22/02/2010

Seguro habitacional já tem novas regras

Fonte: Jornal Extra

Já estão em vigor as novas regras do seguro habitacional. Agora, os mutuários poderão escolher entre três propostas de apólice, duas oferecidas pelo banco e uma terceira apurada por ele. Além disso, ao contratar o serviço, o mutuário saberá exatamente quanto pagará até o fim do empréstimo. Isso impede que as seguradoras aumentem os valores ou desistam de cobrir a apólice, caso o mutuário fique doente, por exemplo. Antes da alteração, a renovação automática, sem reajustes, ocorria apenas no primeiro ano.

O Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo (Ibedec) alerta, entretanto, que os consumidores fiquem atentos para evitar a chamada “venda casada”.

“Será grande a pressão dos bancos para que os candidatos a mutuário fechem com a seguradora indicada por eles, com o pretexto de que assim os clientes poderão ganhar pontos na aprovação do financiamento”, disse José Geraldo Tardin, presidente do instituto, ressaltando ainda que quem já tem contrato em andamento pode pesquisar e trocar a apólice.

“Se o banco negar, o mutuário deve recorrer ao Judiciário.”

LEIA MAIS:

MUDANÇAS NAS REGRAS DO SEGURO HABITACIONAL COMEÇARAM COM A CAIXA EM AGOSTO DO ANO PASSADO

 SEGURO DA CASA PRÓPRIA: O SEGREDO É PESQUISAR

3 Comentários

  1. É mto interessante cmo é vincunlada informações de extremo interesse, sem qualquer explicação, eu e tdos os ttos (ou poucos interessados, pelo q podemos subentender), devemos tdos fazer cursos de economia; direito imobiliário; e tdos q possam relacionar-se com uma simples compra de imóvel???Se ñ houver maiores dificuldades,seria mais interessante, se nos orientassem melhor, tais textos de tamanho interesse geral, afina, nós analfabetos, também exigimos, atenção por4 parte desta mídia parcial, defensora de interesses outros, que ñ seja ao do consumidor…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.