11/11/2009

Telefonia também foi afetada

Fonte: O Estado de S. Paulo

Houve falta de sinal e congestionamentos na rede

O apagão de ontem teve reflexo em outros serviços. As redes de telefonia celular, por exemplo, acabaram sendo afetadas pela queda de energia elétrica. Muita gente teve dificuldade para fazer chamadas de seus celulares ou para passar mensagens de texto. Em alguns locais, os celulares ficaram completamente sem sinal.

As empresas, porém, disseram que os problemas não foram generalizados. A operadora TIM, por exemplo, informou que sua área técnica identificou congestionamento na rede porque muitas pessoas tentaram ligar ao mesmo tempo para saber informações exatamente sobre o apagão. Além disso, algumas antenas tiveram problemas no gerador.

Mas, de acordo com a empresa, a rede, de uma forma geral, continuou a funcionar. As outras grandes operadora de telefonia celular do País – Vivo, Claro e Oi – ainda não tinham, até o final da noite de ontem, informações da área técnica sobre a origem do problema. Mas as assessorias dessas operadoras foram contactadas por celular e conseguiram passar informações.

Nos casos de falta de energia elétrica, cada uma das estações radiobase, formadas pela antena e equipamentos de rede, passam a funcionar com gerador de energia. No caso de um apagão em larga escala, no entanto, algumas estações podem acabar saindo do ar por problemas no gerador.

As empresas de telefonia móvel informaram ontem apenas que verificariam com a área técnica o impacto da falta de energia em suas redes e no aumento do tráfego de chamadas.

Os geradores de eletricidade têm autonomia para operar durante algumas horas. Por isso, se o problema de fornecimento de energia tiver duração mais longa, o impacto no serviço poderia ser maior. Até a noite de ontem, não havia informações sobre problemas na rede de telefonia fixa.

ENCONTRE SEU IMÓVEL NO ZAP:


 

LEIA MAIS:

TEMPESTADE PODE TER CAUSADO FALHA

QUEDA DE LINHA DE ENERGIA CAUSA BLECAUTE EM 12 ESTADOS E NO DF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.