22/06/2010

Sustentabilidade dá o tom do Casa Cor SP

Fonte: O Globo
Banheiro Público Feminino das profissionais Andrea Lattanzi Tavares e Tildchen Moussa (Foto: Divulgação)
Banheiro Público Feminino das profissionais Andrea Lattanzi Tavares e Tildchen Moussa (Foto: Divulgação)

A partir do tema “Sua casa, sua vida, mais sustentável e feliz”, a edição 2010 do Casa Cor São Paulo abriu as portas ao público com 105 ambientes que seguem, em maior ou menor escala, a linha ecologicamente correta. As arquitetas Sylvia Figueiró e Sofia Matos Guidi, por exemplo, lançaram mão do reaproveitamento de materiais para compor o “Jardim das Frutas”, que ocupa uma área de 120 metros quadrados.

As peças decorativas de cerâmica foram feitas com argila e vidro de velhas lâmpadas fluorescentes. Os bancos foram fabricados com madeira de demolições de antigas construções. E um painel decorativo foi criado com cascas de frutas e castanhas, espelhos inutilizados e ecopastilhas, feitas com barro e borra de café, conta Sylvia:

“A proposta é apontar soluções para materiais distintos. Os tijolos, por exemplo, foram produzidos com sobra de terra de obras.”

Já a proposta do paisagista Roberto Riscala no seu “Jardim da Família” foi integrar o mobiliário à vegetação do espaço. Um dos destaques é a mesa de madeira teca, com uma mini-horta plantada diretamente sobre o tampo. Um sistema de irrigação, que fica escondido no meio da horta, faz a água circular. Em meio ao verde, um spa, com hidromassagem, completa o ambiente.

“O objetivo era criar atrativos para estimular o uso de áreas externas, proporcionando um momento de relaxamento”, afirma Riscala.

A mostra fica em cartaz até 13 de julho, no Jockey Club, em São Paulo. Informações: http://www.casacor.com.br

LEIA MAIS:

CINEMA E ESPORTE INSPIRAM A CRIAÇÃO DE AMBIENTES DO CASA COR SÃO PAULO

CASA COR SÃO PAULO ABRE SUAS PORTAS COM QUATRO MOSTRAS SIMULTÂNEAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.