03/07/2009

Tarifa diferenciada já é usada na conta do telefone há mais de 10 anos

Fonte: O Estado de S. Paulo

A medida ajuda a diminuir o tráfego nos horários de maior utilização do sistema

Tarifas diferentes por horário de uso já existem na telefonia fixa desde antes da privatização do Sistema Telebrás. A medida, prevista hoje em regulamento da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), ajuda a diminuir o tráfego nos horários de maior utilização do sistema.

A lógica é a mesma que baseia os estudos da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para a diferenciação de tarifas na energia: quem usa os serviços nos horários menos congestionados paga menos.

Nas ligações locais, por exemplo, o plano básico das concessionárias prevê dois tipos principais de cobrança. No chamado horário comum (das 6h à meia-noite nos dias de semana e das 6h às 14h nos sábados) o pagamento é feito a partir do valor do minuto. Quanto mais o usuário fala, mais paga. Já aos domingos e feriados, nos sábados após as 14h e nos dias de semana da meia-noite às 6h, a cobrança é por chamada, o usuário paga apenas uma ligação e fala quanto tempo quiser.

Nas ligações interurbanas, então, há quatro tipos principais de tarifas, sendo que o preço final varia ainda de acordo com a distância entre as localidades e os estados.

Essas quatro variáveis principais nas chamadas DDD são chamadas de “Super Reduzida” (todos os dias, da meia-noite às 6h), “Reduzida” (das 6h às 7h e das 21h às 24h de segunda à sexta; aos sábados, das 6h às 7h e das 14h às 24h; e nos domingos e feriados, das 6h à meia-noite), “Normal” (das 7h às 9h, das 12h às 14h e das 18h às 21h, de segunda à sexta; e de 7h às 14h aos sábados. A tarifa mais cara é a que pega em cheio o chamado horário comercial. Conhecida como “Diferenciada”, ela é cobrada de segunda à sexta das 9h às 12h e das 14h às 18h. Nos telefonemas internacionais, a cobrança depende do horário e país para o qual está sendo feita ligação.

De qualquer maneira, com a melhoria da rede, as empresas vêm ofertando pacotes alternativos que acabam se sobrepondo a essas diferenças previstas nos regulamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.