10/09/2014

Saiba usar as luminárias pendentes na sala de jantar

Altura inadequada pode prejudicar a decoração e causar incômodos aos moradores

Fonte: ZAP

As luminárias pendentes caíram no gosto das pessoas e se tornaram boas apostas na decoração. Porém, o uso inadequado ou excessivo dessas peças pode deixar o ambiente sobrecarregado e iluminado além do necessário.

Na sala de jantar é recomendável que a distância entre o tampo e a luminária seja de 70 centímetros a 1 metro (Foto: Letícia Ximenes Arquitetura)

+ Escolha a bancada ideal para a sua cozinha

+ Saiba qual é a maneira correta de expor quadros e obras de arte em casa

De acordo com a arquiteta Letícia Ximenes, o pendente deve combinar com os móveis, estofados e acessórios do cômodo, ou seja, o estilo da decoração – do clássico ao moderno – deve ser levado em conta na hora de escolher o modelo a ser instalado no teto.

Para medir a altura apropriada para pendurar o lustre é preciso ter em mente o local que vai receber a luz. “Por exemplo, para instalar acima da mesa de jantar é recomendável que a distância entre o tampo e a luminária seja de 70 centímetros a 1 metro, para não criar um desconforto visual às pessoas sentadas”, orienta Letícia. “Evite também o uso de lâmpadas que emitem calor, como as halógenas”, recomenda a especialista.

Luminária deve combinar com o estilo de decoração da sala (Foto: Letícia Ximenes Arquitetura)

Para os arquitetos André Bove e Felipe Raduan, da Raduan Arquitetura, a escolha da lâmpada ideal ajuda a deixar o efeito da luminária pendente mais bonito e adequado. Eles recomendam a luz amarelada para quem quiser tornar o ambiente mais aconchegante. Já a branca é mais adequada para áreas de trabalho.

Projeto residencial com mais de uma luminária pendente da Raduan Arquitetura (Foto: Alessandro Guimarães)

Outra orientação da dupla se dá em relação aos pendentes. Os de foco mais aberto são bem-vindos em áreas de jantar. Por outro lado, os mais fechados podem se encaixar melhor em locais descontraídos.

Luz amarela ajuda a transmitir uma sensação de aconchego (Foto: Shutterstock)

 

+ Arrume a mesa perfeita para um jantar em casa

+Katie Holmes compra mansão para ficar perto do ex Tom Cruise

+ Transforme o visual da sua sala com ideias rápidas e simples

+ Veja quais são as melhores plantas para ambientes fechados

+ Confira 10 dicas para deixar a casa harmônica com Feng Shui

 

 

 

Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Clique aqui e cadastre-se

9 Comentários

  1. Tenho na sala um ponto de luz, com luminaria de vidro média, e gostaria de colocar em outra parte da sala , na mesa de jantar uma luminaria pendente, e não queria cortar o teto para embutir os fios , que sairia desta luminária, o que ficaria mais viávelpara disfarçar os fios, para esta luminária pendente que iria colocar?Obrigado! ficarei grato!

  2. boa noite !!
    tenho uma mesa de 2,7 metros em madeira de demolição!!
    estou com duvida em usar uma luminaria pendente de 60cm de diamentro ou 45 cm?
    o que vcs acham ?
    muito obrigado

  3. Olá, Felipe! Tudo bom? Para ter um projeto mais adequado e personalizado, o ideal é ter a ajuda de um profissional! Continue acompanhando as novidades aqui na revista. 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.