13/09/2011

Simples, barato e charmoso: o cimento queimado pode ser usado em qualquer ambiente

Fonte: O Globo

Bancada de banheiro das arquitetas Patrícia Carvalho e Adriana Valle feita em cimento queimado

(Foto: Divulgação)
Cimento queimado (Foto: Divulgação)

Cimento, areia, água. A mistura simples há muito deixou de ser usada apenas na estrutura das construções e já assume papel de destaque na decoração. E não somente nos pisos. O cimento queimado e suas variações já invadiu paredes e até bancadas de pia de banheiro e cozinha, dispensando o uso de outros revestimentos e dando uma solução rústica e barata.

“É um material despojado, econômico, que não sai de moda e fica muito bem se misturado a coisas mais sofisticadas”, diz a arquiteta Patrícia Carvalho, que com a sócia Adriana Valle usou o material numa bancada de banheiro.

Mas para conseguir resultados dignos de mostra de decoração, é preciso ter cuidados na aplicação ou ele pode trincar. Para evitar isso, ensinam os profissionais, é preciso esperar um bom tempo para secagem. Cerca de 15 dias. E é preciso ficar atento também à correta quantidade de água. A espessura da mistura de cimento, areia e água gira em torno dos 30 milímetros e deve ser aplicada sobre o contrapiso, ou embolso (no caso das paredes). Só depois, polvilha-se o pó de cimento por cima. Para um bom resultado, escolher um profissional que saiba realmente trabalhar com o material é essencial.

09_mvg_bem_cimento1ok

As trincas e manchas (típicas do produto), contudo, podem até ser um charme a mais no projeto, como no caso da “Cozinha do rapaz”, ambiente da mostra Morar mais por menos que recebeu o revestimento de cimento queimado em uma de suas paredes.

Já quem prefere uma solução mais homogênea, pode optar pelo tecnocimento. O produto é um pouco mais caro, mas tem uma aplicação mais simples e até 16 opções de cores. É vendido em kits já prontos.

“Por ter adesivo acrílico em sua composição, ele tem mais elasticidade e, por isso, não trinca como o cimento queimado”, defende Eduardo Moraes, representante da NS Brasil, empresa que fornece o tecnocimento.

Em ambos os casos, a manutenção não dá trabalho. Basta lavar com água e sabão neutro. É ou não simples e barato?

LEIA MAIS:

Lojas investem em móveis feitos com cordas de diversos materiais

Famílias gastam até 20% do valor do imóvel para mobilizar a casa

11 Comentários

  1. Adorei a informação, estou a procura de algo charmoso e mais economico e achei muito interessante o cimento queimado.att.,

  2. Pra quem está em São Paulo e região e pretende procura uma empresa para fazer a aplicação de cimento queimado, um alerta: FUJA da Belartepisos. Infelizmente, não fui o primeiro a ser enganado pela conversa do proprietário da armadilha, que se chama Rogério.Em minha casa, uma área de 36 metros quadrados, completamente seca, com todas as condições de contrapiso apropriadas, o serviço da Belarte já está descolando, rachando, saltando etc. Além disso, ficou cheio de marcas, lascas, estrias, emendas mal feitas, juntas tortas, um horror. E o rapaz simplesmente não atende mais telefone, nem responde e-mails, bem diferente do que fez quando estávamos na fase de aprovar o orçamento e fazer os pagamentos…

  3. Na verdade, não há nenhum barato porque este sairá mais caro que porcelanato – não há mais mão-de-obra qualificada no País. Sempre uso do bom senso em minhas obras e consulto a engenharia necessária para as estruturas – leio muito sobre os produtos e, principalmente os fóruns de discussão para começar uma obra

  4. Olá, Selina! Tudo bom? Para ter um projeto mais adequado e personalizado, o ideal é ter a ajuda de um profissional! Continue acompanhando as novidades aqui na revista. 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.