11/07/2016

Saiba tudo sobre o contrato de aluguel

Tire suas dúvidas sobre os modelos e veja o que colocar na descrição do documento

Fonte: ZAP em Casa

Ler contrato é uma tarefa que exige máxima atenção. São muitos detalhes, que muitas vezes passam despercebidos na hora de alugar um imóvel.

No contrato devem constar todos os mínimos detalhes para assegurar os direitos do proprietário e não gerar margem para qualquer tipo de interpretação errada. Nele, devem estar a descrição do imóvel e os dados do locatário e do fiador, se esta for a opção de garantia.

+ Vale a pena alugar o imóvel pela imobiliária? Veja dicas

+ Veja quais são os documentos necessários para alugar um imóvel

Na questão financeira, também devem constar o valor do aluguel, a data de vencimento e o valor da multa a ser cobrada em caso de atraso no pagamento. A forma de reajuste também deve estar clara. A duração do contrato é cláusula importante. O prazo varia de acordo com o que for estabelecido entre as duas partes. Pela lei, depois do fim do prazo, o contrato vale por tempo indeterminado.

contrato de aluguel
É preciso ter muita atenção na hora de fazer um contrato (Foto: Shutterstock)

Outros tipos

Além do contrato tradicional, existem outros dois tipos de contrato: aquele que vai assegurar o aluguel por temporada e outro usado para alugar um quarto em um imóvel ou em uma república. O primeiro é destinado para uma residência rápida e o prazo não pode ultrapassar 90 dias. Outra diferença é que, neste caso, o aluguel pode ser cobrado com antecedência.

É importante que o proprietário fique atento aos prazos, já que, caso o locatário fique mais tempo do que o determinado no contrato por temporada, ele passa a ter direitos relativos a uma locação tradicional.

“Mesmo que seja um contrato que vai durar pouco tempo, é importante fazer para que as duas partes estejam resguardadas. Para o proprietário, é fundamental verificar se o inquilino terá condições de pagar o aluguel e ainda deixar claro o número de pessoas que poderá ocupar o imóvel. No caso do inquilino, ele deve se certificar que o imóvel que ele encontrou na internet, por exemplo, realmente existe”, explica a advogada Daniele Akamine, diretora da Akamines Negócios Imobiliários.

No segundo caso, para alugar apenas um cômodo de um imóvel, é preciso também muita atenção para evitar problemas. Neste caso, Daniele afirma que o contrato vai depender do tipo de locação. “Se houver prestação de serviço, como limpeza e café da manhã, não é locação. Mas se não houver prestação de serviço, o contrato é para locação. É bom deixar tudo claro para, caso haja problemas futuros, resolver na seara correta, já que no caso da prestação de serviço, é baseado no Código Civil”, explica a advogada.

Daniele ainda reforça sobre a importância de ter referências da pessoa que vai dividir a casa e definir as regras de convivência. “É preciso deixar claro o quarto que será alugado, onde o inquilino poderá transitar, horários para cozinhar e lavar roupa, se pode fumar, beber e levar visita, entre outras coisas. O que está acordado não sai caro”, completa.

quarto
Fique atento ao tipo de aluguel que você vai fazer (Foto: Shutterstock)

Reajuste

A forma de reajuste do aluguel deve constar no contrato. Geralmente, o reajuste é feito anualmente e baseado pelo Índice Geral de Preços ao Mercado (IGP-M) da Fundação Getúlio Vargas. Porém, ainda assim, é preciso estar atento aos valores que estão sendo praticados no mercado para cobrar o que realmente o imóvel está valendo, mesmo que seja necessário negociar. Mais vale um bom inquilino do que arcar com as despesas de um imóvel fechado por tempo indeterminado.

