08/02/2010

Seguro habitacional terá novas regras

Fonte: Jornal Extra
Medida força redução no valor dos seguros habitacionais  (Foto: Divulgação)
Medida força redução no valor dos seguros habitacionais (Foto: Divulgação)

O seguro habitacional terá novas regras neste mês. A partir do 18, os mutuários não serão mais obrigados a contratar o seguro no banco que está concedendo o financiamento habitacional. Eles terão a chance de escolher entre três propostas: a do banco, a de uma seguradora independente, e uma terceira, que pode ser fruto de uma pesquisa de mercado feita pelo próprio cliente.

Com isso, a previsão é a de que o consumidor tenha um maior poder de barganha na hora de negociar as condições do contrato e a forma de pagamento. Para os especialistas, as novas regras ainda vão causar uma queda generalizada de preços, por conta do aumento da concorrência entre as seguradoras.

Outra medida tomada pelo governo para forçar a redução no valor dos seguros habitacionais foi obrigar os bancos a informar, desde 20 de janeiro, qual é o custo efetivo total da apólice do seguro do financiamento. Com esse dado, o mutuário pode saber exatamente quanto gastará até o fim do parcelamento e comparar. Os dois seguros obrigatórios para quem tem um contrato imobiliário são por morte ou invalidez permanente do mutuário (MIP) e contra danos físicos ao imóvel (DFI).

LEIA MAIS:

CRÉDITO IMOBILIÁRIO DA CAIXA CRESCE 102%

COM JUROS EM BAIXA, IMÓVEL CRESCE E REAPARECE COMO OPÇÃO DE INVESTIMENTO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.