.

Vantagens

– São mais silenciosos que os ventiladores;

– Como distribui o ar, não causa o incômodo do vento direcionado no usuário, por isso é ideal para crianças e idosos, que têm saúde mais frágil.

Desvantagens

– Circuladores portáteis são menos eficientes para a circulação de ar de grandes espaços e, por isso, têm menor capacidade de refrescar os ambientes.

4) Climatizador

O climatizador ameniza a temperatura por meio da circulação do ar e da evaporação da água, aumentando a umidade do ar e ajudando no controle de problemas respiratórios. Eles têm a capacidade de diminuir aproximadamente 5 graus no ambiente. Estes modelos necessitam de água para operar corretamente na função de umidificação, ou seja, a atenção deve ser redobrada para evitar danos ao equipamento. Alguns aparelhos também possuem a função de aquecer o ambiente, o que é muito bom durante o inverno.

Equipamento tem a capacidade de aumentar a umidade do ar, ajudando no controle de problemas respiratórios (Foto: Divulgação)

Quando utilizada a função umidificação é importante que haja renovação periódica do ar no local onde estiver instalado, ou seja, porta ou janela aberta próxima à parte traseira do produto. Dessa forma você terá uma perfeita climatização de seu ambiente e estará garantindo o bom desempenho do produto.

Controle sempre o recipiente de água, pois o aparelho não pode estar ligado na função “umidificador” se o compartimento estiver vazio. Deixe a parte de trás do equipamento ao menos 15 cm distante da parede para facilitar a circulação de ar. Limpe o filtro quinzenalmente ou mensalmente, conforme e frequência de uso. Se for usado no inverno como aquecedor, deve ser limpo semanalmente, pois os fungos e bactérias se reproduzem mais facilmente.

Vantagens:

– Melhora a qualidade do ar em ambientes fechados como quartos, salas ou escritórios;

– Indicado para pessoas com problemas respiratórios, pois diminui o desconforto causado pelas mudanças climáticas;

– O climatizador de ar funciona melhor em espaços menores;

– Não é preciso isolar o cômodo em que está sendo usado;

– Consome até nove vezes menos energia do que um ar-condicionado;

– É ecologicamente correto, pois seu funcionamento não agride a camada de ozônio;

– Pode ser transportado para qualquer lugar, pois geralmente são leves e compactos;

– Custa bem menos que um ar-condicionado.

Desvantagens:

– Para garantir boas temperaturas em épocas mais frias, você precisa adquirir um climatizador com aquecimento, pois nem todos possuem essa função;

– Não é indicado para cidades com clima quente e úmido;

– Não resfria o ambiente, apenas ventila e umidifica;

– Não deve ser considerado um substituto do ar-condicionado, no caso de locais quentes demais.

5) Umidificador

Equipamento libera vapor de água no ar ambiente (Foto: Divulgação)

Ideal para ambientes secos, onde a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 40%, tem a função de melhorar a qualidade do ar umidificando o ambiente e auxiliando no controle de problemas respiratórios. Não tem a função de climatizar ou amenizar a temperatura.

Os umidificadores apenas liberam vapor de água no ar ambiente. Existem vários modelos no mercado. Eles chegam a transferir 12 litros de água para o ar em 24 horas. O umidificador produz uma névoa fina e homogênea de vapor fria e inodora capaz de umidificar o ar em ambientes de até 12 metros quadrados sem alterar a temperatura do ambiente, como em salas, quartos e escritórios, o que proporciona sensação de bem estar.

Segundo o pediatra José Martins Filho, o uso do umidificador é bom quando existe secreção pulmonar em um doente, pois hidrata as secreções, favorecendo a expectoração. O aparelho pode ser colocado no quarto a 1,5 metro da criança, em lugar seguro.

5 Comentários

  1. Precisamos para a área da farmácia um aparelho que mantenha a temperatura em 17 graus Centígrados e a umidade em torno de 62%, a Vigilância Sanitária exige estes parâmetros, mas não especifica qual aparelho resolve este problema. Temos um Split e um Desumidificador mas este não aguenta ficar lidado 24 horas já queimou e não dá para comprar um novo a cada 90 dias. Caso saibam qual seria o ideal para esta finalidade para uma área de 20 metros quadrados, nos agradecemos.Rosa TolentinoFarmacêutica

  2. Matéria muito esclarecedora. Estava com dúvidas a respeito do climatizador e ventilador. Depois dessa matéria, sei qual atende a minha necessidade.

  3. Olá, Waldir! Essa é uma matéria informativa para te ajudar na hora de decidir qual equipamento usar com o clima quente e seco. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.