29/11/2018

Sobreposição de tapetes: veja como incluir na sua decoração

Tapetes de grandes proporções são caros. Mas que tal juntar várias peças pequenas?

Fonte: ZAP em Casa

No Brasil – país onde o clima é, em geral, sempre mais quente -, a maioria dos imóveis possui o revestimento de piso em cerâmica ou porcelanato.

A principal vantagem disso é que os ambientes, como a sala e o quarto, tornam-se mais frescos.

Em contrapartida, à noite, eles podem ser desconfortáveis.

(Foto: Casa Cor Paraguai)

É comum – pelos motivos que foram citados – que as pessoas prefiram colocar, sob os sofás, mesas, poltronas e camas, tapetes. O mesmo ocorre em pisos de banheiros e cozinhas.

O problema é que as peças têxteis mais bonitas, de design mais requintado e com tramas mais bem elaboradas, costumam custar bem além do que a maioria pode pagar. Então, como decorar a casa e deixá-la mais agradável nestas condições?

Os designers e arquitetos de interiores têm indicado uma solução um tanto quanto incomum, a ‘sobreposição de tapetes’. A técnica funciona exatamente como é chamada. Trata-se de colocar um modelo de tapete sobre outro modelo de tapete.

Mas, como será que isso funciona? Será que é possível misturar qualquer peça sobre a outra? Ou será que existe uma regra?

Descubra agora!

(Foto: Consuelo Jorge e Léo Shehtman)

A técnica da sobreposição de tapetes

Na verdade, regras não existem. A ideia de sobrepor tapetes pode ter surgido a partir de uma proposta conceitual de design ou arquitetura.

Porém, hoje, ela é interpretada, por algumas pessoas, como uma excelente oportunidade tanto de inovar quanto de poupar com decoração de interiores. Para aqueles que não têm condições de comprar uma peça inteira, porque não compô-la com várias pequenas?

(Foto: Tikkanen arquitetura)

Um tapete de grandes proporções pode custar muito caro – principalmente se ele for do tipo oriental ou feito de matéria-prima mais nobre. Isso significa que poucos poderiam preencher uma sala ampla da maneira como deveria.

Mas se pudessem juntar várias peças menores ao longo do tempo, no fim, criariam uma composição única, bem mais bonita do que se poderia imaginar.

(Foto: Mariano Boro – divulgado por Rico Mendonça)

Como utilizar a sobreposição de tapetes na decoração da sala

Uma sala bem grande e vazia, com um ótimo conjunto de estofado, mereceria um tapete para complementar o cenário.

O item têxtil iria ajudar a unir as peças mobiliárias; a delimitar o perímetro de um setor do ambiente, como a área de estar; e a alegrar ou sofisticar a decoração. De longe, vários tapetes de linguagem semelhante somariam o mesmo efeito!

(Foto: Patricia Martinez)

Para que a sobreposição realmente dê certo, o decorador precisa tomar cuidado com quais peças escolher. Primeiro, elas não podem ser muito espessas. Franjas e outras bordas muito salientes ou marcadas tendem a prejudicar a união.

Seria mais fácil se todas tiverem cores e padrões similares, que uma não venha se sobressaísse mais que a outra. Claro que é um efeito que não se obtém com facilidade. Precisa-se de muita reflexão!

(Foto: Gislene Lopes)

“Não tem regras, mas, para criar harmonia, é importante ter comunicação entre as cores, misturar uma peça estampada e uma lisa, além de trabalhar com texturas.” design de interiores Maju Hosken, Correio Braziliense.

Na hora de comprar os tapetes, é melhor que a pessoa siga sempre uma mesma linha estética. Por exemplo, estampas em arabesco com estampas em arabesco, geométrico com geométrico, animal com animal, e assim por diante.

Do mesmo modo, escuro com escuro e claro com claro, tom frio com frio e quente com quente, trama elaborada com elaborada e comum com comum.

(Foto: Antônio Ferreira Junior e Mário Celso Bernardes)

Essas peças não seriam iguais, mas semelhantes. Mesmo assim poderia se perceber, sutilmente, a sobreposição. É o charme dessa decoração!

E, como se entendeu, ela pode ser utilizada tanto numa proposta residencial mais simples quanto mais elaborada. Qualquer que seja a composição, deve ser ajustada pelo designer ou arquiteto.

(Foto: Casa Cor Rio Grande do Norte)

Cuidados com a sobreposição de tapetes

Agora, a sobreposição de tapetes significa que há mais camadas de tapetes em um único local. Entre cada uma ficarão escondidas as sujeiras, os ácaros e outras ameaças à saúde e bem estar dos seres humanos e animais domésticos.

Outra ameaça à sua segurança são as emendas. Pessoas idosas podem se acidentar mais facilmente em uma zona atapetada com tantas bordas. Portanto, fique atento a estes detalhes!

(Foto: AH!SIM)

Com todas as informações que foram apresentadas, você já deve ser capaz de avaliar melhor as suas opções.

Estude a possibilidade de fazer uma sobreposição de tapetes em sua casa, você vai ver que o ambiente pode ficar bastante elegante e descolado!

Estas dicas de sobreposição de tapetes foram criadas pela equipe Viva Decora.

+ Veja como instalar uma rede de descanso em casa

+ Saiba como instalar suporte de TV

+ Saiba como instalar uma fita de LED em casa

+ Saiba como instalar prateleiras de forma rápida

+ Saiba como colocar quadros na parede sem dificuldades

+ Saiba como trocar uma tomada com defeito

+ Saiba como instalar um prendedor de porta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.