
Conforto é a palavra de ordem da construtora Bracco ao elaborar o projeto do “apartamento inteligente”, que a empresa montou em seu showroom, em São Paulo. A comodidade começa ao se abrir a porta de entrada, pois nenhuma chave é necessária. Basta colocar o dedo num sensor que lê a digital dos usuários autorizados e o trinco é aberto.
Com apenas um controle remoto é possível ajustar a iluminação, temperatura do ar, cortinas das janelas, câmeras de segurança, sistema de som, irrigação das plantas e até o funcionamento de aparelhos domésticos. Todas as preferências dos moradores ficam registradas numa central eletrônica.

É possível até mesmo controlar os equipamentos à distância. Sem sair do quarto o usuário pode ligar uma cafeteira na cozinha ou desligar a iluminação dos corredores. Se o sistema de som está muito alto no quarto das crianças, os pais podem reduzir o volume sem deixar o sofá da sala. A quantidade de controles varia de acordo com as necessidades da família.

Se as pessoas tiverem preferências distintas, o sistema permite a criação de “cenários” personalizados. Como uma espécie de “boas-vindas”, dá para configurar, por exemplo, a iluminação, temperatura do ar e a música predileta que começa a tocar quando cada morador chega em casa.
As câmeras instaladas no apartamento possuem um endereço de IP (código que dá acesso a internet). Dessa forma, é possível acompanhar o que se passa na residência e comandar os equipamentos mesmo fora de casa, em qualquer lugar do mundo, por meio da rede mundial. Se, por exemplo, você estiver viajando e descobrir que a luz do sol está iluminando um móvel que não deveria, é só acionar o fechamento das cortinas pelo computador. Na varanda, um sensor de umidade aciona a irrigação das plantas automaticamente, de acordo com as condições do tempo.

Seguindo a nova legislação para redução do consumo de água, os apartamentos possuem medidores individuais de água e gás. Há também um sistema de aspiração de pó central cinco vezes mais potente que um aspirador comum. Cada cômodo tem soquetes para encaixe da “mangueira” do aspirador. Um sistema central cria vácuo numa tubulação unificada, evitando que seja preciso carregar o equipamento para todo lugar.
Os interfones estão integrados a um sistema de telefonia convencional, permitindo que cada apartamento possa se comunicar com o outro, e não só com a portaria, pois a comunicação é feita por ramais.

Para equipar um apartamento com todas as funcionalidades da automação residencial gasta-se, em média, R$ 25.000. O showroom da construtora Bracco com o apartamento inteligente está na rua Conceição Marcondes Silva, 170, no Campo Belo,em São Paulo/SP.