08/12/2008

Sua cozinha de cara nova

Fonte: Jornal da Tarde

Empresas investem em design arrojado e funcionalidade nos novos modelos

O desenho das coifas ganharam sofisticação para seguir as tendências em design dos eletrodomésticos. Os modelos com cara de exaustor de cozinha industrial deram espaço para versões mais compactas.”As coifas, além de indispensáveis para quem cozinha e não quer cheiro forte e gordura pela casa, já virou objeto de decoração das cozinhas. Há modelos que podem fazer a diferença no ambiente”, comenta a arquiteta Teresa Simões.

A iluminação das coifas também faz diferença. A arquiteta Claudia Krakowiak Bitran explica que a iluminação auxilia o preparo dos alimentos. “Com a luz central das cozinhas, acabamos fazendo sombra no fogão ou na área em que estamos manuseando os alimentos, por isso a importância da luz na peça”, explica.

Hoje, o mercado oferece inovações que vão desde design arrojado até sistemas de acionamento automático. A Brastemp lançou recentemente um linha de produtos chamada Sexto Sentido, que inclui uma coifa que aciona a exaustão automaticamente na presença de fumaça, além de ter um desenho arrojado.

A Pulsar, empresa especializada em coifas e exaustores, busca os desenhos geométricos e alças auxiliares para agradar os consumidores. O motor potente de fabricação nacional é um dos pontos fortes, segundo os arquitetos.

A Eletrolux aposta nas peças com vidro para trazer leveza ao ambiente e a tecnologia dos leds (em português, diodo emissor de luz). Quando o filtro precisa ser trocado, o eletrodoméstico aciona uma luz indicativa.

Com a praticidade em primeiro lugar, a KitchenAid trouxe para o Brasil o modelo que soma depurador e exaustor na mesma peça. O filtro de metal pode ser lavado na máquina de lavar louça, além de ter três opções de velocidade de sucção e mais um turbo para casos específicos.

Já a Elettromec oferece inovação e design nas peças. Além dos produtos tradicionais, a empresa investe no conceito de eletrodoméstico decorativo, com o modelo Wind, que fica entre o depurador e o lustre. A peça em aço inox escovado apresenta fendas para a iluminação e é recomendável para áreas de visita ou cozinhas com cooktop de apenas duas bocas.

As manchas criadas na limpeza dos produtos em aço inox faz com que muita gente prefira produtos esmaltados. No entanto, arquitetos e profissionais do segmento recomendam o lubrificante WD-40. Segundo a representante comercial da Pulsar, Márcia Cristina, esse é o produto mais recomendável para peças com esse acabamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.