01/12/2008

Sala, quarto, cozinha, banheiro e modo de vida

Fonte: Jornal da Tarde

Mooca acabou se tornando um bairro de aspiração dos moradores da zona leste

O que move os negócios imobiliários no bairro da Mooca não é só preço ou melhores condições de renda. A tradição está entre os quesitos que mais fazem os empreendimentos na região terem comercialização garantida.

“O morador da zona leste é muito fiel ao seu bairro. O da Mooca é mais ainda. Ele não quer sair de lá. 80% das unidades vendidas são para pessoas que já viviam no local”, explica Cyro Naufel, diretor de atendimento da Lopes.

Para os agentes imobiliários, o bairro apresentava um demanda reprimida de novos investimentos que ainda não foi superada. “Junto ao Tatuapé, o bairro formado por imigrantes italianos é um dos que têm a maior renda na zona leste. Quem morava no local quer melhorar o padrão de moradia, o que não tinha chance pouco tempo atrás”, explica Naufel.

Para o diretor-geral da Cyrela São Paulo, Ubirajara Spessotto, a Mooca acabou se tornando um bairro de aspiração dos moradores da zona leste. “Muita gente quer dar um salto na qualidade de moradia. Além de o morador da Mooca e da região querer ficar no bairro, quem saiu de lá, hoje, está voltando”, diz.

Os empreendimentos são totalmente voltados para os projetos familiares. Com grande espaço de lazer e de convívio. Segundo Riocardo Lahan, diretor de incorporação da Company, os compradores são, geralmente, casais novos cuja família mora no bairro ou pessoas antigas do local, no qual estão bem estabelecidos financeiramente, com filhos crescidos e buscando tranqüilidade. “Não é um bairro para investimento, como alguns já consolidados da zona oeste de São Paulo. A Mooca, hoje, é o degrau seguinte na vida de quem mora na Vila Prudente, por exemplo”, diz.

Naufel conta que a tradição e as relações familiares muito próximas dos moradores do bairro acabaram influenciando até os desenhos dos projetos para residenciais. “A área da cozinha é o maior exemplo disso. As reuniões familiares sempre ocorrem ali, e, se o espaço para preparar e fazer as refeições for muito pequeno, o empreendimento não vai ter muito sucesso”, comenta.

Os profissionais do setor ainda apontam que o único bairro que concorre diretamente com a Mooca na zona leste de São Paulo é o Tatuapé, que apresenta até preços mais elevados na área conhecida como Jardim Anália Franco. No entanto, o bairrismo dos moradores de ambos os locais faz com que a disputa acabe se tornando curiosa. “Quem mora no Tatuapé não mora na Mooca e vice-versa”, brinca o diretor da Lopes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.