12/03/2013

Solo do jardim precisa de atenção o ano todo para chegar forte no inverno

Fortificar a terra é fundamental para que as folhas e flores cheguem preparadas à estação mais fria do ano

Fonte: ZAP Imóveis

Para ter um jardim florido e saudável, é preciso cuidar dele durante o ano inteiro. O inverno é a época mais crítica para a planta, pois ela sofre muito com a baixa umidade. Portanto, durante o verão, primavera e outono é fundamental prepará-las para que elas passem pela estação mais fria do ano da melhor maneira possível.

Antes do inverno é preciso preparar o solo com a adição de nutrientes para deixar a planta forte para enfrentar o frio (Foto: Thinkstock)

“No inverno as plantas entram em dormência. Durante as outros estações, elas acumulam nutrientes e os armazenam para poderem garantir sua passagem pelo frio”, explica o paisagista Luiz Amarante. O especialista afirma que quanto melhores as condições de saúde das folhas e flores, mais nutridas e preparadas ela estarão para enfrentar a dificuldade deste período do ano.

Com a baixa umidade que acontece nos dias frios, o solo fica muito ressecado. Por isso, é preciso deixá-lo forte para esperar o inverno chegar. “Antes do início deste período, deve-se fazer a preparação da terra com adição de macro e micro nutrientes”, diz o paisagista. Amarante indica o uso do adubo NPK 10-10-10, que, segundo ele, é o mais utilizado no Brasil por balancear nitrogênio, fósforo e potássio.

Azaléias são as flores mais resistentes ao frio

Preparando o solo – Para deixar o solo forte, o especialista ensina: “Com uma enxada, deve-se soltar a terra que está compactada e então misturar um pouco de terra nova ou adubo”. Amarante lembra que o fertilizante nunca deve ser jogado no pé da planta, mas sempre a uma distância de 25 centímetros ou um palmo do caule. “Caso contrário, o adubo pode queimar e danificar o jardim”, afirma.

Poda – Assim que as flores aparecerem no outono, o ideal é efetuar a poda logo em seguida. “Ela nunca deve ser feita próxima ao inverno, pois fica muito fragilizada”, orienta o paisagista.

Rega – As plantas não devem ser regadas diretamente, com exceção durante o inverno. “Nas outras estações, este procedimento deve acontecer no solo e não na folha, caule ou flor. Desta maneira, o adubo se desenvolve e penetra na raiz e a planta consome somente o que ela precisa, sem a concentração excessiva de nutrientes”, ensina o profissional.

Ao contrário das outras estações, no inverno a rega deve acontecer levemente com a água direcionada às plantas. “Elas sentem frio durante a virada da noite com o sereno. Portanto, uma boa ideia é molhá-la pela manhã para quebrar o gelo”, recomenta Amarante.

Azaléias – Aqueles que procuram enfeitar o jardim com uma flor que vai permanecer linda durante o inverno, o ideal é apostar na azaléia. “Elas são as plantas mais resistentes e conseguem se destacar pois sua florada acontece durante a estação mais fria do ano”, diz o paisagista.

 

17 Comentários

  1. Gostaria de saber qual a planta que resiste ao sol , pois tenho uma varanda que pega sol o dia inteiro e gostaria de fazer um jardim mais não sei o que posso colcoar no solTks

  2. No inverno, a minha grama(esmeralda) fica fraca. o que eu preciso para que as gramas fquem saudáveis novamente?Abraços,Fernando.

  3. gostei da dica pára azaléia,gostaria que me mandasse,sobre samambaias,pois as minhhas estao muito feian,quero tbm que me mande dicas para formar um jardim bonito..

  4. Mto interessante a matéria, gostaria d saber sobre inseticida para pulgao,tenho um buchinho japones e na sua copa esta cheio d pulgao branco,o que fazer pra combate´los.obrigada.

  5. boa noite gostei muito de sua esplicação sou amante das plantas em casa parece mais uma floresta do que uma casa, mas tenho uma duvida como cultivar bromelias tenho 3 tipo da mesma especies mas tenho algumas duvidas complei elas mas deixei do mesmo jeito que elas vieram devo replanta-las e quanto tempo as flores duram essa são minhas duvidas obrigado por hora e até mais

  6. gostei muito dessa materia, pois fiquei sabendo coisas que nem imaginava, pois gosto muito de azaleias. valeuu!

  7. Ola tudo bem eu gostaria de saber como tratar das plantas quando estao jundo com gramas ao redor como poso fazer isso desde ja obrigada

  8. bom legal isso mas como posso tratar c tem planta junto a s gramas como posso fazer isso desde ja agradeço.

  9. Bela reportagem! Trouxe informações que serão úteis para quem curte um belo jardim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.