
Não é necessário esperar para fazer a mudança. Nem se preocupar se a sala de ginástica e o playground já estão equipados. Essas são algumas das vantagens encontradas por quem decide comprar um imóvel usado em vez de pagar por um que ainda será construído. Outro ponto bastante positivo é o preço. Segundo a Pacheco Imóveis, os usados são, em média, 20% mais baratos que os novos.
Por outro lado, se comprar um imóvel novo com a garantia da construtora já é uma tarefa difícil, escolher um usado pode ser ainda mais complicado. Principalmente para descobrir se o preço pedido pelo proprietário é justo. O único jeito de chegar a uma resposta, na opinião de especialistas, é pesquisar e comparar os valores praticados na região em imóveis parecidos.
Também é essencial que o comprador confira, em detalhes, a conservação do imóvel. Umidade em paredes denotam vazamentos, e problemas na rede elétrica podem ser checados testando lâmpadas e aparelhos eletrônicos ligados ao mesmo tempo. E, como não há venda sem pechincha, vale pedir um desconto se houver necessidade de reforma.
O que checar na compra do usado
Justiça do trabalho
Requerer certidão que ateste isenção do dono do imóvel
Receita Federal
Emitir Certidão Negativa de dívida ativa da União
Prefeitura
Pedir Certidão Negativa de tributos municipais do imóvel
Justiça Federal
Solicitar Certidão de Isenção de processos federais
Cartório de protestos
Certidão de Isenção de títulos protestados