24/04/2016

Saiba como criar um spa caseiro para relaxar após um dia cansativo

Sais de banho, óleos aromáticos e ervas naturais transformam o banho em um momento de relaxamento

Fonte: Revista do ZAP

Veja como transformar um espaço de casa em um lugar relaxante

Você passa o dia inteiro fora e quando chega em casa merece mais do que descanso. Para recuperar a energia e relaxar é preciso ter um ambiente que promova o bem-estar, um local que seja acolhedor e provoque o desejo de ficar em casa. Mais do que isso, sua casa é o seu mundo à parte, um pequeno microcosmo onde seu corpo e sua mente devem encontrar sossego e satisfação.

Óleos de banho
Invista em sais de bano, óleos e essênciais para criar um spa caseiro

+ Aposte na decoração retrô para o seu banheiro

+ Veja como fazer uma decoração moderna para o banheiro

A Revista do ZAP reuniu algumas dicas para você tornar o seu lar tão confortável e aconchegante quanto um spa, assim você vai se recuperar do cansaço diário e encontrar a harmonia necessária para enfrentar o outro dia com suas energias renovadas.

“Povos antigos orientais ou mesmo nossos avós tinham tradições como o escalda-pés, que reanima e dá energia para encarar o outro dia, mas hoje há uma tendência a desprezar esses costumes”, avalia Vivian Neuls, proprietária da Estação do Banho, loja especializada em produtos para cuidados corporais e bem-estar.

escalda-pes
Escalda-pés é uma técnica muita antiga, mas continua eficaz  para reanimar (Fotos Shuttertock)

Segundo ela, coisas muito simples têm o poder de fornecer o relaxamento de que necessitamos diariamente: “Basta ter uma bacia, encher com água morna e sais de banho, óleos aromáticos ou ervas; cortar rodelas geladas de pepinos ou enrolar cubos de gelo em uma toalha e colocá-los sobre os olhos, enfim, são pequenas coisas que deixam as pessoas um pouco mais dispostas para o outro dia”.

Esses gestos não demandam muito tempo nem gastos significativos. Estão ao alcance de qualquer um que dedique alguns minutos ao próprio corpo e ainda têm a vantagem de agir sobre a mente como um calmante natural.

Além do escalda-pés, banhar-se é outro método prático e com grande poder de relaxamento. Assim, comece seu spa caseiro com o preparo de um bom banho. Uma rápida ducha prepara o seu corpo para um repousante momento de imersão na banheira.

A chuveirada deve ser aquecida a uma temperatura de 37°C; após a higiene, ligue o chuveiro no frio com uma boa quantidade de água: o susto cutâneo é reanimador e faz bem para a pele. O banho perfeito para relaxar, porém, é aquele em que seu corpo fica mergulhado em água morna por no mínimo meia hora.

banheira de ofurô
Na ausência de sais de banho, pingue gotas de shampoo ou perfume para aromtizar a água

Encha a banheira e tempere a água com folhas de hortelã, erva-doce ou pétalas de rosas. Se não houver tempo para encontrar produtos naturais, há diversas casas especializadas em produtos para aromatização e higiene. Sais de banho podem ser encontrados até mesmo em farmácias. Na ausência de tais produtos, você pode utilizar shampoo ou gotas de seu perfume predileto para aromatizar a água.

+ Entenda as diferenças entre banheira e ofurô e escolha o que é ideal para sua casa

Mesmo que seu banheiro seja pequeno, é possível instalar uma banheira compacta ou um ofurô (um tipo de banheira japonesa feita em madeira), com cerca de 1m de diâmetro. Existem também banheiras embutidas que podem ser projetadas no mesmo espaço do chuveiro, com o box acoplado.

ofurô
Banheira de ofurô pode ser colocada em banheiros pequenos e tornar o espaço um canto de realxamento

As banheiras de canto, por sua vez, aproveitam o ângulo da parede e são internamente espaçosas, com capacidade para até duas pessoas. Banheiras quadradas têm ainda mais espaço, mas requerem um banheiro apropriado ao seu tamanho, assim como as redondas, que têm profundidade, e as de hidromassagem.

As tradicionais banheiras retangulares são muito comuns em prédios antigos e permitem esticar as pernas. É muito importante higienizar a banheira constantemente para evitar a contaminação por bactérias e fungos: pelo menos uma vez por semana, esfregue a superfície e o ralo com esponja e uma solução à base de sabão em pó e cloro; retire o sabão com água em abundância, passe novamente apenas o cloro por toda a superfície da banheira e deixe secar sem enxágue.

banheira-box
Preparar um banho de banheira aromático relaxa e revigoriza

Para deixar um clima ainda melhor, instale caixas de som nos cantos superiores do banheiro e ligue nelas um aparelho de reprodução de música como iPod, o seu celular com uma playlist especial para este momento ou qualquer outro aparelho que tenha entrada para o plugue de caixas de som.

Há também uma série de inovações tecnológicas neste segmento que possibilitam assistir à televisão ou escutar música através de um sistema acoplado à banheira. A iluminação deve ser suave e pode ser obtida por meio da instalação de uma lâmpada de 40 Watts. Velas também podem ajudar a criar um ambiente propício ao repouso.

+ Banheiros decorados – Veja 16 ideias para se inspirar

+ Exaustor para banheiro evita mofo e elimina odores

+ Veja ideias para reaproveitar água do chuveiro e da máquina de lavar

+ Conheça as vantagens e desvantagens dos tipos de piso e escolha o seu

+ Veja o que você precisa saber sobre cerâmica e porcelanato para evitar problemas

+ Inspire-se para decorar os vãos e cantos da sua casa

+ Rolo de papel higiênico se transforma em peças decorativas

+ Conheça os principais erros de decoração do banheiro

+ Veja 10 ideias criativas para decorar o espelho do banheiro

+ Veja dicas para acertar na decoração de banheiro pequeno

+ Saiba quais são os aromas indicados para cada ambiente da casa

 

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.