“Existem dois tipos de reajuste. O primeiro é através do índice ao qual ele se baseia, que normalmente é o IGP-M. O outro é voluntário, quando o contrato chega ao fim”, explica Rodrigo Karpat, advogado imobiliário e consultor em condomínios. Ele ainda reforça que a pesquisa de mercado deve começar entre 60 e 90 dias antes do fim do contrato. “O melhor é antecipar a pesquisa e já saber o quanto o imóvel vale para conversar com o inquilino desde antes”, reforça.

Taxas

É comum haver um acordo entre as duas partes, descrita no contrato, quanto ao pagamento das taxas ordinárias. Na hora de alugar, é preciso definir se o valor do condomínio, IPTU e taxa de Bombeiros estará incluso no valor do aluguel ou se será pago por fora. Muitos proprietários escolhem a primeira opção para ter a garantia que as taxas estão sendo pagas e evitar a inadimplência. Também deve ficar claro quem deve pagar taxas extras, caso elas passem a existir. Se a responsabilidade for do inquilino, o proprietário deve ter atenção redobrada.

“É preciso muito cuidado na verificação do pagamento não apenas do valor do aluguel. É fundamental verificar se as taxas de condomínio, Bombeiros e IPTU também estão sendo quitadas de forma correta”, alerta Elísio Cruz Júnior, presidente do Secovi-PE.

pagamento
Fique atento às taxas ordinárias de aluguel (Foto: Shutterstock)

Estrutura

Existem diferenças nas regras entre consertos e reformas no imóvel. Afinal de contas, quem deve bancar os custos? No caso dos consertos, se for algum problema causado por conta da deterioração do imóvel ou pelo fim da vida útil do material, as despesas ficam a cargo do proprietário. Mas se os danos foram causados pelo inquilino, ele deve arcar os custos do conserto. No caso de reforma, o proprietário não é obrigado a pagar. Mas pode haver um acordo entre as duas partes para que as benfeitorias sejam descontadas do valor do aluguel. E atenção: toda reforma deve ser autorizada pelo dono do imóvel e devem estar anexadas no contrato.

Pagamentos

No contrato, deve constar o vencimento do aluguel e o inquilino deve ficar atento às datas dos pagamentos, afinal de contas, o atraso vai gerar uma multa e mais despesas. Atenção também à quitação das taxas de condomínio, Bombeiros e IPTU, caso estejam a cargo de quem está alugando o imóvel. A inadimplência pode resultar em uma ação de despejo. Ainda fica a cargo do inquilino o pagamento de contas como energia, água e gás.

Saída

O contrato também vai estabelecer o prazo do aluguel. Ao término, o proprietário pode solicitar o imóvel ou pode haver renovação do contrato. Em caso de saída, o inquilino deve pedir o comprovante de quitação e entrega das chaves. Caso o inquilino decida sair do imóvel antes do fim do contrato, existem algumas regras a serem cumpridas.

aluguel
O aluguel pode ser renovado ou o proprietário pode pedir a devolução do imóvel (Foto: Shutterstock)

Rescisão

Pela lei de locação, o locador não pode solicitar o imóvel de volta durante a vigência contratual. Porém, como em toda regra, existem excessões. Uma delas é em caso do inquilino descumprir regras contratuais estabelecidas e, neste caso, o prazo para desocupar o imóvel é de, no mínimo, 30 dias.

Porém, se o locatário decidir devolver o imóvel antes do fim do contrato, isso será possível mediante o pagamento de multa. É importante ressaltar que a multa deve ser proporcional ao período remanescente e deve constar no contrato. Porém, essa multa não será exigida se a rescisão for solicitada porque o inquilino foi transferido pelo seu empregador para prestar serviço em outra localidade. Ainda assim, o proprietário ou imobiliária deve ser notificado com 30 dias de antecedência.

Se o contrato for por tempo indeterminado, ele poderá ser rescindido a qualquer momento, também com a notificação prévia por escrito em um prazo de 30 dias. Essa regra também vale para renovações automáticas de contratos com prazo igual ou superior a 30 meses de vigência.

