05/06/2009

Tire suas dúvidas sobre revestimentos de piso e parede

Fonte: O Globo

Durante o mês de junho, a arquiteta Dorys Daher esclarece as questões dos leitores sobre trocas de piso, tipos e cores de tinta e laminados

Rio de Janeiro – Você pretende cobrir aquele piso antigo e desgastado de madeira com laminados? Ou, quem sabe, pintar os azulejos da cozinha para mudar o visual do ambiente? Antes de fazer uma transformação na parede ou no piso da casa, o melhor é fazer uma consulta a um profissional da área. Pensando nisso, o site do Morar Bem, convidou a arquiteta Dórys Daher para participar do Tire Suas Dúvidas sobre Revestimentos. Até o fim de junho, ela vai esclarecer as questões dos leitores sobre trocas de piso, tipos de tinta, cores e materiais adequados para ambientes pequenos, grandes, internos e externos. Em entrevista, Dórys explica alguns procedimentos que devem ser feitos ao se pensar em mexer no revestimento de piso e parede.

Numa reforma em que se quer rapidez e economia, é possível pintar azulejos da parede do banheiro e obter um bom resultado?
Você tem um bom resultado de imediato e fantástico. É uma ótima opção para quem está querendo economizar gastos. Mas, vale o morador ter alguns cuidados. A tinta branca específica para azulejo, por exemplo, fica amarelada com o tempo. Mas há uma opção de tinta que pode ser mais duradoura, conhecida como epóxi. Eu recomendo a que seja à base de água, pois seca mais rápido e não exala mau cheiro. Ao contrário da que é preparada com óleo. Para tirar a marcação das juntas entre os azulejos é preciso nivelá-los, antes da pintura, com massa de cimento e cola. Vale ressaltar que não é recomendável o uso de tinta no piso, pois ele se desgasta rápido.

Num ambiente pequeno fica agradável usar cor em uma das paredes?
Recomendo o uso de cores que não sejam muito escuras e apenas para marcar algo na decoração que queira chamar a atenção. Além disso, a pintura deve ser feita em um lugar estratégico, que não torne menor o espaço.
No caso de um apartamento com piso em cerâmica, é preciso retirá-lo para a colocação de piso em madeira?
Se o morador optar pelo uso de madeira maciça, sim, o piso de cerâmica deve ser retirado. Só não será necessária a retirada da cerâmica se o piso escolhido for de madeira flutuante que. Este oferece muito bom resultado. Nesse caso, o material é posto sobre uma manta niveladora, que cobre o piso existente.

Quando é recomendada uma pintura acrílica ou PVA?
O acrílico é recomendado para áreas externas, por ser resistente às intempéries do dia. Na área interna é aconselhado o uso em áreas que precisam ser constantemente lavadas, como o banheiro e a cozinha. O PVA deve ser usado em áreas internas. Se a parede que recebeu este tipo de tinta estiver muito suja, o melhor é pintá-la de novo.

5 Comentários

  1. Quero pintar a minha casa na cor amarelo canário,mas gostaria de pintar uma das paredes da cozinha de laranja para realçar com os móveis da cozinha,e uma das paredes da sala de vermelho para realçar o meu sofá.Será que irá combinar,gostaria de uma sugestão.Obrigado.

  2. Quero trocar os tacos da minha casa por piso é necessáriofazer novo comtrapiso ou somente retirar os excessos de massa deixados ao retirar os tacos e seguir as recomendações na colocação de pisos.Obrigado, gostaria de uma sugestão.

  3. Estou com uma dúvida tremenda em colocar os pisos em minha casa, Preciso saber se Porcelanato e piso cerâmico da Marca DELTA é de ótima qualidade, o que vocês me aconselham ? Obrigado.

  4. cimento cola piso, pode colocar sobre tinta oleo,minha parede de banheiro é tinta oleo, posso colocar cimento cola para revestir de azulejo

  5. Estou sem saber o que fazer por não poder trocar o piso da parede de minha cozinha por motivo financeiros. Tenho vontade de pintar mais não sei como faze-lo e se pode ser feito.As paredes de minha cozinha são de pisos grandes e estão esfarelando se escamando como se fossem flocos de vidro , sei lá não dá para explicar direito.Muito estranho,fazem 13 anos de uso e não tenho como recorrer uma reclamação.Gostaria de saber se existe algum produto para cauterizar , não sei se é a palavra certa.Ou pintar ,o que fazer e como fazer e se tem jeito e que não seja caro.Obrigada… Mais uma vez … Agradeço atenção e aguardo resposta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.