O aposentado Haruo Murase, 70 anos, mora há 40 anos em um quitinete sem garagem no bairro da Liberdade, a poucos quarteirões do Metrô. Ele nunca sentiu a necessidade de comprar o veículo.
“Tive de optar: ou comprava o apartamento ou um carro. Refleti e verifiquei que a compra de um carro, além das parcelas de financiamento, tem custos de manutenção que podem ser equivalentes a sustentar uma família”, diz.
Na escolha pelo imóvel, considerou a localização, próxima ao transporte público e estabelecimentos comerciais que funcionam de madrugada.
Outra questão, explica, foi a proximidade ao local de trabalho. “Trabalhei em Pinheiros por sete anos e evitei trânsito, pois pegava o transporte público no contra fluxo de usuários que vinham da periferia em direção ao centro.”
No mesmo prédio, a comerciante Natarina Mineoka, 53 anos, vive com o companheiro e não descarta a compra de um carro, mesmo em um apartamento sem garagem. “A região tem diversos estacionamentos cujas vagas mensais custam R$ 90. Pode valer a pena.”
Quer saber mais? Siga o ZAP no Twitter