06/08/2011

Sótão passa por releitura e vira sala de estar íntima

Sótão passa por releitura e vira sala de estar íntima

Fonte: Revista do ZAP

Com teto elevado e puffs para as visitas, espaço virou protagonista da casa

Esqueça a ideia de um espaço mal iluminado que serve como depósito de quinquilharias. O sótão de uma casa no bairro Vila Verde, em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, ganhou status de protagonista depois da reforma assinada pela arquiteta Adriane Cesa. A pedido dos proprietários, que queriam aproveitar melhor a área, o pavimento foi transformado em confortáveis sala de estar íntima e quarto para visitas.

sótão pense imóveis

Para ampliar o ambiente, a arquiteta elevou o teto, que tinha partes muito baixas por causa do telhado com efeitos de planos. Além disso, realocou alguns pilares de madeira, tornando o sótão mais amplo e aconchegante.

sótão pense imóveis

A sala, de 40m², ganhou espaço para TV e estar. Em um canto, um grande painel de MDF coberto por laca fendi e branco-acinzentado comporta a televisão LCD de 46 polegadas e tem espaço suficiente para equipamentos eletrônicos. A comodidade dos convidados é garantida com três pufes de napa preta, uma escolha da dona da casa.

sótão pense imóveis

No outro extremo da sala, Adriane encontrou solução para bem aproveitar a área onde o teto ficou mais baixo. Quem domina esse espaço é um grande futon com base de madeira itaúba e todo desenhado pela arquiteta. O estofado escolhido é de sarja lisa com efeito capitonê, que ganha o charme de diversas almofadas, igualmente lisas ou de estampa listrada ou floral. Nas laterais, duas poltronas da família ganharam estofamento novo, com tecido igual ao das almofadas.

– A ideia foi trabalhar com cores neutras em um ambiente moderno. O tom esverdeado das poltronas faz composê com as almofadas – comenta a arquiteta.

Uma janela em formato triangular garante a entrada da luz natural. A iluminação geral é conferida por um quarteto de plafons de acrílico branco leitoso, distribuído pela sala.

Cantinho do sono
Em pouco mais de 15m² no sótão, a arquiteta Adriane Cesa montou um quarto de visitas moderno e charmoso. Originalmente sem luz natural, o cômodo ganhou uma pequena janela retangular, instalada no teto.

sótão pense imóveis

A exemplo do futon da sala de estar íntima, a madeira itaúba foi a eleita para a base da cama. O móvel tem tamanho maior que o colchão, de casal, para que o espaço excedente sirva de apoio.

sótão pense imóveis

Ao lado da cama é disposto um grande criado-mudo, com quatro gavetas. O móvel, de MDF, tem base coberta por laca branco-acinzentado e gavetas fendi.

Esses tons surgem também no armário, que serve como maleiro ou roupeiro. Todo o mobiliário do dormitório tem design assinado por Adriane.

Sem iluminação geral, a luz é conferida indiretamente por conta de lâmpadas PAR-20. Assim como na sala de estar íntima, o uso de linhas retas é predominante.

Leia mais
>> Reforma cria interação na medida certa
>> Design para aproveitar o espaço do banheiro

Tags: decoração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.