02/02/2008

Sua casa bem mais saudável

Fonte: Jornal da Tarde

Famílias substituem a piscina pelo spa e ganham área de relaxamento e lazer para o ano todo

DivulgaçãoProjeto do arquiteto Roberto Riscala de banheira tipo spa colocada em uma cobertura, que ainda é boa solução para aproveitamento do espaço

No Brasil, a palavra ‘spa’ ainda é associada às clínicas de saúde e emagrecimento. Mas, aos poucos, o conceito de spa (salute per aqua, ou ‘saúde pela água’, do italiano) começa a se disseminar e ganhar as residências.

“Os brasileiros começaram a entender o conceito de spa e a instalá-lo dentro de casa, em coberturas e jardins”, explica Adriana Russell, da Spas Versati, uma das empresas que ajudaram a tornar o conceito conhecido no País.

O hidro-spa parece uma grande banheira de hidromassagem.
Mas não é só isso. Além de ser maior do que a banheira comum, o spa tem mais funções (jatos para todo o tipo de massagem e em alguns modelos, cromoterapia) e, na maior parte dos casos, é instalado na parte de fora da casa.

“Quando instalado na área externa, o spa tem a função da piscina, mas com a vantagem do conforto, já que todo mundo fica sentado, e da temperatura da água, que possibilita que ele seja usado o ano todo, ao contrário da piscina”, acrescenta Adriana.

A flexibilidade dos spas contribuiu para o aumento da procura
dessas ‘termas’ para dentro de casa. Para o arquiteto e paisagista Roberto Riscala, que já fez mais de dez projetos com spas, o produto ganha de “dez a zero” quando comparado com a piscina. “Principalmente nos Estados do Sul e Sudeste, onde é mais difícil usar a piscina o ano todo pela temperatura. E aquecer piscina é bem mais complexo do que aquecer a água de um spa.”

Apesar de muito indicados para os locais de temperaturas mais
amenas, os spas também ganharam popularidade nos Estados do Nordeste. “Vendemos muito para esses Estados”, diz Eliana Chiatti, gerente comercial da Acquamax, fábrica de spas, banheiras e ofurôs.

Isso porque, se no Sul e Sudeste é comum as pessoas tirarem a piscina para colocar o spa, no Nordeste o spa é colocado perto da piscina. “A temperatura do spa é fácil de ser controlada. Então ele pode ser usado também em um local
mais quente”, acrescenta Eliana.

Esteticamente os spas também têm algumas vantagens. Além de entrarem em projetos onde há pouco espaço, eles podem ser integrados à arquitetura.“ O spa pode inclusive ser feito em alvenaria, para quem não gosta da estética da banheira. Mas sempre com o conforto do spa, tanto emjatos como nas acomodações e nos acessórios”, diz a arquiteta Clarissa
Strauss, que está finalizando um spa em alvenaria.

Outra vantagem dos spas é a manutenção, bem mais simples do que de piscinas. “Os spas vem com filtro de areia e ainda pode ser feito o tratamento com ozônio. Basta esperar decantar e aspirar, sem trocar a água”, explica Moacir Marchi Filho, da Mondialle, que fabrica mais de mil unidades de spas e banheiras todos os meses.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.