11/10/2017

Tem bebê a caminho? Saiba como fazer o quarto dele parecer maior

Veja como alguns truques ajudam a dar amplitude em cômodos pequenos

Fonte: ZAP em Casa

Com empreendimentos que visam cada vez mais o lazer nos condomínios, mas cada vez menos a amplitude dos cômodos dos apartamentos, futuros pais que se veem na fase de planejamento do quarto do bebê muitas vezes precisam recorrer a truques para fazê-lo parecer maior do que realmente é.

+Baixe o App de Faça Você Mesmo do ZAP em Casa

+ Siga nosso perfil no Pinterest

Então, para ajudar com a tarefa, o ZAP em Casa traz dicas preciosas que podem fazer a diferença na hora de tornar o cantinho do novo membro da família mais aconchegante. Confira!

Pense primeiro no macro, deixe os detalhes para depois

É claro que a sua ansiedade provavelmente quer logo decidir os bichinhos de pelúcia que vão em cada canto, a cor da luminária que vai em cima da cômoda e coisas do tipo. Mas, o primeiro passo, na verdade, é planejar os pontos maiores do espaço enquanto ele ainda não tem nenhum móvel, pois esta fase é decisiva para que a amplitude seja garantida, conforme explica a designer de interiores Tássia Pereira: “para o quarto pequeno parecer maior, a dica fundamental é o uso de cores claras nas paredes, piso e nas peças da mobília”.

quarto de bebê
Mas, o primeiro passo, na verdade, é planejar os pontos maiores do espaço enquanto ele ainda não tem nenhum móvel (Foto: Reprodução/Pinterest)

Levando isso em conta, pense também em alongar o pé direito através da pintura da parede e, caso opte por listras, faça-as finas e verticais; ou divida a parede e pinte a metade debaixo de branco e a de cima de uma cor clara de sua preferência. Com ambas as dicas, o espaço tende a aumentar.

Ainda pensando no macro, não deixe de lado a iluminação que, segundo Tássia, quando feita de forma indireta na parede, com arandelas ou cordões de luzinhas, dão charme, ajudam a aumentar o quarto e ainda são bastante confortáveis para o bebê.

Pense nas consequências da escolha do tema

A gente sabe, essa é a hora mais prazerosa da decoração! Disney, fadas, safari, piratas, corujas, o time de futebol do coração e até os filmes preferidos dos pais entram nas opções na hora de pensar no quarto do bebê. Mas, vale ter muita calma nessa hora, sim, pois muitas vezes para expressar um tema, você pode correr o risco de exagerar no número de elementos, como nichos, quadros e brinquedos, que poluem o ambiente visualmente.

quarto de bebê
Temas leves, que não necessitam de muita decoração e tenham cores mais neutras são as melhores opções (Foto: Reprodução/Pinterest)

“Temas leves, que não necessitam de muita decoração e tenham cores mais neutras são as melhores opções. Vale a pena investir em temas como aviação (cores azul e branco) e no caso de animais, opte por um tipo, como abelhas (tons pastel), por exemplo”, é o que sugere Tássia.

Saiba estabelecer prioridades

Entenda que para ganhar a impressão de um quarto maior, você não poderá abarrotá-lo de móveis, por isso precisa pensar nas coisas que são realmente essenciais para o bebê e para o uso no dia a dia. Se a mamãe faz questão da poltrona de amamentação, por exemplo, não tem problema, para resolver isso, é só posicioná-la bem ao lado do berço, sem deixar espaço de circulação entre um móvel e outro.

quarto de bebê
Entenda que para ganhar a impressão de um quarto maior, você não poderá abarrotá-lo de móveis (Foto: Reprodução/Pinterest)

Outra boa dica é escolher móveis funcionais, que possuem mais de uma utilidade no quarto: “existem opções de berços com trocadores e gavetas acopladas, neste caso seria necessário também apenas um pequeno armário para sapatos e roupinhas. Outra opção são cômodas com cabideiros e gavetas para guardar as peças que já servem também de apoio para o trocador, eliminando assim o uso de armários”, como descreve a designer de interiores.

Com a palavra “prioridades” em mente, ela ainda destaca as peças fundamentais para um quarto de bebê como o berço, o trocador e o armário. Com estes itens, você tem tudo o que precisa para um dia a dia confortável com o bebê e só precisa dar o toque de personalidade na decoração com cores e pequenos detalhes infantis.

quarto de bebê
Outra boa dica é escolher móveis funcionais, que possuem mais de uma utilidade no quarto (Foto: Reprodução/Pinterest)

+ Aprenda a decorar um quarto infantil a partir do signo do bebê

+ Saiba como escolher papéis de parede para o quarto do bebê

+ Como fugir do óbvio na decoração do quarto do bebê

+ Quarto de bebê pode ter móveis rústicos sem perder a delicadeza

+ Veja 5 dicas de como economizar na decoração do quarto do bebê

+ Saiba o que é indispensável para decorar o quarto do bebê

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.