30/06/2014

Tecnologia permite que pessoas com deficiência controlem a casa na palma da mão

Sistemas de automação garantem mais independência e autonomia em tarefas rotineiras, como ligar ou desligar a TV

Fonte: ZAP Imóveis

As pessoas com deficiência (PCDs) representam quase um terço da população brasileira, segundo o último Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e, ainda nos dias de hoje, encontram dificuldades para se comunicar e se locomover em qualquer cidade do nosso País.

Tecnologia permite que pessoas com deficiência controlem a casa na palma da mão
Sistemas de automoção residencial podem dar mais liberdade a uma pessoa com deficiência (Foto: Shutterstock)

Empresa cria anel inteligente para controlar atividades dentro de casa

“Mas essas restrições já estão sendo vencidas, em parte, com o auxílio da chamada tecnologia assistiva, ou seja, equipamentos e softwares voltados para promover a acessibilidade das pessoas com deficiência dentro de casa ou nas ruas”, afirma a arquiteta Mariana Franzon Tamberg.

Segundo a especialista, acessibilidade não significa apenas ter rampas e elevadores no lugar das escadas ou pensar na largura das portas ao projetar ou prever vagas especiais nos estacionamentos. “É também permitir a comunicação, a facilidade no transporte, possibilitar que a pessoa tenha o direito de ir e vir sem depender de outras pessoas. Para isso, a tecnologia é o melhor caminho”, enfatiza a arquiteta.

Sistema de automação – Um dos exemplos dessa tecnologia está presente no sistema de automação residencial Control4. Com ele, a pessoa com deficiência física pode controlar a casa inteira por meio de um único toque.

Tecnologia permite que pessoas com deficiência controlem a casa na palma da mão
Aplicativos facilitam a rotina das pessoas com deficiência por serem simples e intuitivos (Foto: Reprodução – SnakeClamp)

O principal diferencial da linha Control4 é o fato de não utilizar fios, o que permite sua instalação em imóveis que já contam com infraestrutura moderna, nos  mais antigos ou em projetos de retrofit (a instalação pode ser feita sem utilizar cabeamento ou sem a quebra de paredes). Além disso, toda a interface (controle) é muito simples e intuitiva, permitindo que qualquer pessoa faça uso dessa ferramenta, sem a necessidade de estudar um manual.

O sistema permite a automação da iluminação (criação de cenas), das persianas, dos equipamentos de entretenimento (áudio e vídeo), de segurança e de climatização. Tudo sem nenhum fio aparente e com a possibilidade de escolha entre diversos tipos de controles: painel touch screen, iPad, iPhone ou controle remoto. Todo o sistema é modular, permitindo que novos recursos sejam adicionados, de acordo com a necessidade ou orçamento do cliente.

Tecnologia permite que pessoas com deficiência controlem a casa na palma da mão
Sistema permite que tarefas básicas da casa sejam controladas por um toque no iPad, iPhone ou no controle remoto (Foto: Control4)

Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Clique aqui e cadastre-se

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.