As especificações do primeiro selo brasileiro para construções sustentáveis ganharam forma no projeto da Casa Aqua (a sigla, que significa Alta Qualidade Ambiental, dá nome ao selo). Projetado em escala real, o protótipo tem 100 metros quadrados, com sete cômodos distribuídos em dois andares. Nele, foram aplicadas soluções como sistemas de captação de água de chuva e de automação, responsáveis por gerenciar a economia de energia.
A casa, de madeira certificada, tem pisos sustentáveis, telhas de material reciclado, lâmpadas e equipamentos de baixo consumo de energia. O projeto leva a assinatura do arquiteto e urbanista Rodrigo Mindlin Loeb.
“A Casa Aqua permite que o público sinta como uma construção sustentável tem influência na qualidade de vida dos moradores, na redução do consumo de energia e água e na diminuição dos custos operacionais e impactos no meio ambiente”, explica Luiz Henrique Ferreira, diretor da Inovatech, empresa responsável pelo gerenciamento do projeto.
Um dos objetivos da Casa Aqua, destaca Ferreira, é provar que uma construção sustentável não é sinônimo de aumento no orçamento:
“Há várias soluções simples e baratas, como a inclinação do telhado invertida (para dentro), por exemplo, que além de facilitar a coleta de água da chuva para o consumo na casa, propicia uma ventilação natural que reduz o gasto de energia com ar-condicionado.”
Em sua primeira etapa, lançada ano passado, o selo estabeleceu modelos voltados para prédios comerciais e escolares. Agora, é a vez dos empreendimentos residenciais ganharem normas específicas, que foram colocadas em prática no projeto.
“O selo Aqua Habitacional tem algumas particularidades que diferem das normas dos edifícios comerciais e de serviços. Nas áreas externas, por exemplo, devem estar previstos locais para coleta de resíduos; e os medidores de consumo de água devem ser individualizados”, diz Manuel Martins, coordenador executivo do Aqua.
O selo, cuja concepção foi baseada no francês HQE (Haute Qualité Environnementale), emite um certificado para cada uma das três fases do empreendimento: programa, concepção e realização. Na França, já foram certificadas 800 mil unidades habitacionais.
ENCONTRE SEU IMÓVEL NO ZAP:
LEIA MAIS:
ASSISTA NO ZAP COMO O ADESIVO DE PAREDE PODE MUDAR O VISUAL DA SUA CASA