01/09/2015

Rio de Janeiro: Taquara tem reserva florestal e forte comércio

Conheça o bairro da zona oeste do Rio, um dos bairros mais agitados da zona oeste carioca

Fonte: Revista do ZAP

Conheça Taquara, na zona oeste do Rio, um dos bairros mais agitados da zona oeste carioca

A Taquara é um dos bairros mais agitados da zona oeste carioca. Cercado pelos “vizinhos” Tanque, Pechincha, Cidade de Deus, Curicica e Jardim Sulacap, a região se destaca pelo forte comércio de rua, especialmente nas Avenida Nelson Cardoso, Estrada dos Bandeirantes e Estrada do Tindiba. Lá estão agências bancárias, lojas de rede e de serviços.

Taquaraa (Foto: Prefeitura/ Divulgação)
Fora do Centro, a Taquara é tranquila (Foto: Prefeitura/ Divulgação)

Mas a poucos quilômetros do centro do bairro está o Parque Estadual da Pedra Branca, uma reserva florestal que faz parte do Maciço da Pedra Branca. Com entrada gratuita, visitantes podem fazer passeios, caminhadas, escaladas e muitas outras atividades ao ar livre.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o bairro de classe média tem 102.126 moradores, com renda média de R$ 1.769. A oferta de residências vai desde condomínios novíssimos até casas e apartamentos usados.

Fora do centro, a Taquara é tranquila. Famílias se reúnem em várias das praças públicas do bairro e, em algumas delas, estão instaladas academias da terceira idade, um projeto da Prefeitura do Rio de Janeiro. As vias mais residenciais são na Estrada Rodrigues Caldas, Estrada do Rio Grande e Estrada do Meringuava.

As escolas, entre municipais e particulares, atendem toda a região. As principais são as públicas Barão da Taquara e  Brigadeiro Schorcht, e as privadas Santa Mônica, Colégio Nacional e Tamandaré. A única universidade do local é a particular Estácio de Sá. Em termos de saúde, os moradores contam com uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) e o Hospital de Clínicas de Jacarepaguá. O acesso para outras regiões da cidade é fácil. A quantidade de ônibus para zona norte, centro e região metropolitana é vasta.

Taquara ainda sem infra ou população no local (Foto: Divulgação/IBGE)
Taquara ainda sem infra ou população no local (Foto: Divulgação/IBGE)

No século XIX, a Taquara pertencia ao Barão da Taquara, dono de vários lotes. O nobre foi responsável por abrir vias e construir escolas e igrejas no local. Foi por volta de 1875 foi inaugurada a Companhia Ferro-Carril de Jacarepaguá, que “cortava” Cascadura, Tanque e a Taquara. Com a chegada dos bonde eletrificados, por volta de 1910, foi inevitável a formação do bairro, com moradores interessados na zona industrial que se destacava na época. As informações são da subprefeitura.

 

Conheça a história do Rio de Janeiro

Gávea é recanto na agitada zona sul

Conheça a história de Copacabana

Conheça a história da Barra da Tijuca

Conheça a história de Laranjeiras

Catete, o bairro que foi o centro do Brasil por 63 anos

 

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.