Obrigações

O inquilino tem obrigação de usar o imóvel de acordo com o que ficou acordado. Se no contrato diz que o uso é para fins residenciais, ele não poderá usar o apartamento ou casa para comércio. O inquilino não pode fazer qualquer tipo de modificação sem autorização prévia e escrita do proprietário. Também é obrigatório, quando o contrato chegar ao fim, devolver o imóvel no estado que recebeu.

Anúncio: Conheça o SulAmérica Garantia de Aluguel

+ Veja as diferenças entre fiador, seguro-fiança e garantia de aluguel

+ Saiba como funciona o título de capitalização

+ Tudo o que você precisa saber sobre locador e locatário

+ Veja quais são as dúvidas mais frequentes de quem vai alugar imóvel

 

92 Comentários

  1. Olá, poderia me esclarecer uma dúvida? Fiz a negociação do aluguel em x valor, no contrato foi colocado os valores em forma de pacote (aluguel + condomínio). Dois anos depois da locação, o proprietário disse que não estou pagando a agua, sendo que a mesma esta incluída no valor do condomínio. Como meu contrato foi feito em forma de “pacote”, eles alegam que não pago o condomínio em seu teor e que por isso, devo pagar a agua a parte. O que eu devo fazer? Obrigada.

  2. Olá, Pamela. Como está? Sugerimos que você consulte um profissional que possa avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! Abraços.

  3. Olá, Claudinor! Como está? Sugerimos que você procure um profissional que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! 🙂

  4. gostaria que me fosse respondido o seguinte:quando assinei o contrato de aluguel,a imobiliaria cometeu um equivoco quanto à data de encerramento do contrato;porém,o periodo foi cooretamente mencionado.Pergunto: o que deve prevalecer: a data de encerramento do contrato(errada) ou o tempo de duraçao do contrato?

  5. Olá, Adilson. Como está? Sugerimos que você procure um profissional que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! =)

  6. Boa Noite… Gostaria de saber qual o contrato mínimo para alugar um apartamento em São Paulo pelo Zap Imóveis, ex( 6,12 meses 1 ano, 2 anos) gostaria de saber o mínimo de tempo q pode alugar um ape.

  7. Olá, Weles! Como está? O ZAP atua como disponibilizador de anúncios advindos de diversos anunciantes e, portanto, não atua como intermediário ou participante entre o usuário e o anunciante. Para adquirir mais informações sobre a negociação, o contato deve ser realizado diretamente com o anunciante, por telefone ou mensagem. Esses meios de contato ficam disponíveis à direita da página, na área “Contatar o Anunciante”. Qualquer dúvida, estamos por aqui. 😉

  8. Pode me tirar uma dúvida? Eu paguei mais da metade do aluguel, e atrasei sim e deixei pra pagar o resto dia tal, masbo proprietario pediu o apt e n quer mais o resto. Porém nós temos um contrato de um ano. Ele pode pedi assim o aluguel?

  9. Boa tarde ,
    Aluguei um apartamento toma maquiado, com o decorrer do tempo tive vários problemas, alguns relatei a imobiliaria e outros não.
    Agora ao final do contrato estão querendo cobrar coisas que já estavam com problemas, inclusive tenho pessoas que foram tentar consertar e não conseguiram para comprovar.
    E outros já estavam desgastados, inclusive com cupim.
    No contrato não consta, o nome da imobiliária, isso é correto?
    Por favor me ajudem, como devo proceder ?
    Obrigada

  10. Oi meu aluguel foi pago no dia cinco do início do mes de junho o contrato vence no dia 17de julho mais já sai do lugar só falta pintar no caso tenho que pagar um aluguel novamente???

