10/11/2015

Aprenda truques para descobrir se há vazamento de água na sua casa

O vazamento pode gerar um desperdício de 3,2 mil litros de água em um dia

Fonte: Revista do ZAP

Encanamento furado desperdiça muito mais água do que você imagina

Você sabia que um pequeno buraco de 2 milímetros no encanamento desperdiça 3,2 mil litros de água em um dia? Há casos que são imperceptíveis, por isso é preciso estar atento se há vazamento de água em casa. Veja como identificar o problema com as dicas abaixo:

Vazamento pia da cozinha
(Reserve um tempo para fazer o teste para verificar se há vazamento. A atitude evita o desperdício de água (Fotos: Shutterstock)

+ Veja dicas para combater o desperdício de água

+ Os caminhos da construção civil rumo ao desenvolvimento sustentável

Relógio de Água
Para fazer o teste, deixe os registros na parede abertos, feche bem todas as torneiras, desligue os aparelhos que usam água e não utilize os sanitários. Vá até o relógio de água (hidrômetro), anote o número que aparece ou marque a posição do ponteiro maior do seu hidrômetro. Depois de uma hora, verifique se o número mudou ou o ponteiro se movimentou. Se isso aconteceu, há algum vazamento em sua casa.

Canos alimentados diretamente pela rede
Feche o registro na parede. Abra uma torneira alimentada diretamente pela rede (pode ser a do tanque) e espere a água parar de sair. Coloque imediatamente um copo cheio de água na boca da torneira. Caso haja sucção da água do copo pela torneira, é sinal que existe vazamento no cano alimentado diretamente pela rede.

+ Vai colocar uma nova caixa d’água em casa? Veja os cuidados importantes

Canos alimentados pela caixa dӇgua
Feche todas as torneiras da casa, desligue os aparelhos que usam água e não utilize os sanitários. Feche bem a torneira de boia da caixa, impedindo a entrada de água. Marque, na própria caixa, o nível da água e verifique, após uma hora, se ele baixou. Em caso afirmativo, há vazamento na canalização ou nos sanitários alimentados pela caixa d”água.

Encanamento
Gotejando, uma torneira chega a um desperdício chega a um desperdício de 46 litros por dia

Reservatórios subterrâneos de edifícios

Feche o registro de saída do reservatório do subsolo e a torneira da boia. Marque no reservatório o nível da água e, após uma hora, verifique se ele baixou. Se isso ocorreu, há vazamento nas paredes do reservatório ou nas tubulações de alimentação do reservatório superior ou na tubulação de limpeza.

Torneiras
Se a torneira pinga enquanto fecha o vazamento é certo. Quando isso acontecer, troque o vedante. Gotejando, uma torneira chega a um desperdício chega a um desperdício de 46 litros por dia. Isto é, 1.380 litros por mês. Ou seja, mais de um metro cúbico por mês ou mil litros e água. Um filete de mais ou menos 2 milímetros totaliza 4.130 litros por mês. E um filete de 4 milímetros, 13.260 litros por mês de desperdício.

Torneira vazando
Vazamento de torneira é o mais fácil visível, mas há outas maneiras de desperdício de água que precisam de atenção

Vaso Sanitário
Depois de passar o café, faça o teste: jogue borra de café no vaso sanitário, se não há vazamento, a borra de café deve ficar depositada no fundo do vaso. Caso contrário, é sinal de vazamento na válvula ou na caixa de descarga. Nas bacias cuja saída da descarga for para trás (direção da parede), deve-se fazer o teste esgotando-se a água. Se a bacia voltar a acumular água, há vazamento na válvula ou na caixa de descarga.

Fonte: Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo

 

+ Saiba como reaproveitar a água da chuva com projeto de baixo custo

+ Confira 12 dicas para economizar água

+ Coifa, exaustor ou depurador? Saiba escolher o melhor equipamento para sua cozinha

+ Saiba como desentupir pia e o que fazer para evitar o problema

+ Saiba o que é mito ou verdade sobre o uso da geladeira

+ Veja como tirar riscos do piso de madeira

+ Veja ideias para reaproveitar água do chuveiro e da máquina de lavar

+ Usar energia solar em casa vale a pena?

+ Confira o guia completo da reforma e decoração de uma casa

 

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.