06/03/2012

Torres que coletam e armazenam água no Himalaia ganham competição mundial de arranha-céus

Torres que coletam e armazenam água no Himalaia ganham competição mundial de arranha-céus

Fonte: Revista do ZAP

As torres da Himalaya Water Tower, dos chineses Zhi Zheng, Hongchuan Zhao e Dongbai Song, foram as vencedoras da eVolo 2012 Skyscraper Competition

Torres concebidas para combater o impacto do aquecimento global foram as vencedoras da eVolo 2012 Skyscraper Competition, competição mundial que premia arquitetos cujos projetos redefinam o conceito de arranha-céus. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 5 de março.

Divulgação
















Os chineses Zhi Zheng, Hongchuan Zhao e Dongbai Song são os criadores da Himalaya Water Tower, conjunto de torres que combateriam o aquecimento global ao receberem e armazenarem a água derretida das geleiras das montanhas do Himalaia.

Divulgação 
















A parte inferior da Himalaya Water Tower seria constituída por hastes (pernas) torcidas, como as raízes de uma árvore, responsáveis pela coleta e transporte da água para a parte superior. Nessas hastes também haveria uma estrada de ferro para o transportas pessoas e bens.

O “coração” da torre seria formado por quatro largos cilindros em que ficariam sistemas de purificação e congelamento da água coletada. Mais acima, no topo da construção e visível entre as montanhas cobertas de neve, ficaria um sistema de armazenamento para manter a água coletada a salvo, sobre o solo.

Com o projeto Himalaya Water Tower, os arquitetos Zhi Zheng, Hongchuan Zhao e Dongbai Song levaram um prêmio de US$ 5 mil.

Competição
Criada em 2006, eVolo Skyscraper Competition acontece a cada ano com o objetivo de reconhecer e premiar propostas de arranha-céus com o uso de novas tecnologias, materiais e estéticas ligadas a estudos sobre globalização, flexibilidade, adaptação e revolução digital.

“O prêmio procura descobrir novos talentos, cujas ideias possam mudar o modo com que nós entendemos a arquitetura e sua relação com a natureza e ambientes construídos”, explicam os organizadores da competição.

A eVolo é uma revista de arquitetura e design focada em avanços tecnológicos, sustentabilidade e inovações em design para o século 21.


Leia mais:
>> Arquitetos criam arranha-céu subterrâneo
>> Construção cria prédios com floresta vertical
>> Dicas para tornar sua casa mais sustentável

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.