  11. Olá, Fátima! Como está? Sugerimos que procure um profissional que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! 🙂

  12. Olá, Rosenildo! Tudo bom? O mais comum é a imobiliária ou proprietário preparem o documento. Mas sugerimos que você procure um profissional que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! 🙂

  13. Olá estou querendo alugar meu imóvel , queria saber como faço para fazer um contrato seguro onde não corro o risco de perder o imóvel pois não tenho escritura

  14. Olá, Jéssica! Tudo bom? Além das dicas da matéria, sugerimos que você procure um profissional que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Abraços. 🙂

  15. Oi,
    poderia me esclarecer uma duvida, estou um conjunto de Kitnet e pago um valor XX e meu contrato está vencendo, mais eu vi no site da imobiliária que este mesmo conjunto de Kitnet está com um valor bem a baixo do meu contrato, o que posso fazer para renovar este contrato sem sair da casa, e pega este valor mais baixo que está no site da imobiliária?

  16. Olá, Heliel! Como está? Sugerimos que você consulte e negocie com a imobiliária e, se necessário, procure um profissional que possa avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! 🙂

  17. Olá, bom dia!
    Tenho uma dúvida…
    Eu aluguei um imóvel, contato anual, tudo conforme a lei. A nova moradora assim que entrou solicitou algumas mudanças, fizemos (descontando no aluguel), porém descobrimos um vazamento em uma parte do imóvel, e solicitei um pedreiro pra fazer o tal conserto. Mas a inquilino esta implicando diariamente por conta da reforma. E sinceramente, já estou de saco cheio disso.. Pois se é para o bem de todos, temos que consertar.
    Eu posso pedir que ela saia do imóvel , sem que eu tenha que pagar nenhuma multa pra ela? Mas se ela decidir sair, ela tem que me pagar ,NE isso?

  18. Boa noite,
    Eu comprei um imóvel, que era alugado para certos proprietários, depois destes proprietários desocuparem o imóvel, fechei contrato com o dono do imóvel, hoje descobri que a casa possui uma dívida na CAESB( companhia de água), quero saber se esta divida é minha ou dos antigos inquilinos?

  19. Olá, Francisco! Como está? Sugerimos que você consulte a própria CAESB e, se necessário, procure um profissional que possa avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui!

  20. Oi tudo bem?
    Vou sair do imóvel que aluguei dei os 30 dias como esta no contrato.so que a dona da casa disse que vai me levar pra justiça pois quebrei o contrato.e no contrato ela pos a multa da quebra de contrato no valor de 350,00 no caso essa eu nao pago pois dei os 30.
    E agora quer que eu pague 10% sobre cada promissória restante no caso seria 6.
    Eu nao assinei promissória alguma.pois ela me da como recibo.
    Eu tenho que pagar essa multa das promissória?
    Obrigada
    Se quizer pode responder pelo meu email.

  21. Oi boa noite! Vou assinar um contrato de aluguel no valor de 550,00 mais o valor do aluguel a 500,00 a Proprietária falou que ia bota uma observação pode isso?

  22. Olá, Uinne! Tudo bom? Sugerimos que você procure um profissional que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! 🙂

  23. Olá meu nome é Juliano ,aluguei um imóvel soltando as cerâmicas do piso já é tem 6 messes que estou morando é só está piorando ,falei com o proprietária e ela falou q a responsabilidade é do inquilino, e também o imóvel tá com muitos débitos anterior de condomínio e com a caixa econômica , oque devo fazer ? Abro um processo no PROCON ou na pequenas causas ?

  24. ola! boa tarde. tenho o seguinte caso: moro em uma quitinete com mais 2 amigos,sendo que nao sou eu o titular do direito, o contrato é de 1 ano e to querendo sair antes desse contrato terminar. gostaria de saber o que acontecera nesse caso, se eu sou penalizado por isso.
    desde ja obrigado.

  25. Boa tarde estou alugando minha casa para uma senhora aposentada e com câncer como deve ser o contrato que eu não saía no prejuízo caso aconteça algo com a ela?

