03/07/2013

Sala comercial de um prédio em Florianópolis vira estúdio de som a pedido de um jovem DJ

Sala comercial de um prédio em Florianópolis vira estúdio de som a pedido de um jovem DJ

Fonte: Revista do ZAP

Obra levou em conta todas as condicionantes técnicas, sem deixar de lado o conforto visual

Foi num espaço compacto, de 40 metros quadrados, numa sala comercial de um prédio na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, que surgiu este estúdio de gravação, a pedido do cliente. A base deste trabalho, de autoria dos arquitetos Giovani Bonetti e Tais Marchetti, foi atender às condicionantes técnicas. Para isso, o escritório Marchetti Bonetti + contratou a consultoria do engenheiro de som Leo Leite, de São Paulo, que ficou à frente de todo o projeto acústico, com a execução da infraestrutura do ambiente, durante dois meses.

 sala dj


 

“A partir daí trabalhamos as questões estéticas para o desenho de interiores, coordenando acabamentos, pantone de cores e mobiliário de apoio.”

No layout, pensado em torno da mesa de mixagem, incorporou-se um pequeno lounge para que o proprietário pudesse receber pessoas. Além disso, a sala-estúdio acomoda um hall e um lavabo.

O estilo do cliente, um jovem DJ que já morou em Londres, norteou a decoração do espaço, que segue uma linguagem mais contemporânea e cosmopolita.

Ambiente dinâmico e cool
As paredes ganharam sobre a base acústica um tecido sintético com leve textura de linho cinza-chumbo metalizado. No piso, o conforto da madeira perobinha.
Na ambientação, a base de cinza, grafite e chumbo contrasta com os mosaicos de madeira no teto e nas paredes e ao piso de taco, o que imprime um contexto mais masculino.

Objetos e móveis soltos coloridos contribuem na criação de um ambiente dinâmico. No quesito iluminação, segundo o arquiteto, predominou o efeito de sobreposição.

“Privilegiamos a área de trabalho e projetamos uma iluminação periférica para contribuir com um clima mais cool.”

 sala dj

 

Tudo tem uma função técnica. Mais do que decorativos, os mosaicos com toquinhos de madeira, por exemplo, têm a função de difusão das ondas sonoras

 sala dj

Painéis móveis foram utilizados para criar um ambiente menor para gravar vocais e outros instrumentos. Sobre rodas fica fácil ajustar a acústica conforme a necessidade

 sala dj


 

Um pequeno bar fica no hall de entrada, separado do estúdio por uma porta. Esta tem um rasgo transparente que funciona como um visor. É por ele que se consegue observar antes de adentrar à sala de gravação, evitando interrupções de áudio

 sala dj


 

O lavabo acompanha a linguagem contemporânea do estúdio. Estruturado em cimentício, tem cuba desenhada pelo escritório de arquitetura. O vaso preto e os objetos decorativos escuros configuram um contexto mais masculino ao ambiente

Os profissionais
Marchetti Bonetti
Arquitetos Giovani Bonetti e Tais Marchetti – (48) 3223- 2217
Engenheiro de som Leo Leite Transmit Music – (11) 9645- 52484


Leia mais:
>> Projeto de loft para jovem casal mescla de elementos rústicos e modernos com toques de requinte
>> Jovem atraente e sedutor inspira Estúdio do Executivo da Casa Cor São Paulo 2013
>> Espaços integrados: construtoras apostam em imóveis no estilo loft para jovens

Tags: arquitetura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.