25/03/2014

Título de capitalização pode ser oferecido como garantia locatícia

Saiba quais são as vantagens dessa opção para locatários, locadores e imobiliárias

Fonte: ZAP Imóveis

Dentre as modalidades de garantias locatícias disponíveis no mercado imobiliário (fiador pessoa física, seguro-fiança e depósito caução em dinheiro), o título de capitalização vem se tornando mais conhecido entre os brasileiros que querem alugar um imóvel.

O título de capitalização pode servir como garantia em operações de aluguel de imóvel, sem a necessidade de um fiador (Foto: Shutterstock)

Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Clique aqui e cadastre-se

Por mais que essa opção pese um pouco no bolso do locatário, já que o valor integral – acordado entre as partes – costuma girar entre oito a 10 aluguéis e é pago via boleto bancário, ela oferece outros diferenciais bastante atraentes.

De acordo com Ronaldo Novo, gerente de negócios da Brasilcap, o produto mantém as vantagens dos títulos de capitalização convencionais, como a possibilidade de devolução de 100% do valor pago com correções, ao final do prazo de validade (que costuma variar entre 12 a 15 meses). Vale ressaltar que esse resgate poderá ser realizado desde que não haja inadimplência por parte do locatário.

Além disso, o indivíduo também vai participar de sorteios mensais de prêmios em dinheiro e estará isento de análise de crédito e taxa de adesão. No caso do produto da Brasilcap, há ainda possibilidade de financiar valor do título pelo Banco do Brasil.

Confira abaixo um quadro que compara as modalidades de garantias locatícias aceitas no mercado imobiliário brasileiro e os diferenciais de cada uma. Para tanto, foi considerado um valor de R$ 2 000 de aluguel, com contrato de 30 meses:

Vantagens para locadores e imobiliárias – Fabio Braga, gerente da Porto Seguro Capitalização, acrescenta que a modalidade também é vantajosa para o proprietário do imóvel e para a imobiliária, que têm a garantia necessária para realizar o aluguel sem riscos.

Ao aceitar o título de capitalização como garantia, os locadores facilitam o processo de aluguel do imóvel, já que o produto pode ser contratado de forma simples, rápida e segura. Fábio acrescenta que o proprietário e a imobiliária contam com o apoio da área de sinistro da administradora, e no caso de inadimplência, o título de capitalização será resgatado para a cobertura dos débitos.

16 Comentários

  1. Muito interessante a matéria deveria ser mais divulgada para que locatário s e locadores tivessem acesso e ainda colocar também a documentação necessária e o tempo que demora para a finalização do contrato.

  2. Como os títulos tem validade de 12 a 15 meses até podendo ser resgatados se o contrato é de 30 meses?Obviamente ficará sem garantia o contrato

  3. Olá Virgílio. O título pode ser reaplicado. Basta que o titular faça esse acerto com o proprietário e a seguradora.

  4. Se o Titulo de capitalização num contrato comercial(sala) for negociado pelo prazo de 3 meses, como fica para o locador se o inquilino ficar 6 meses sem pagar?

  5. Considerando que o locatário utilize título de capitalização para garantir o contrato de 30 meses, sendo o titulo de capitalização for de 15 meses, pode-se colocar cláusula de renovação do titulo de capitalização automática? O banco aceita?O titulo de capitalização cobre despesas com condomínio e danos ao imóvel causado pelo locatário?

  6. 1. Em caso de inadimplência do locatário, devidamente comprovada, o locador poderá resgatar o título sem a participação do locatário (se esta for necessária, sera gerado um impasse equivalente a uma disputa judicial, se o locatário não concordar com o resgate);2. Como funcionaria o título para garantir danos ao imóvel constatados em vistoria?

  7. Nada obrigará o locatário a reaplicá-lo, como ocorre no seguro fiança, ficando o imóvel sem cobertura após vencimento do plano inicial…sem contar que essa modalidade não é contemplada na Lei do Inquilinato…fiquei na dúvida quanto a isso…

  8. Ola bom dia , tenho um titulo de capitalização de sul amarica de 2010 ,mudei de imobiliaria e foi transferido para nova imobiliaria, porem atrasei dois meses, e sempre pagando e deixando um . A imobiliaria pode resgatar o dinheiro??

  9. Olá, Dione! O ZAP não atua como intermediário ou participante entre o usuário e o anunciante. Para mais informações sobre a negociação, o contato deve ser realizado diretamente com o anunciante, por telefone ou mensagem. Esses meios de contato ficam disponíveis à direita da página, na área “Contatar o Anunciante”. Qualquer dúvida, estamos por aqui! 😉

  10. Olá, Alexandre! Tudo bom? O ZAP não atua como intermediário ou participante entre o usuário e o anunciante.
    Para mais informações sobre a negociação, o contato deve ser realizado diretamente com o anunciante, por telefone ou mensagem. Esses meios de contato ficam disponíveis à direita da página, na área “Contatar o Anunciante”. Qualquer dúvida, estamos por aqui! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.