24/05/2017

Truques caseiros para limpar o rejunte do banheiro

Especialistas dão dicas para evitar o aparecimento de mofo e facilitar a higienização

Fonte: ZAP em Casa

Muito mais do que manter a aparência do banheiro em dia, a limpeza do rejunte contribui para evitar o surgimento de fungos e germes, tornando-se essencialmente uma questão de higiene e saúde. Mas para muita gente a hora de limpar estes pequenos espaços entre os azulejos é um verdadeiro pesadelo, já que eles acumulam muita gordura expelida do corpo e dos cosméticos e às vezes não há produto que resolva.

+Baixe o App de Faça Você Mesmo do ZAP em Casa

+ Siga nosso perfil no Pinterest

A boa notícia é que a solução para limpar o rejunte do banheiro de maneira muito mais fácil pode estar em ingredientes caseiros mesmo, que formam misturas potentes e ajudam a amolecer todo o mofo e a gordura. O ZAP em Casa te ensina como lançar mão de alguns desses segredos e tornar a limpeza do banheiro muito mais prática.

como limpar rejunte de banheiro
Muito mais do que manter a aparência do banheiro em dia, a limpeza do rejunte contribui para evitar o surgimento de fungos e germes (Foto: Shutterstock)

Use vinagre de vinho branco

“Misturas feitas com água e bicarbonato de sódio ou vinagre de vinho branco são ótimas aliadas caseiras para esse tipo de limpeza”, começa explicando Renato Ticoulat, fundador do Limpeza com Zelo, que ainda indica outros materiais indispensáveis para a higienização dessas áreas: “panos para limpeza, escova de dentes (para esfregar áreas menores), detergente neutro, água sanitária em borrifador, esponjas de limpeza, balde e luvas de borracha para proteção das mãos”.

como limpar rejunte de banheiro
Misturas feitas com água e bicarbonato de sódio ou vinagre de vinho branco são ótimas aliadas caseiras para esse tipo de limpeza (Foto: Shutterstock)

O vinagre de álcool (ou vinho) branco é realmente unanimidade entre os especialistas em limpeza. Luciana Tebar, consultora da rede Mary Help, explica que aplicar o ingrediente com uma escola de unha ou de dente e deixá-lo agir por 20 minutos sobre o rejunte é a técnica mais eficaz para a remoção do mofo. Mas, ela completa a dica: “após a aplicação, costumo usar um desinfetante com uma boa fragrância para aromatizar o banheiro, pois o vinagre tem um odor bem característico”.

Use bicarbonato de sódio

Com ótimo custo-benefício, o bicarbonato de sódio age de forma eficiente na remoção de gorduras e manchas do rejunte. Ele pode ser misturado à água oxigenada, na proporção de 1 parte de bicarbonato para 2 de água, e aplicado com uma escova de dentes. Depois de esfregar, é só enxaguar e enxugar, segundo Tebar ensina.

como limpar rejunte de banheiro
Com ótimo custo-benefício, o bicarbonato de sódio age de forma eficiente na remoção de gorduras e manchas do rejunte (Foto: Shutterstock)

Ao misturar uma colher de sopa do produto com meio limão, esfregar e deixar agir por 5 minutos, os rejuntes também tendem a ficar limpos mais facilmente. Já para a limpeza dos azulejos, box, pias e banheiras, o bicarbonato deve ir em uma esponja e ela deve ser esfregada com movimentos leves na superfície, enxaguando e secando bem ao final. Mas, “se estiver precisando de uma limpeza mais profunda, faça uma pasta com bicarbonato, sabão líquido e sal, passe por toda o local e deixe por 5 minutos, esfregando e enxaguando a seguir”, orienta Renato Ticoulat.

Crie uma rotina de limpeza

como limpar rejunte de banheiro
Para evitar que todo o excesso de sujeira que acarreta mofo e germes se forme, o ideal é criar uma rotina de higienização semanal do banheiro (Foto: Shutterstock)

Para evitar que todo o excesso de sujeira que acarreta mofo e germes se forme, o ideal é criar uma rotina de higienização semanal do banheiro com pano úmido e de remoção diária do pó. “Outra dica importante, é procurar limpar os respingos o mais rápido possível para evitar que as manchas se tornem permanentes”, complementa Ticoulat, do Limpeza com Zelo.

+ Kit pode ajudar nos pequenos reparos do dia a dia de uma casa

+ Saiba como instalar um olho mágico. Assista ao vídeo

+ Nova série do ZAP em Casa dá dicas de pequenos reparos para casa

+ Sinal digital: tire suas dúvidas sobre a transição

+ Microondas exige atenção quando o assunto é limpeza

+ Aprenda a organizar a casa utilizando prateleiras e nichos

8 Comentários

  1. Agradeço as maravilhosas dicas para a limpeza dos rejuntes das paredes dos banheiros
    Agradeço mesmo!!! Vou passar agora mesmo para minha secretária.
    Marlúzia.

  2. Estou iniciando nessa página e Zapeando achei logo o que queria. Limpeza de rejunte em ladrilhos.
    Fiz o cadastro agora. no meu e-mail.
    Sei que vou gostar.

  3. Bastante interessante o modo prático para a limpeza do rejunte do azulejo, iremos colocar em prática com certeza. Muito obrigado.
    Nelson Liberato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.