24/02/2007

Técnica de construção também ajuda

Fonte: Jornal da Tarde

Além de produtos específicos, com tecnologias mais avançadas para impedir que o som se transforme em tormento, existem técnicas construtivas que ajudam a minimizar os efeitos do barulho. Algumas dicas podem ser seguidas na hora de reformar ou construir a casa, e, assim, deixar o ambiente ainda mais silencioso. Paredes de tijolos, revestidas em ambos … Continue lendo “Técnica de construção também ajuda”

Além de produtos específicos, com tecnologias mais avançadas para impedir que o som se transforme em tormento, existem técnicas construtivas que ajudam a minimizar os efeitos do barulho. Algumas dicas podem ser seguidas na hora de reformar ou construir a casa, e, assim, deixar o ambiente ainda mais silencioso.

Paredes de tijolos, revestidas em ambos os lados, conseguem minimizar o ruído externo. Além disso, em ruas muito movimentadas, os muros altos formam uma barreira física e contribuem para impedir que o barulho entre em casa.

No teto, a aplicação de forros com alturas variadas entre um ambiente e outro é um recurso adotado para diminuir a reverberação das ondas sonoras. Telhas de barro do tipo francesas – mais retas e chatas – possuem um poder de absorção maior e podem ser aplicadas em ambientes onde é preciso mais silêncio durante o dia.

A construção das portas é outro ponto que contribui para impedir que o barulho dentro de casa seja muito grande. Se elas forem planejadas para não ficarem uma de frente para outra, a propagação dos ruídos produzidos internamente será efetivamente menor.

Já no piso, os carpetes de tecido e as passadeiras colocadas nas escadas ajudam a absorver e abafar o barulho que se forma.

Como isolar os sons indesejáveis

Definição

Existem duas maneiras de diminuir o barulho dentro de um imóvel para que o incômodo ao ouvido humano seja menor: o isolamento e a absorção acústicos. Cada um é indicado para tipos diferentes de situações

Isolamento

É feito por materiais mais densos e pesados – como concreto, vidro, aço e chumbo. A intenção é fazer com que o barulho do lado de fora não chegue até o morador ou então não passe de um recinto para outro

Absorção

Efeito conseguido com materiais que diminuem ou eliminam o nível de reverberação em um local fechado. Elementos porosos, como espumas, fibras cerâmicas e de vidro, tecidos e carpetes são os mais indicados

Leia também

 

Você em casa, e o barulho lá fora

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.