07/12/2009

Selo verde brasileiro ganha projeto para casa-protótipo

Fonte: O Globo

As especificações do primeiro selo brasileiro para construções sustentáveis ganharam forma no projeto da Casa Aqua (a sigla, que significa Alta Qualidade Ambiental, dá nome ao selo). Projetado em escala real, o protótipo tem 100 metros quadrados, com sete cômodos distribuídos em dois andares. Nele, foram aplicadas soluções como sistemas de captação de água de chuva e de automação, responsáveis por gerenciar a economia de energia.

A casa, de madeira certificada, tem pisos sustentáveis, telhas de material reciclado, lâmpadas e equipamentos de baixo consumo de energia. O projeto leva a assinatura do arquiteto e urbanista Rodrigo Mindlin Loeb.

“A Casa Aqua permite que o público sinta como uma construção sustentável tem influência na qualidade de vida dos moradores, na redução do consumo de energia e água e na diminuição dos custos operacionais e impactos no meio ambiente”, explica Luiz Henrique Ferreira, diretor da Inovatech, empresa responsável pelo gerenciamento do projeto.

Um dos objetivos da Casa Aqua, destaca Ferreira, é provar que uma construção sustentável não é sinônimo de aumento no orçamento:

“Há várias soluções simples e baratas, como a inclinação do telhado invertida (para dentro), por exemplo, que além de facilitar a coleta de água da chuva para o consumo na casa, propicia uma ventilação natural que reduz o gasto de energia com ar-condicionado.”

Em sua primeira etapa, lançada ano passado, o selo estabeleceu modelos voltados para prédios comerciais e escolares. Agora, é a vez dos empreendimentos residenciais ganharem normas específicas, que foram colocadas em prática no projeto.

“O selo Aqua Habitacional tem algumas particularidades que diferem das normas dos edifícios comerciais e de serviços. Nas áreas externas, por exemplo, devem estar previstos locais para coleta de resíduos; e os medidores de consumo de água devem ser individualizados”, diz Manuel Martins, coordenador executivo do Aqua.

O selo, cuja concepção foi baseada no francês HQE (Haute Qualité Environnementale), emite um certificado para cada uma das três fases do empreendimento: programa, concepção e realização. Na França, já foram certificadas 800 mil unidades habitacionais.

ENCONTRE SEU IMÓVEL NO ZAP:

LEIA MAIS:

ASSISTA NO ZAP COMO O ADESIVO DE PAREDE PODE MUDAR O VISUAL DA SUA CASA

MODA E DESIGN SEMPRE CAMINHARAM JUNTOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.