22/01/2013

Signos podem interferir na decoração dos lares

Segundo astrólogos, os planetas têm o poder de interferir na escolha das cores, nos estilos dos móveis e nas quantidades de objetos decorativos de um lar

Fonte: O Globo
Libra, aquário e gêmeos gostam de objetos modernos (Fotos: Thinckstock)

Você acredita que os astros são capazes de influenciar na decoração da sua casa? Segundo a astróloga e jornalista Cristina Albuquerque Bastos Tigre, autora do livro Seu Signo, sua Casa – A Influência dos Astros no seu Ambiente, da Madras Editora, os planetas tem o poder de interferir na escolha das cores, nos estilos dos móveis e nas quantidades de objetos decorativos de um lar.

Entre os perfis, que a astróloga cita, estão o capricórnio, virgem e touro, signos regidos por Saturno, elemento terra, que não seguem modismo e não apreciam produtos descartáveis, especialmente na hora de decorar seus lares. Preferem peças duráveis, atemporais e de boa qualidade. Já libra, aquário e gêmeos, que são do elemento ar, gostam de objetos modernos e de mudar o visual de seus lares acompanhando as tendências da moda. Peixes, câncer e escorpião evocam na decoração de alguma forma a água, elemento característico do grupo. Em geral, preferem cores suaves e relaxantes, segundo a astróloga. Já o grupo Leão, áries e sagitário, do fogo, busca compor cenários com objetos diferenciados e cores vibrantes.

Cristina explica ainda em seu livro que é importante ter clareza das características de cada um para criar ambientes confortáveis em sintonia com às reais necessidades, alcançando a sensação de bem-estar em um ambiente.

“Um pisciano que, naturalmente, se sente bem num ambiente com cores suaves, poderá ter dificuldade de relaxar e se sentir tranquilo numa casa com a forte presença do vermelho, o que é essencial para o grupo regido pelo Sol e por Marte”, diz Cristina.

Para ela, é possível harmonizar o lar tendo em vista o perfil de cada signo, podendo acentuar potenciais e talentos. Ao céticos, vale a pena conhecer os traços astrológicos dos signos e tentar identificar certa tendência como a repetição de determinadas cores, formas e padrões, que, muitas vezes, combinam com personalidade e estado emocional de cada um.

Confira o que a astrologia diz sobre as escolhas que cada signo do zodíaco faz na hora da decorar o seu lar:

Áries (fogo)
Precisam viver em ambientes amplos e arejados. Apreciam claridade, a luz do sol e os espaços abertos. Nada de teto rebaixado, salinhas pequena e quartos apertados. Janelões e portas amplas são ideais. Como são muito acalorados, também é vale a pena investir em ambientes frescos, ventilados, preferencialmente refrigerado. Se o imóvel for pequeno, é recomendável transformá-lo em um único e amplo cômodo com poucos móveis e objetos. Preferem linhas simples e retas para dar a sensação de espaço e amplitude. Quanto mais vazio, desentulhado o ambiente, melhor. As cores devem ser claras: branco, amarelo ou creme. O vermelho em alguma parede ou em algum detalhe pode animá-los. Pisos frios como cerâmica e pedras são ótimas pedidas. Objetos de decoração e quadros devem ser coloridos e com imagens talvez mais abstratas do que figurativas. Formas retilíneas e geométricas combinam muito com o “temperamento” masculino dos arianos. Coleções de carrinhos, trenzinhos ou armas podem ocupar um lugar de destaque na decoração. Apreciam os metais então podem ter esculturas, porta-retratos, vasos e objetos desse material.

