Casa de praia é lugar para reunir os amigos e a família. Por isso, integração é a marca do projeto assinado pelo arquiteto Gustavo Sbardelotto, do Estúdio 3051, num condomínio fechado em Xangri-Lá, no litoral gaúcho.
A residência tem cinco dormitórios, que acomodam com todo o conforto um casal com três filhos. A sala de estar é o coração da casa que, integrada ao jardim interno, é a área de convívio. Todos os ambientes se comunicam e a família interage, comenta o arquiteto. A varanda é um convite para botar conversa fora com os vizinhos e recepcionar as visitas. Ela está totalmente integrada com o estar e com o jantar, que, por sua vez, integra-se com a cozinha, com a área de churrasqueira e com a área de lazer externa e o SPA nos fundos, revela.
A escada que leva ao segundo pavimento, onde ficam os quartos, é um dos charmes do projeto. Desenvolvida em concreto, leva a um vazio central, que divide o andar de cima: na frente, a suíte do casal com sacada, e nos fundos os dormitórios dos filhos. O guarda corpo da escada funciona também como bancada de estudos, bem utilizada pelos mais jovens.
A parede de tijolos a vista, na lateral da casa, dá sensação de aconchego e oculta os banheiros e a área de serviço. Do outro lado, a empena de concreto a vista sustenta a escada em balanço dois planos paralelos de materiais brutos divididos por paredes brancas.
Leia mais:
>> Projeto minimalista e muito prático: uma casa de praia à prova de dor de cabeça
>>Luxo, conforto e tranquilidade em casa de praia no litoral gaúcho
>> Ambientes integrados e aconchegantes instigam a convivência em casa de praia