31/03/2011

Transforme o seu criado-mudo numa peça retrô com tintas e papel de presente

Fonte: O Globo

Rio de Janeiro – Um móvel sem vida da sua casa pode ser todo repaginado de uma maneira fácil e barata. Quem gosta de botar a mão na massa e criar a sua própria decoração vai gostar da ideia da blogueira Thalita Magalhães, que assina o Casa de Colorir . Seguindo a linha do “faça você mesmo”, ela transformou o seu criado-mudo numa peça retrô e toda colorida usando papéis de presente. Acompanhe:

Móvel é todo repaginado apenas com papel de presente e tinta acrílica para artesanato (Fotos: Divulgação)
Móvel é todo repaginado apenas com papel de presente e tinta acrílica para artesanato (Fotos: Divulgação)

Materiais:
– Tinta acrílica para artesanato (escolha dois tons diferentes, um para ser usado nos pés do móvel e outro para as laterais)
– Papel de presente
– Lixa
– Antes da tinta, é preciso lixar o móvel / Foto: Divulgação
– Estilete
– Puxadores (caso deseje trocá-los)
– 2 recipientes para depositar as tintas
– Pincel
– Fita crepe
– Cola comum
– Preparando o móvel para a tinta

1) O móvel que pretende transformar está com manchas, verniz, tinta? Lixe a peça todinha até ter uma superfície lisa. Retire os puxadores.

2) Em seguida, cubra as partes do móvel que não devem ser pintadas com fita crepe. Deixe-as bem protegidas.

3) Hora da tinta. Thalita fez uma adaptação da pátina, diluindo a tinta em um pouco d”água. O pincel não deve ser muito embebido em tinta. Os movimentos durante a pintura devem ser contínuos e bem retos até que a tinta toda do pincel acabe. A ideia é que a primeira mão fique falhada mesmo. Uma hora depois, passe uma segunda mão, com a mesma técnica para que a cor fique mais vibrante e as áreas sem tinta sejam cobertas. um pouco d”água. O pincel não deve ser muito embebido em tinta. Os movimentos durante a pintura devem ser contínuos e bem retos até que a tinta toda do pincel acabe. A ideia é que a primeira mão fique falhada mesmo. Uma hora depois, passe uma segunda mão, com a mesma técnica para que a cor fique mais vibrante e as áreas sem tinta sejam cobertas.

4) Separe o papel de presente para adornar as gavetas. Com um estilete, acerte o tamanho do papel. E, para colá-lo, use pouquíssima cola branca, também diluída em um pouco de água.

5) Depois de colado o papel, é hora de instalar os puxadores (novos ou os originais). Se preferir, pode pintar os puxadores originais do móvel.

Para dar efeito de pátina, dilua a tinta em um pouco de água
Para dar efeito de pátina, dilua a tinta em um pouco de água

6) Os pezinhos do móvel devem ser removidos para receber a tinta na outra cor que escolheu. Use esse mesmo tom para pintar a parte interna das gavetas. Depois de uma hora, a mesinha estará pronta para ocupar o seu lugar definitivo.

LEIA MAIS:

Saiba como transformar aquela antiga mesinha gastando apenas R$ 30

Saiba como mudar a cara do seu abajur

3 Comentários

  1. Ficou muito bonita a sua ideia foi otima para eu reformar ,algo que não queira descartar,estamos na era da reciclagem,nada de ficar jogando peças que valem apena aproveitar fora.

  2. Ficou linda.Eu queria encrementar um baú de vime,tipo pintar de branco,para colocar nos pés da minha cama,para colocar travisseiros,etc.Coisas que uso pra dormir e demanhã eu guardaria ali,vc pode me dar uma sugestão…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.