Touro (terra)
Amantes da natureza, precisam viver em contato com ela. Vale tudo: plantas, flores e jardins. Os tons de verde e os tons de terra – ocre, bege, marrom, mostarda, areia – devem fazer parte da decoração. Também são amantes da textura, gostam de tocar os tecidos e os objetos. Os estofados e os móveis devem, portanto, ser agradáveis ao toque. Conforto é um item importante para os taurinos. Sofás, cadeiras, poltronas, assentos, tapetes e cortinas devem contribuir para criar a sensação de conforto e bem-estar. Também não devem faltar pufes e banquetas para os pés. Ou seja, tudo para proporcionar relaxamento. Apreciam objetos, colecionam porta-retratos, mesas, gaveteiros, canetas, maçanetas escolhidos pela qualidade do design. O estilo rústico nos móveis em madeira, tapetes de sisal. Além de pisos e esculturas de madeira. Incensos e velas perfumadas devem fazer parte do ambiente. Tem tendência a juntar coisas e a não jogar nada fora.

Gêmeos (água)
Precisam de espaço para se expandir. Espaço e oxigênio. Grandes janelas, portas e corredores por onde o ar possa circular livremente. Tetos com pés direitos altos e cômodos mais amplos. Mesinhas de apoio, prateleiras, estantes e gaveteiros são indispensáveis para os geminianos para guardar os muitos livros, revistas, recortes e cds que acumulam. É mais comum encontrar objetos e aparelhos eletrônicos em seu ambiente do que plantas, flores e animais. Gostam de aparelhos de televisão e telefones em diferentes cômodos da casa para saciar o desejo de contato e comunicação. Computadores, impressoras, scanners, vídeo, som, DVDs, e tudo que os ajude a manter a cabeça estimulada. Caderninhos e canetas também estão presentes em todos os ambientes, principalmente ao lado da cama. Sabem misturar estilos, juntar peças com talento e graça. Gostam de variar e de tempos em tempos a decoração. É interessante obter peças flexíveis como capas de sofás e de almofadas dupla face e tudo que possa ser trocado de lugar, dando cara nova ao ambiente.

Câncer (ar)
Gostam de misturar peças, móveis e quadros antigos para dar uma marca de passado ao espaço onde vivem. Adoram piso de madeira, portas e janelas de demolição. Fotografias também são formas de preservar a memória do passado. Eles têm tendência a juntar muitas coisas e enorme dificuldade de jogar fora qualquer coisa. Resultado: Sua casa corre o risco de ficar cheia de cacarecos inúteis, mas de um valor afetivo inestimável. Gostam mais de espaços pequenos e muitos cômodos do que uma ou duas grandes áreas. Adoram os prédios antigos, com ambientes ornamentados com sancas e marcas de uma arquitetura anterior. O banheiro, a cozinha e o quarto recebem, em geral, mais atenção do que a sala ou o escritório porque representam mais intimidade. Costumam usar muito o branco e os tons rosados, assim como as pátinas e técnicas de envelhecimento. Adoram antiguidade e as adquirem em brechós, feiras e antiquários. Gostam de cestinhas, gavetinhas, caixinhas, objetos de madrepérola ou conchas. Também adoram padronagens românticas, principalmente as florais.

Leão (sol)
Apreciam ambientes claros com luz natural, janelas abertas, tetos altos e salas espaçosas. Nada de cortinas pesadas, tetos rebaixados, espaços apertados, janelas fechadas e cores escuras. São apreciadores de abajur, spots, lustres e tudo que produza luz. Um pouco de brilho é sempre bem-vindo. Costumam usar puxadores ou objetos com os pés dourados, esculturas em bronze, castiçais de cristal, porta-retratos de algum metal brilhante. Paredes internas espelhadas, muitas vezes, são uma boa opção. Amam vidros coloridos que refletem luz, cor e brilho como os cristais venezianos. Gostam de cores fortes e vibrantes como o vermelho, azulão, laranja e amarelo, que podem estar presentes em objetos, quadros, paredes ou almofadas. Os objetos devem ser grandes e expressivos, nada que seja insignificante ou discreto. Objetos que retratem a figura do sol podem ser uma boa representação deste signo que tem tanto orgulho da sua posição zodiacal. Preferem ter poucas peças de design exclusivo, do que um monte de objetos ou móveis inexpressivos e sem valor. Pisos ou tampos de mesa em mármore, também são uma boa expressão da refinada personalidade leonina. As salas devem ser amplas, pois gostam de receber, comemorar e impressionar seus convidados.

