14/04/2007

Tijolo ou concreto: qual comprar?

Fonte: Jornal da Tarde

Características e preços diferentes de materiais com funções semelhantes confundem consumidor

Tiago Queiroz/José Cordeiro/AENa hora de construir ou reformar, consulte profissionais como um arquiteto para saber se sua obra deve usar blocos de concreto ou de cerâmica

 

Os dois têm a mesma função: onde vai um, vai outro, dizem os próprios fabricantes. Mas com tantas características peculiares, variação de tamanho e preço, vantagens e desvantagens, eles acabam por confundir a cabeça do consumidor. A dúvida: bloco de concreto ou de cerâmica?

Mais leves (5kg) e a preço unitário médio mais baixo (R$ 0,30) que o concorrente, os blocos de cerâmica (tijolos) são os mais procurados pelo mercado das construções residenciais de menor porte por apresentarem um limite de resistência inferior ao do concreto e maior rentabilidade no frete – caminhões carregam mais tijolos do que blocos por viagem.

Segundo Paulo Manzini, coordenador-geral do Terra Brasil – grupo de nove indústrias de cerâmica -, os tijolos apresentam uma capacidade térmica-acústica superior e menor absorção de água que o concreto, por isso são os mais utilizados na alvenaria de vedação. “Com os blocos de cerâmica, a estrutura da obra fica mais leve, reduzindo seus gastos.”

É tomando o custo final da obra como ponto de partida que o técnico da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) Cláudio Oliveira justifica o emprego dos blocos de concreto, não somente na alvenaria estrutural – mercado voltado a edificações -, como também na vedação. Ao preço médio de R$ 0,80, diz,os blocos são mais práticos, devido a variação de modelos, e demandam menos argamassa.

“O bloco normalizado é vazado e otimiza a aplicação da argamassa. Por isso, o custo na parade chega a ser menor.” Além disso, as paredes com bloco são erguidas mais rápida por conta do tamanho – 12,5 blocos por m² ante 25 tijolos – e com alinhamento mais definido.

Como comprar produtos de qualidade

Blocos de concreto 
Blocos devem ser homogêneos e apresentar as arestas vivas (retas)

Não devem apresentar trincas, fraturas e outros defeitos

Superfície deve ser suficientemente áspera para garantir aderência do produto

Faça o teste de umidade para ter certeza de que o bloco não absorve muita água

Exija o selo ABCP de qualidade. A Associação Brasileira de Cimento Portland tem 45 empresas associadas (lista disponível no site

Blocos de cerâmica 
Bloco tem de estar em conformidade com as norma da ABNT (NBR 15270/2005)

As dimensões do bloco e o nome do fabricante devem vir gravadas no produto

Confira se as dimensões especificadas estão de acordo

Confira se o material cerâmico foi bem queimado batendo levemente no produto. Blocos de qualidade apresentam um som agudo

Faça o teste da umidade para ter certeza de que o bloco não absorve muita água

 

3 Comentários

  1. minha filha esta construindo em cima do nossso sobrado , ela vai usar bloco ecologico, vai mdar certo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.