  26. Olá boa noite. Eu gostaria de tirar uma duvida, fiz um contrato de dois anos no valor x porém aconteceu uma discussão entre eu e a minha mulher e o dono da casa ficou sabendo da discussão que aconteceu na casa e a minha mulher saia batendo a porta da casa com ignorância. Os vizinhos contaram ao dono da casa e ele está pedindo a casa de volta porém a casa está no mesmo estado que o dono mim entregou não foi quebrado nada. Nesse caso eu recebo a multa que está escrita no contrato ou entrego a casa a o dono sem receber a multa? Lembrando que a dona da casa falou que não era pra eu pagar energia só era pra eu pagar água mais isso não está no contrato.

  27. Oi,bom dia! Aluguel uma casa para 6 meses,estamos no primeiro mês ainda,fizemos contrato!
    Descobrimos hoje que o locador,vendeu a casa. Quais meus direitos,no contrato está que nos os locatários não podemos relocar a casa para terceiros,mais o locador pode fazer um contrato de relocação para o novo dono para nós? Quais meus direitos?
    Se ele pedir para eu sair,posso exigir que me pague os 6 meses de aluguel por quebra de contrato ?

  28. Oi Boa tarde do Alison aqui aluguei uma chácara 12 meses de janeiro a dezembro paguei adiantado quando eu sair agora em dezembro vou sair 2 dias antes de vercer tenho que paga o mês de dezembro ou não

  29. BOA NOITE.
    MEUS VIZINHOS ESTAO MORANDO EM UM APARTAMENTO HA AULGUM TEMPO..POREM OS DOIS FILHOS DELA PERDERAM O EMPREGO…COM ISSO VEIO A ATRASAR OS PAGAMENTO.
    AGORA A DONA DO APARTAMENTO ESTA VOLTANDO DO BRASIL E QUER Q DESOCUPEM..POREM..DERAM ATE DIA 30-11 PARA ELES MUDAREM..POIS A DONA CHEGA NO DIA 01-12.
    CONTUDO ISSO ESTAO COM 6 MESES DE CONDOMINIO …O ALUGUEL DO MES DE OUTUBRO E O DE NOVEMBRO QUE TEM Q SER PAGO ATE DIA 30-11(DEVIDO TER Q SAIR)..ELES ESTAO SEM SABER OQ UE FAZER ESEM PRA ONDE CORRER…GOSTARA DE SABER SE TEM ALGUM ACORDO PRA ISSO..TIPO…PRIMEIRO PASSO SERIA DESOCUPAR POIS ESTAO SO AUMENTANDO AS DESPESAS…TEM UM ACORDO P ISSO(CLARO QUE PAGAMENTO)

  30. Fiz um contrato de locação direto com o proprietário agora ele colocou pela imobiliária sem me comunicar
    e a imobiliária pediu pra mim ir ate lá pra fazer um novo contrato isso é quebra de contrato da parte do locador

  31. Bom dia,

    Minha dúvida é a seguinte… Moro em um bloco de apartamento/kitnet em que todos os apts são do mesmo tamanho e mesmas condições de água, energia e estacionamento, fui notificada do aumento que tera esse ano, e em contato com alguns vizinho, fiquei sabendo que pago R$ 200,00 a mais de aluguel, essas pessoas que pagam menos, são tantos os moradores que estão a mais tempo que eu, quanto os que se mudaram depois que eu.
    Neste caso, os preços não teriam que ser tabelados?

  32. Estou com uma dúvida sobre a recisão do contrato, entreguei o imóvel no começo de agosto, porém na vistoria a imobiliária me informou que eu deveria fazer uma reforma imensa na casa, pintura, espelhos de parede, troca de piso, parte elétrica, e me passaram um orçamento de 20 mil reais, porém todos esses defeitos do imóvel ja estavam registrados na minha vistoria de entrada, documento que pelo jeito eles não se deram o trabalho de ler, pois é outra equipe que esta me atendendo na recisão, fiz um relatório ponto a ponto comparando as vistorias de entrada e saida comprovando que não era minha responsabilidade fazer essas reformas, o fato é que ele entenderam e concordaram, tive apenas que pegar as chaves novamente para fazer uma limpeza no imóvel e retirar uma churrasquei que eu havia deixado la, porém agora querem q eu pague o mes todo de aluguel ( mais de um mês aliás ) que não fiquei em posse das chaves do imóvel, tempo esse que levou para se fazer um orçamento de uma obra que não era minha responsabilidade, sou obrigado apagar o valor do aluiguel referente a esses dias que não fiquei com a chave do imóvel?

