06/01/2007

Selos atestam qualidade

Fonte: Jornal da Tarde

Na hora de adquirir um aquecedor solar, o consumidor deve ficar atento. O produto deve ter a etiqueta do Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial (Inmetro, na foto ao lado). “É igual ao selo que vem na geladeira”, explica o diretor do departamento de aquecimento solar da Associação Brasileira de Refrigeração, Aquecimento, Ventilação … Continue lendo “Selos atestam qualidade”

Zap o especialista em imóveis

Na hora de adquirir um aquecedor solar, o consumidor deve ficar atento. O produto deve ter a etiqueta do Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial (Inmetro, na foto ao lado).

“É igual ao selo que vem na geladeira”, explica o diretor do departamento de aquecimento solar da Associação Brasileira de Refrigeração, Aquecimento, Ventilação e Ar-Condicionado (Abrava), Carlos Faria. “Só que, em vez de indicar o consumo de energia, a etiqueta deve estampar a produção de energia mensal do aparelho”, completa.

Para garantir que a mão-de-obra empregada na instalação é adequada foi criado o Programa de Qualificação de Fornecedores de Sistemas de Aquecimento Solar (Qualisol, na foto ao lado). “É importante assegurar-se que o fabricante faz parte do programa”, diz Faria. “O consumidor terá a certeza da garantia da instalação do equipamento.”

As fabricantes qualificadas pelo programa exibem o selo Qualisol nos produtos. Há 30 empresas certificadas que atuam nesse mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.