Virgem (terra)
Gostam de reproduzir um pouco da natureza dentro de casa. Flores, plantas e cores da terra devem fazer parte do local onde vivem. Se houver espaço, cultivar uma pequena horta ou jardim será para eles um grande luxo. São minimalistas. Um ambiente clean. Limpeza e organização também são indispensáveis para eles. Cada coisa no seu lugar. São práticos e funcionais. Preferem soluções que deem menos trabalho e objetos fáceis de limpar e de usar. O couro vai muito bem para os estofados. Nada de almofadas, pufes e mesinhas que só servem para entulhar. Tudo deve ser o mais natural possível. Por isso, a madeira, tecidos crus e cortinas de palha, bambu ou algodão são mais apropriados. Não gostam de acumular e usam a lixeira sem pudor. Detalhistas e cuidadosos, reservam um lugar certo para cada coisa e tudo muito racionalizado e planejado, como porta-chaves, porta-correspondência, fichários etc. Adoram divisões, separação por etiquetas, pois acreditam que as coisas não se misturam. O acabamento de tudo para eles deve ser impecável e não só na impressão geral. Gostam de peças úteis de artesanato feitas com matéria-prima natural e bem-acabadas. Entre elas, bandejas, porta-copos, descansos de mesa, porque detesta o supérfluo. Preferem os tons neutros, sem muitos choques ou contrastes.

Libra (ar)
Preferem os tons pastéis, linhas equilibradas que se harmonizam e não contrastam entre si. Gostam de ambientes com poucos objetos. Adoram pisos de granito, bege e preto.Tons de rosa e lilás são bem adotados pelo libriano, amam as flores e tudo que adorna e enfeita e dá um toque de sofisticação ao ambiente. Guiam-se pela aparência e pelo efeito estético. Sabem encontrar harmonia em tudo, conseguindo misturar xadrez com floral. Costumam combinar bem os mais diversos estilos, objetos e cores. Tudo terá seu par complementar – mesinhas laterais, castiçais, enfeites, almofadas, poltronas, descanso para os pés. Uma peça só tem sentido na relação com outra e não isoladamente. Os ambientes sociais da casa, como a sala-de-estar, são muito importantes pois adora receber. A casa de um libriano nunca fica pronta – ele a faz e refaz muitas vezes até ficar satisfeito, o que pode levar muito tempo até se decidir sobre qualquer coisa. Não gostam do básico nem do obviamente funcional. Todos os detalhes revelam pesquisa e sofisticação.

Escorpião (água)
Apreciam pouca luz e ambientes mais reclusos. Cortinas e janelas fechadas, tetos rebaixados, pouca luminosidade dão conforto aos nativos da água. As cores devem ser sombrias, com poucos contrastes e até mesmo escuras – como cinza, marrom, castanho ou preto. Detalhes em vermelho ou grená podem ser usados numa exceção para dar mais vida ao ambiente.

Uma decoração dramática lhes parecerá muito interessante. Não gostam de nada muito óbvio, visível ou exposto.Gostam de gavetinhas, portas, corredores, compartimentos, muitos cômodos (mesmo que pequenos) onde possam esconder coisas e também se esconder. Não gostam muito de diversificação. Adotam um estilo, uma linha, um padrão e repetem isso em tudo. Uma peça ou outra que denuncie seu misticismo também pode estar presente. Apreciam objetos de brechós, feiras ou esquecidos na casa dos pais ou até mesmo que foram jogados fora, que ganham novos usos. Outra grande paixão é adquirir um imóvel inteiramente arruinado e em uma obra radical, remontá-lo e renová-lo. Afinal, “qual seria a graça de encontrar algo em ordem e já funcionando”.