  33. Olá, Poliana! Como está? Conforme o texto comenta, existem diferenças nas regras entre consertos e reformas no imóvel. Afinal de contas, quem deve bancar os custos? No caso dos consertos, se for algum problema causado por conta da deterioração do imóvel ou pelo fim da vida útil do material, as despesas ficam a cargo do proprietário. Mas se os danos foram causados pelo inquilino, ele deve arcar os custos do conserto. No caso de reforma, o proprietário não é obrigado a pagar. Também sugerimos que você procure um profissional que consiga avaliar sua situação com a atenção devida.

  34. Olá, Jéssica! Como está? Sugerimos que você consulte a administração e o regulamento do seu condomínio e, se necessário, procure um profissional que possa avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! 🙂

  35. Olá, gostaria de saber quanto é o valor pago no cartório para registrar o contrato de locação residencial?

  36. Olá, Aline! Como está? Sugerimos que entre em contato com um cartório próximo de você, pois o preço dos serviços podem variar de acordo da região. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! 🙂

  37. Olá, eu trabalho em uma galeria onde o proprietário cobra dois alugueis no fim do ano, como se fosse um décimo terceiro, é permitido por lei fazer isso ? Mesmo em um contrato?

  38. Olá, Gustavo! Como está? Sugerimos que você consulte a administradora e, se necessário, procure um profissional que possa avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! 🙂

  39. Olá, Paula! Normalmente existe um selo do cartório informando isso. Na dúvida, ligue ou vá ao cartório com o documento em mão e, caso necessário, procure um profissional que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! 🙂

  40. Olá, Lopes! Como está? Sugerimos que você procure um profissional que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! 🙂

  41. Olá gostaria que me fosse esclarecido um dúvida , faltando um mês para encerrar o contrato de aluguel de um ponto comercial , saí do imóvel ,pois tive o imóvel arrombado por 2 vezes ,tendo um prejuízo de um valor 8 vezes maior que o aluguel,já tinha dito ao proprietário do imóvel que iria sair por tais motivos ,mas mesmo assim o mesmo está me cobrando ,então já que o prédio não oferece segurança ,e tive prejuízo como é que fica????

  42. Olá, boa tarde. Aluguei de boca uma casa, contudo, por falta de experiência, acabei alugando uma bomba. Ao mostrar o imóvel, o proprietário informou que poderia colocar ar condicionado, ventilador de teto, apesar do teto ser em pvc, e que a moradora anteriormente tinha, entre outros. Após pegar as chaves, efetuarmos as obras, como pintura, etc, descobrimos que a casa possui apenas 2 disjuntores, impossibilitando que seja ligado um ar condicionado, que o relógio esta com um fusível queimado, tendo a possibilidade, também, de pegar fogo , que não há a possibilidade de se colocar ventilador de teto, entre outros problemas como vazamento de água pelas paredes quando chove, descarga com vazamento, privada danificada, cano do chuveiro entupido, vizinhos barulhentos, entre outros por menores que impossibilitam uma moradia saudável. Mesmo com os problemas citados, que não seriam resolvidos pelo proprietário, que deixou claro desde o início que sequer abateria do aluguel, persistimos por ficar a 3 minutos do trabalho. Consertamos todos estes problemas, mas o pesadelo mal havia começado.Ocorre que, ao efetuar o acordo de boca, também fomos informados que a água seria dividida corretamente entre os moradores, contudo, a água tem sido cobrada com valores absurdos, não é mostrada a conta, além de possuir um lava jato na frente, o que nos deixa com total desconfiança. Ao solicitar o recibo de pagamento da água , o proprietário foi agressivo, sendo necessário que sua irmão o segurasse para evitar uma possível agressão, além de ameaças de não querer mais o aluguel após efetuarmos toda a pintura. Após vivermos este inferno por 3 meses, o mesmo entregou finalmente o contrato para reconhecer firma. Caso não queira assinar o contrato, o valor do caução poderá ser devolvido? Caso o mesmo se recuse a devolver, poderei reaver o mesmo na justiça?

