07/11/2008

Um bairro de vocação residencial

Fonte: Jornal da Tarde

Poucos terrenos disponíveis limitam a expansão imobiliária e mantêm o lado “”família””

A tradição da Vila Mariana barra o crescimento vertical mais acelerado do bairro. Para as construtoras, a vocação residencial e a falta de terrenos para a formação de empreendimentos impedem que haja mais lançamentos no local.

“A questão é formar uma área”, aponta Sérgio Beccaria Canton, gerente de desenvolvimento imobiliário da Fernandez Mera. “Com o preço elevado das casas e com essa tradição, que faz com que as pessoas não queiram vender seus imóveis, fica difícil a criação de novos empreendimentos na Vila Mariana.”

Esse é um dos motivos que fazem com que a Chácara Klabin, que fica dentro da área conhecida como Vila Mariana, mas ao lado do local que deu nome ao subdistrito paulista, tivesse grande sucesso na sua reurbanização. “O bairro foi expandido para o seu entorno, como Vila Clementino, chegando até o Ibirapuera também. Agora, tudo é Vila Mariana”, explica Paulo Porto, diretor de marketing e vendas da Klabin Segall.

Para Porto, se houvesse grandes áreas disponíveis, o bairro comportaria até condomínios horizontais para não perder as características atuais. “Os empreendimentos que lançamos, mesmo sendo verticais, têm que ser espaçosos, ter essa ‘cara’ de casa. É o que os consumidores que vão para o local pedem”, diz. “Comprar casas, derrubar e levantar torres pode até ser degradante para o bairro, principalmente o local onde chamamos de Vila Mariana pura”, completa o diretor.

O diretor de incorporação da Even, João Eduardo de Azevedo Silva, acredita que essa tradição residencial horizontal da área junto à valorização imobiliária acaba segurando uma mudança mais radical do bairro para um espaço verticalizado mais acentuado. “Não tem como mudar a Vila Mariana. Os próximos lançamentos serão muito pontuais, pois não há como fazer grandes empreendimentos. Acho provável que a área passe por uma acomodação imobiliária.”

Localização
Entre os pontos que mais atraem os moradores para o bairro da Vila Mariana está a localização da área. Cortada por umas das mais importantes avenidas da Capital, a 23 de Maio, e com ruas como a Sena Madureira, Vergueiro e Domingos de Morais, o fácil deslocamento da área para outras partes da cidades é apontado como vantagem pelas incorporadoras. “Além de boas vias de circulação entre as ruas residenciais calmas e arborizadas, o bairro ainda é cortado pelo Metrô, com várias estações. E tem como vizinhos a Avenida Paulista, os Jardins, Parque do Ibirapuera, shoppings, saída para a Rodovia dos Imigrantes, entre outras vantagens de estar nessa região”, comenta Canton.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.