Sagitário (fogo)
Gosta de fotos de viagem, onde aparecem descendo corredeiras, fazendo caça submarina, esquiando ou voando de asa delta assim como objetos das mais variadas origens.Mapas também podem ser encontrados em abundância. Tapetes de zebra e cabeças de caça também costumam fazer parte da decoração, expressando a idéia de aventura. Precisam de espaços amplos – janelas com uma vista bacana. Nada de paredes, divisórias ou muitas portas. Costumam ser espaçosos assim como seus sofás, mesas, cadeiras e camas. É provável que haja muita mistura de estilos. Caso adotem um estilo deverá ser o étnico de terras exóticas e distantes. Tapetes marroquinos, tecidos de sofás, almofadas, cerâmicas e azulejos com motivos indígenas, africanos etc. Apreciam livros, enciclopédias, livros de consulta, especialmente dicionários. Adoram também guias de viagem e tudo que possa ampliar seu conhecimento. Não é raro que o sagitariano possua uma invejável biblioteca e um vasto acervo de discos, que gosta de exibir para demonstrar sua cultura. Reforçando a idéia de que sempre haverá novos horizontes a serem explorados, barcos ou motivos náuticos podem ser encontrados na decoração de diversos ambientes da casa.

Capricórnio (terra)
Seguem uma decoração clássica, com padronagens tradicionais e cores que não cansam. Peças atemporais e duráveis. Uma vez que estabelecem o estilo, dificilmente, mudarão. Estáveis e conservadores, optam por piso de madeira (envernizada ou simplesmente encerada), móveis de linhas clássicas, estofados de couro com tonalidades que variam entre o bege, caramelo, marrom, cinza e o verde escuro, evitando os contrastes e as cores vivas. Tudo refletirá discrição e até mesmo severidade e rigor. Cúpulas dos abajures feitas de um clássico papiro, tapetes persas, quadros antigos com molduras clássicas, tudo isso ajudará a compor um clima geral de austeridade. Nada de rococós ou enfeites. Tem também aversão a ostentação, ao desnecessário e ao descartável. Tudo deve ser de qualidade, mas nada além do essencial. Peças de antiguidades caem muito bem em seu estilo. Tem horror a invasão de privacidade: portas, divisórias, cortinas e blackouts, tudo que possa impedir o olhar do intruso, é bem-vindo ao capricorniano. Adoram prédios antigos, com pé direito alto e paredes grossas que garantem privacidade. São minimalistas – não possuem muitas peças pois não gostam de entulhar a casa. Seu gosto é refinado. Não vão abusar da luminosidade preferindo a meia luz, das cortinas meio cerradas.

Aquário (ar)
Precisam da sensação de amplitude. Ambientes grandes, pés direito altos, janelas amplas com vista, de preferência panorâmica, que lhes dê a sensação de liberdade. Detestam ambientes entulhados. Gostam de morar em andares altos. É melhor para eles um único espaço grande do que vários cômodos pequenos. Apreciam uma linha de decoração mais vazia e simples. Estilo clean. Poucos objetos e poucos móveis. Como são muito inquietos e têm dificuldade de relaxar e desligar, é melhor ambientes doméstico que ofereça pouco estímulo visual e auditivo. Ou seja, precisam de silêncio, cores neutras e poucos cacarecos. São criativos, ousados e podem fazer combinações inusitadas e quebrando completamente com o tradicional. Vão buscar um estilo sempre muito peculiar – fora dos padrões ditados pela moda. Podem adquirir peças kitch e materiais sintéticos, que dão uma aparência “fake” por pura irreverência. Também gostam bastante de materiais metálicos, aço escovado ou inox que podem ser encontrados em suas geladeiras e fogões. Tudo com um estilo high tech, linhas arrojadas e design futurista. Adoram a controle remoto para o ar condicionado, som, tv e luzes. Os tons metálicos serão seus preferidos, principalmente o azul acinzentado. Como enjoam muito facilmente das coisas, é melhor que elas não sejam muito caras para que possam ser trocadas de tempos em tempos. Apreciam as novidades, portanto os últimos lançamentos do mercado costumam estar presentes em sua casa. Como desprezam o óbvio, o básico e o tradicional, gostam usam colchas como cortina, chaleira como vaso de planta. E um tapete persa ou quadro valioso pode ser encontrado, por exemplo, na copa ou no banheiro.

