Foi num espaço compacto, de 40 metros quadrados, numa sala comercial de um prédio na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, que surgiu este estúdio de gravação, a pedido do cliente. A base deste trabalho, de autoria dos arquitetos Giovani Bonetti e Tais Marchetti, foi atender às condicionantes técnicas. Para isso, o escritório Marchetti Bonetti + contratou a consultoria do engenheiro de som Leo Leite, de São Paulo, que ficou à frente de todo o projeto acústico, com a execução da infraestrutura do ambiente, durante dois meses.
“A partir daí trabalhamos as questões estéticas para o desenho de interiores, coordenando acabamentos, pantone de cores e mobiliário de apoio.”
No layout, pensado em torno da mesa de mixagem, incorporou-se um pequeno lounge para que o proprietário pudesse receber pessoas. Além disso, a sala-estúdio acomoda um hall e um lavabo.
O estilo do cliente, um jovem DJ que já morou em Londres, norteou a decoração do espaço, que segue uma linguagem mais contemporânea e cosmopolita.
Ambiente dinâmico e cool
As paredes ganharam sobre a base acústica um tecido sintético com leve textura de linho cinza-chumbo metalizado. No piso, o conforto da madeira perobinha.
Na ambientação, a base de cinza, grafite e chumbo contrasta com os mosaicos de madeira no teto e nas paredes e ao piso de taco, o que imprime um contexto mais masculino.
Objetos e móveis soltos coloridos contribuem na criação de um ambiente dinâmico. No quesito iluminação, segundo o arquiteto, predominou o efeito de sobreposição.
“Privilegiamos a área de trabalho e projetamos uma iluminação periférica para contribuir com um clima mais cool.”
Tudo tem uma função técnica. Mais do que decorativos, os mosaicos com toquinhos de madeira, por exemplo, têm a função de difusão das ondas sonoras
Painéis móveis foram utilizados para criar um ambiente menor para gravar vocais e outros instrumentos. Sobre rodas fica fácil ajustar a acústica conforme a necessidade
Um pequeno bar fica no hall de entrada, separado do estúdio por uma porta. Esta tem um rasgo transparente que funciona como um visor. É por ele que se consegue observar antes de adentrar à sala de gravação, evitando interrupções de áudio
O lavabo acompanha a linguagem contemporânea do estúdio. Estruturado em cimentício, tem cuba desenhada pelo escritório de arquitetura. O vaso preto e os objetos decorativos escuros configuram um contexto mais masculino ao ambiente
Os profissionais
Marchetti Bonetti
Arquitetos Giovani Bonetti e Tais Marchetti – (48) 3223- 2217
Engenheiro de som Leo Leite Transmit Music – (11) 9645- 52484
Leia mais:
>> Projeto de loft para jovem casal mescla de elementos rústicos e modernos com toques de requinte
>> Jovem atraente e sedutor inspira Estúdio do Executivo da Casa Cor São Paulo 2013
>> Espaços integrados: construtoras apostam em imóveis no estilo loft para jovens