  43. Olá, Fernanda! Como está? Separamos uma matérias sobre deveres e direitos de ambas as partes: http://bit.ly/LocadorLocatario. Também sugerimos que você procure um profissional que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui!

  44. Boa noite, quebrei o contrato com a minha imobiliaria e paguei a multa, porem isso foi antes de pintar a casa e a mesma tem infiltrações que ja haviam sido comunicadas e não resolvidas, agora pintei a casa e a tinta não para na parte de dentro devido a infiltração, mas eles continuam me cobrando para pintar de novo e de novo.
    O que eu devo fazer?

  45. Boa tarde !
    No dia 12/10/2012 aluguei um imovel ,junto com uma tia do meu ex marido,eu fiquei na casa por volta de uns tres anos quando eu sai do imovel ela permaneceu morando la ja se passaram 3 anos e nao retiram meu nome do imovel ainda fui atras para verificar oq fazer a imobiliaria me disse que é de responsabilidade minha ela ter ficado na casa e para fazer a recisão do contrato ela tem que entregar o imovel ou apresentar uma nova documentação , mas ela não vai fazer nehuma coisa e nem outra gostaria de saber o que fazer para eu resolver e tirar meu nome desse imovel?

  46. Olá, Roselaine! Como está? Sugerimos que você procure um profissional que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! 🙂

  47. Bom dia ! Estou saindo de uma casa onde infelizmente fomos obrigados a aceitar pois temos um comércio (somos MEI) e era a única casa em local bom para ponto comercial. Ficamos uns 5 anos com goteiras no banheiro. Até que o locador resolver telhar a casa. Mas fora isso a casa estava em péssimo estado de moradia e arrumamos a casa pois somos muito caprichosos.
    Agora conseguimos uma casa bem melhor em frente e a única coisa que precisamos tirar da casa pois precisamos para cobrir nossos vidros, pois temos uma vidraçaria, são as telhas que colocamos na garagem para proteger o local onde funciona a loja. E o locador nunca abateu em nada no aluguel. Ele quando ficava sabendo das melhorias aumentava nosso aluguel sem utilizar o índice do governo pois sempre respondeu que quem manda na casa dele é ele e não o governo e agora está reclamando de nós tirarmos as telhas.
    Existe alguma cláusula que nos protege em relação a isso. Pois vivemos escravizados durante 13 anos devido ao olho grande do locador, pois até uma foto de festa no Facebook era motivo pra eles acharem que estávamos com dinheiro sobrando e então se achava no direito de aumentar o aluguel ao seu bel prazer sabendo da nossa necessidade.
    A única coisa que precisamos são as telhas pois também já estamos gastando muito na outra casa por conta de fazer telhado pra loja na frente.
    Desde já agradeço a atenção de vocês.

  48. Olá, Selma! Como está? Sugerimos que você procure um profissional que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! 🙂

  49. OLA MEU FIADOR NAO, VAI MAIS AVALIAR A CASA, COMO FAÇO PARA CONTINUAR SEM OUTRO, OU QUANTO TEMPO TENHO PRA SAIR ?
    OBRIGADO.