Piscianos gostam de abusar das técnicas do feng shui para criar harmonia no lar

Peixes (água)
De todos os signos do zodíaco, este é o mais sensível às influências do ambiente. Ambientes naturalmente refrescados serão mais benéficos do que os com ar condicionado. Têm necessidade de muito silêncio e privacidade para se reabastecer física e psicologicamente. É interessante que tenham um quarto, ou um escritório só para eles. Usam recursos como: cores, aromas, pedras e cristais, plantas e toda a técnica do feng shui para criar harmonia. Deve evitar excessos de objetos e bibelôs, tralhas e quinquilharias que ajudam a criar uma atmosfera de labirinto, impedindo que a energia flua. De qualquer modo, a água e a música, duas de suas grandes paixões, sempre que possível, devem estar presentes no ambiente em que vive. Grandes aquários, pequenas fontes, caixinhas de música, sinos de vento. Não seria difícil encontrar um piano de cauda na casa de um pisciano. Flautas e trompetes também podem decorar as paredes. Objetos que se relacionem com mar, como conchas ou barcos, também são apreciados por eles. Uma grande banheira pode ser o seu sonho de consumo. No banheiro, as pias e boxes devem ser amplos, com água em abundância, para que possam desfrutar mais e melhor dos momentos ali passados. Pisos e cerâmicas devem ter um brilho sutil, como se alguém tivesse acabado de passar um pano molhado neles. A iluminação é um fator importante para criar “um clima”, coisa que eles tanto adoram. Por isso, podem abusar de velas e castiçais e até mesmo de dimmers. Uma boa opção são luminárias do tipo “lanternas mágicas” que projetam imagens nas paredes, e também pingentes de cristais que refletem a luz. Nada deve ser denso, pesado ou muito sólido. Podem usar tecidos translúcidos em cortinas, toalhas e colchas, além de tapetes de tramas abertas. Suas cores são o azul e o lilás.

48 Comentários

  1. Achei bastante interessante o comentário e análise através dos signos,como sou do signo de veirgem ou melhor de leão para virgem, sou bem uma mistura os dois. Tenho que cuidar das cores porque posso colorir e brilhar e passer uma verdadeira arara colorida. Acabo sempre optando pelo mais clássico, porém sem entupimenos e coisas pesadas. Mas a análise é bem fundamentada através dos signos.Parabéns pelo artigo.

  2. Parabéns pela reportagem e análise através dos signos. Concordo, pois tem tudo em comum. O mais interessante é que o signos que se fecham deum para outro tem uma influência muito grande.Sou da passagem de Leão para para virgem e tenho que tomar muito cuidado com as cores, para não dar o tom de ” cheguei ! Parabéns, achei válido e bastante interessante.

  3. Adorei a reportagem pois sou do signo aquario e tudo que foi dito co nfere exatamente com o meu modo de ser e de decorar o meu lar.Gostaria de receber sempre através do meu e-mail mais dicas de decoração. Na oportunidade gostaria de saber se a Revista Imoveis se encontra a venda em bancas de revistas ou se pode ser feito assinatira pois ela é simplismente maravilhosa!Sinceramente meus parabéns!Atenciosamente,Terezinha

  4. Adorei saber de onde vem as minhas preferencias de cores. Sou de Libra e me perguntava o porque de muitas coisas. E agora achei a explicacaoExata. Sou exatamente assim como diz o meu signo.Me ajudou muito.Parabens continue ajudando.Obrigada Maria

  5. SOU DE CANCER,E O QUE LÍ AQUI NADA TEM A VER COMIGO,O MEU GOSTO É COMPLETAMENTE O INVERSO DO QUE FOI DECLARASO SOBRE O MEU SIGNO.

  6. Alguns signos diferentes também têm correspondências com os outros, uns são contra os outros.Obrigado pela informação.

  7. Sou do signo de virgem, adorei tem tudo a ver comigo, sou muito prática não gosto de casa chei de objetos só o necessário!

