24/04/2017

Tudo o que você precisa saber sobre móveis rústicos

Veja dicas para explorar a madeira em qualquer tipo de decoração

Fonte: ZAP em Casa

Muito além de uma questão de tendência, os móveis rústicos são verdadeiros clássicos da decoração. E se você pensa que eles só se encaixam em ambientes rurais ou campestres, o ZAP em Casa prova que eles são muito versáteis e te mostra como inseri-los em qualquer tipo de decor.

+Baixe o App de Faça Você Mesmo do ZAP em Casa

+ Siga nosso perfil no Pinterest

Como dica inicial, a arquiteta Julyana Bortolotto explica que o ideal é mesclar esse estilo de móvel com um ambiente neutro: “se você quer uma decoração leve, use os móveis rústicos de forma pontual: uma mesa de madeira, uma estante ou cadeiras numa mesa de jantar. Desta forma você destaca melhor estas peças sem pesar no ambiente”.

móveis rústicos
O ideal é mesclar esse estilo de móvel com um ambiente neutro (Foto: Reprodução/Pinterest)

É comum também que as cores da madeira gerem dúvidas e, caso isso aconteça, é válido saber que os tons médios (mel e castanho) se encaixam bem em quase todos os casos, segundo Julyana. Já as madeiras muito claras são ideais para decoração em estilo nórdico e arquitetura mais limpa.

Levando em consideração que os pisos de madeira são muito utilizados hoje em dia, também é importante planejar bem a combinação de um móvel rústico nesse caso, pois o excesso de madeira – no chão, na mobília e muitas vezes na parede – pode resultar em um ambiente carregado. João Augusto Borges, também arquiteto, conta que alguns tipos de materiais são mais harmoniosos para esta finalidade: “esta tipologia de mobiliário possui alguns cenários no qual se enquadra melhor, como por exemplo, quando combinado com concreto, ou pisos vinílicos, sejam eles madeirados ou que remetam a placas cimentícias”.

móveis rústicos
É comum também que as cores da madeira gerem dúvidas e, caso isso aconteça, é válido saber que os tons médios (mel e castanho) se encaixam bem em quase todos os casos (Foto: Reprodução/Pinterest)

Ele ainda explica que a ideia do rústico é proporcionar sensações que fogem do cotidiano, e destacar uma cadeira com este estilo, por exemplo, dentro de um ambiente moderno, é uma ótima saída. Para isso, uma dica atual é utilizar madeira de demolição, ela tende a ser a estrela do ambiente: “a utilização da madeira de demolição proporciona uma ponte de conexão entre o antigo e o contemporâneo, tendo como resultado uma produção exclusiva e inovadora”.

Ou seja, as variações de madeira são muitas e as possibilidades de incluí-las na decoração são infinitas. Aproveite as dicas e renove a casa!

móveis rústicos
Já as madeiras muito claras são ideais para decoração em estilo nórdico e arquitetura mais limpa (Foto: Reprodução/Pinterest)
móveis rústicos
O estilo rústico pode aparecer também nos detalhes (Foto: Reprodução/Pinterest)
móveis rústicos
A ideia do rústico é proporcionar sensações que fogem do cotidiano (Foto: Reprodução/Pinterest)
móveis rústicos
A madeira de demolição tende a ser a estrela do ambiente (Foto: Reprodução/Pinterest)

+ Descubra como incorporar a decoração do seu filme favorito na sua casa

+ Aprenda a combinar os azulejos geométricos e dê um ‘up’ na sua casa

+ Saiba como acertar na decoração de cozinha

+ Peles artificiais para decorar a casa

+ Saiba como pendurar quadros e não errar

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.