  50. Olá, Jonathan! Como está? Separamos uma matéria que pode ajudá-lo: http://bit.ly/SeguroFiancaouFiador. Também sugerimos que entre em contato com a administradora e/ou proprietário do imóvel e, caso necessário, procure um profissional que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! 🙂

  51. Bom dia, vou querer alugar um apt que tem ar condicionado na sala. Como eu deveria colocar no contrato que eu não quero ter a responsabilidade da manutenção (quero que o proprietário paga os custos da manutenção ) nem para uma eventual quebra do ar condicionado. Não sei a idade do ar condicionado mas deve ter já 5 anos ou mais. Como eu posso me proteger para não ter prejuízo quando quebrar ? A mesma coisa e para um fogão e uma máquina de lavar roupa que o proprietário vai deixar dentro do apt para uso.
    Agradeço a sua resposta com talvez um clausulado que eu posso incluir no texto do contrato.
    Abraço , Manuel

  52. Boa tarte! Então eu aluguel uma casa no periodo de 1 ano juntamente com um amigo e eu assinei e reconheci firma tudo direitinho e meu amigo não assinou o contrato ainda pois o mesmo desistiu ele dividiu o aluguel durante 2 meses e é como ele não assinou o contrato quero saber como devo agir em relação ao contrato pois isso me causo danos será que poderia me ajudar

  53. ola,gostaria de tirar uma duvida? quando o inquilino precisa de uma testemunha e a testemunha precisa passar seu CPF e RG e comprovante de residência e reconhecer em cartório, a testemunha vai se responsabilizar em algo sobre o aluguel da casa?

  54. Bom dia!
    Eu aluguei um imóvel há dez anos, agora resolvi sair para uma casa maior. Ocorre que na época em que aluguei o imóvel eu não me atentei muito ao contrato, mas tudo foi feito direitinho. Eu paguei três meses do valor do aluguel como caução, que na epoca era R$ 320,00. Acontece que a imobiliária não que me devolver esses valores. Ela disse que não consta no contrato essa garantia, mas eu paguei. E agora como faço para tyer esse dinheiro de volta. Eu pedi uma segunda via do contrat e realmente não está escrito essa exigência de tres meses de aluguel, mas eu paguei. Vocês poderiam me ajudar?

  55. Olá, Eleticia! Como está? Sugerimos que você procure um profissional que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! 🙂

  56. Olá, Juliana! Como está? Normalmente, a testemunha não tem obrigação contratual, mas sSugerimos que você procure um profissional que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! 🙂

  57. Estou a alugar um ponto comercial, mas irei personalizar o ambiente para que fique com a “cara” da minha loja e para isso precisarei de um, ou dois meses antes de efetivamente começar a usufruir do espaço para fins comercial, eu tenho que pagar o aluguel desses meses?

  58. Olá, aluguei o meu apartamento e o contrato vence daqui 30 dias. Eu quero encerrar o contrato, tenho que esperar ele vencer para comunicar e dar o prazo de 30 ou 60 dias para eles saírem ou posso informar agora e deixar que eles fiquem por mais 60 dias a partir do meu comunicado, ou até encontrarem outro?

  59. Olá, Any! O normal é que pague o aluguel durante a reforma. Mas já conversou com o proprietário ou imobiliária sobre isto? Quem sabe podem chegar a um acordo. Abraços.

  60. Boa tarde gostaria de saber se posso alugar uma casa em outro estado e o que preciso para fazer isso sem ir até o local

  61. Olá, Michelle! Tudo bom? Não há nenhum impedimento, mas sugerimos que você procure um profissional que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Abraços.

  62. Boa tarde.

    Meu contrato de locação termina em dezembro deste ano mas tenho interesse em permanecer. Segundo a lei, não preciso fazer novo contrato, correto?

  63. Boa noite, eu divido apartamento com outra pessoa, só que por conflitos internos não conseguimos mais manter uma convivência. O contrato de aluguel está no nome dessa outra pessoa, porém os 3 meses de calção foram pagos por mim. Se eu sair do apartamento, tenho o direito de pedir o valor que eu apliquei no calção ou ela quem tem direito de não devolver?

  64. Olá, Valéria! Como está? Sugerimos que conversa com a imobiliária e/ou proprietário. Caso necessário, procure um profissional que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.