21/04/2007

Sem vontade de sair de casa

Fonte: Jornal da Tarde

Projetos de espaços de lazer dentro de casa valorizam o imóvel e dão qualidade de vida à família

DivulgaçãoZap o especialista em imóveisCasa no Guarujá, projeto de Benedito Abbud, onde varanda emoldura paisagem paradisíaca valorizada pela disposição de materiais rústicos e jardim

Viver, receber amigos e divertir-se no mesmo ambiente não é privilégio apenas de quem mora em condomínios clubes. Especialistas em arquitetura e paisagismo ensinam que é possível aproveitar pequenos espaços da casa ou apartamento para transformá-los em ambientes aconchegantes para o lazer de toda a família.

Embora o sonho da maioria dos mortais de agregar piscina, churrasqueira e jardim no lar possa estar um pouco distante da realidade econômica de muitos ou da ausência de espaço nas residências atuais, dá para estudar a necessidade da família e trazer um pouco do lazer para dentro de casa.

“O primeiro passo é pensar no que o morador gosta e quer ter como opção de lazer, mas é necessário levar em conta se vai ou não utilizar tudo”, ensina o arquiteto e paisagista Benedito Abbud.

Nesse momento, é importante avaliar as necessidades de quem mora e de quem irá freqüentar a casa. Para isso, vale listar se a prioridade é receber amigos, ter um espaço para leitura ou para a diversão dos filhos. “Depois da idéia formada, é hora de aliar o sonho à realidade”, ressalta Abbud.

É nesse ponto que o morador deverá adequar o que gostaria de ter como lazer e o valor que dispõe. “Muita gente gostaria de ter uma piscina para tomar sol, mas não dispõe de espaço suficiente. Minha dica para clientes que tenham esse perfil é optar por uma bela espreguiçadeira e uma ducha para refrescar-se. A piscina não é fundamental.”

Se o passatempo predileto é a leitura, um local com boa iluminação e uma confortável cadeira ou banco de espaldar alto já resolve o questão, principalmente para quem vive em apartamento, com espaços mais reduzidos.

Mas, a arquiteta Mariana Cecchini revela que uma boa saída para os moradores de edifícios é aproveitar o espaço da sacada para ampliar a sala, criar um ambiente para leitura, um jardim de inverno ou, ainda, mesclar as três opções. “Os prédios novos já vêm preparados para receber fechamento em vidro nas sacadas. Já nos edifícios mais antigos é possível negociar com o condomínio para fazer essa ampliação”, diz.

Seja em casa, apartamento, imóvel de campo ou da praia, o lazer sem ter de sair de casa é fundamental. Poder receber amigos ou mesmo esquecer do mundo em um cantinho aconchegante dentro de casa é possível sim. Alie o seu sonho ao seu bolso e ao espaço disponível e divirta-se.

Leia também

Você também pode ter o seu “espaço gourmet”

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.