  8. Impressionante como tem tudo a ver. Muito bacana essa ideia de mostrar o ambiente apropriado de cada signo. Acredito q vai ajudar a muitos.

  9. SOu sagitariano e a maioria das coisas citadas nao passou perto do tipo de decoração que eu gosto.Unico acerto foi o de espaços amplos.

  10. Siplismente amei esse comentário relacionado aos tipos de gostos pela decoração em forma zoodical, Pois também fiz Design de Interiores , é sempre bom acompanhar as novidades que interferem nas decorações dos lares.E também é sempre bom trocar experiências e ter contatos que pessoas que curtem uma boa decoração.

  11. Simplismente amei o comentário sobre os gostos zoodical , pois sobre o meu que é Leão deu certinho,gosto de muita luz e cores claras e quentes, é bom está inovando e buscando novas pespectivas, fiz Design de interiores e também quero receber email, e dicas de decoração.

  12. sou geminiana,concordo com quase tudo que materia diz,gosto de me comunicar de falar muito no celular , na net…a unica coisa que discordo e com a decoraco do lar. nao gosto que tire nada do lugar, e quando tiram me sinto deslocada.

  13. ÓTIMA REPORTAGEM, TEM TUDO HAVER, REALMENTE. NÃO IMPORTA SE A PESSOA ACREDITA OU NÃO, OS ASTROS REALMENTE TEM UMA FORTE INFLUENCIA EM TUDO.

  14. Sou do signo de peixes,adorei as caracteristicas e acabo de identificar-me muito com tudo que li,pois de fato tenho na sala uma fonte sempre ligada,um radio com música relaxante tocando,paredes com cores claras,como palha,areia e brancas . . . um perfume suave no ambiente e um espaço só meu para ler,escrever e meditar.Bjos na alma!Laura dos Santos Vieira.

  15. Sou Libriana e tudo que você falou sobre o signo é a minha realidade.Gosto da casa bem decorada com poucos objetos que de uma aparencia de levesa com tudo nos seus devidos lugares…

  16. adorei, gosto muito de enteder as caracteristicas dos siguinos, e adoro decoração, queria ler um livro dessa autora

  17. Achei super legal,não bateu bem os gostos da decoração,mas os gostos por livros filmes,espaço amplo,janelas viagens,bem meu estilo,parabéns pelo artigo.

  18. Interessante fazer algo em sua casa de acordo com sua pessoa, que tenha algo parecido com você. Sou bastante cuidadosa com cores.Òtima criatividade, parabéns!!!

  19. Sou Aquariana, amo meu signo. realmente sou como vc descreveu. mudo muito as coisas.não consigo relaxar.Assim como eu adoro comprar coisas novas,também me disfaço, com a mesma facilidade. gosto de coisas diferentes dos outros. Sou muito inquieta. xau!!!!!!!!!!! bjus.

  20. O meu bateu ,certo , tudo que disseram eu faço ,sou de Capricórnio..Realmente sou pelo clássico ,não gosto de cômodos entulhados , e meio na penumbra…

  21. muito interessante esta matéria sobre signos e decoração. bateu direitinho com meu estilo ,gosto de piso brilhando,recentemente troquei meu piso que era decorflex por um porcelanato,ficou muito lindo.

  22. fiquei realmente impressionada com o meu signo, câncer, simplesmente perfeito, e o de Capricórnio tbm, muito certinho…

  23. eu sou do signo de cancer e não me identifico o meu perfil estar no signo de virgem do mesmo geito e o meu esposo ele e de virgem e se identifica com o signo de cánser

  24. Também sou sagitariana e não me identifiquei, como a maioria do mesmo signo que vi pelos comentários. Será que o ascendente interfere?

  25. Sou virginiana e me identifiquei com parte da descrição desse sígno em se tratando de decoração, porém em relação às cores, amo cores fortes, vibrantes como o laranja e o verde limão…. mas no quarto onde durmo por exemplo, o lilás (tom sobre tom) e no quarto de hóspedes, o azul claro, tons relaxantes….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.