
A participação das cidades próximas à capital no mercado imobiliário tem sido cada vez mais importante. O aumento do número de lançamentos nos últimos anos demostra que o mercado está apostando menos na capital e mais na Grande São Paulo.
Segundo a primeira edição da Pesquisa Secovi sobre Mercado Imobiliário para a Grande São Paulo, 7.585 unidades foram vendidas em março na região metropolitana, um crescimento de 38,9% em relação a fevereiro (5.459 unidades). Do total vendido no mês, a cidade de São Paulo representou 54% e as outras cidades tiveram 46% de participação.
O ritmo de comercialização medido pelo indicador VSO (Vendas sobre Oferta), expresso em porcentagem, atingiu 23,3% na região, superando o resultado de fevereiro (17,5%). No entanto, o desempenho foi inferior ao observado na capital (28,2%).
SEGMENTAÇÃO POR DORMITÓRIOS – O nicho de três dormitórios liderou as vendas, com 44,2% (3.353 unidades), seguido por imóveis de dois quartos, com 36,2% (2.747 unidades), e de quatro dormitórios (11,8%). A participação dos segmentos de três e dois dormitórios na região metropolitana foi ligeiramente mais significativa do que o resultado apurado na cidade de São Paulo. A fatia de três quartos representou 42,6% de todas as unidades comercializadas em março na capital, enquanto imóveis de dois dormitórios participaram com 28%.
LEIA MAIS:
CORRETORES CRIATIVOS CONSEGUEM VENDER IMÓVEIS EM LOCAIS BARULHENTOS
CASA OU APARTAMENTO? VEJA O QUE LEVAR EM CONTA NA HORA DA ESCOLHA