29/04/2007

Sóbria, mas espirituosa

Fonte: O Globo

Em seu amplo apartamento, a estilista e figurinista Sônia Tomé deu brilho a móveis antigos

André CoelhoZap o especialista em imóveisO salão, de 120 metros quadrados, junção de duas salas e uma varanda que constavam do projeto original: Agora num único espaço, há quatro ambientes (para estar, jantar e jogar)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Há 25 anos, quando quase nem se falava em loft no Brasil, o apartamento da estilista e figurinista Sônia Tomé passou por uma obra em que a sala de estar, a de jantar e a varanda se transformaram apenas num salão de 120 metros quadrados. A idéia foi do decorador italiano Terry Della Stufa. De frente para a Praia de Copacabana, o imóvel ficou do jeitinho que, desde então, a moradora gostava: bem amplo, perfeito para receber os amigos. E, mesmo sem paredes, a sala passou a oferecer quatro ambientes — dois de estar, um de jantar e um de jogos.

André Coelho Zap o especialista em imóveis

Sônia é conhecida como a figurinista do humor. Tanto por seu trabalho no programa “Casseta e Planeta”, como pelos modelos cheios de graça de sua loja — a Lá na Tomé, em Ipanema. Assim mesmo, em casa, optou pela decoração sóbria, apesar de espirituosa. Não quis abrir mão de móveis que foram dos pais, mas o grande aparador de madeira maciça, por exemplo, foi pintado de laranja. E na mesa de centro, os pés de madeira foram pintados de vermelho, e o couro marrom do tampo foi substituído por outro laranja. Os dois portais da sala também têm toque divertido: à sua volta, pinturas com a técnica trompe l’oeil, que cria ilusão de ótica, simulam a entrada de castelos medievais.

Quarto aconchegante inclusive para trabalhar

André Coelho Zap o especialista em imóveisMuita madeira e a poltrona de couro vermelho tornam o quarto aconchegante

Para poder usar e abusar de acessórios coloridos, diz Sonia, sofás e poltronas foram forrados com padronagens de linhão, em tons marfim e bege:

— Com isso, pude colocar acessórios coloridos: banquinhos de onça, sapo e zebra, que trouxe de Bali, e quadros, como as pinturas modernistas de meu pai e minha mãe, feitos pelo equatoriano Oswaldo Guayasamín.

André Coelho Zap o especialista em imóveisCantinho Zen: o oratório budista instalado na sala em que Sônia pede boa sorte

Mas Sônia também tem seu lado zen. E reservou um cantinho da sala para um oratório budista:

— É onde peço sorte e proteção diariamente.

No quarto, com móveis de madeira rústica, a peça preferida é uma poltrona de couro vermelho, de onde ela admira a vista privilegiada. A parede, revestida com ripas de madeira, seguindo o piso, exibe uma tapeçaria mexicana.

— Quis um quarto mais aconchegante, pois eu passo muito tempo nele, assistindo televisão, já que faço televisão. E aqui também tenho toda a minha biblioteca

André CoelhoZap o especialista em imóveisO piso do banheiro lembra o calçadão da Avenida Atlântica, onde fica o apartamento

de moda e figurino.

No banheiro, detalhes vermelhos fazem contraste com o revestimento preto-e-branco. No piso, os traços sinuosos são uma homenagem a um dos calçadões mais famosos do mundo. Que, aliás, compõem o que Sonia vê todo dia de sua janela. 
 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.