
Os meus, os seus, os nossos. As famílias modernas, com seus filhos dos casamentos atuais e anteriores, movimentam a arrumação das casas. E demandam projetos de decoração específicos para acolher as novas formações familiares.
A A3 Interiores planejou um quarto num apartamento da Gávea — destinado, antes, a apenas uma adolescente — capaz de receber quatro moças de uma só vez. É que a mãe de duas adolescentes, cada uma com seu quarto, casou-se pela segunda vez e engravidou. Com isso, as filhas tiveram que compartilhar um único quarto para que o bebê ganhasse seu próprio espaço.

E, além delas, ainda seria preciso acomodar outras duas filhas, também adolescentes, do primeiro casamento do pai. Elas moram em São Paulo, mas costumam vir ao Rio:
— Elas também precisavam de uma boa acomodação, por que vêm visitar o pai. E, no dia-a-dia, o cômodo também pode receber, com conforto, as amigas das moradoras — explica a designer de interiores Luciana Nasajon, responsável pelo projeto, feito juntamente com as sócias Juliana Neves de Castro e Mabel Graham Bell.
O novo quarto ganhou bicamas em estilo de sofá. Luciana ressalta que esse tipo de móvel permite que o ambiente ganhe mais espaço livre e circulação adequada, assim como lhe dá um certo ar de sala de estar, que as adolescentes tanto gostam.
Na parede ao lado das bicamas, a cor escolhida foi o laranja, uma opção das meninas. Sendo assim, era preciso suavizar o colorido: daí, o branco entrou em todo o resto no mobiliário. Assim como no assoalho e até nas colchas:
— Nós projetamos um guarda-roupa capaz de receber os pertences das duas moradoras. A bancada de estudos, com cerca de três metros, também tem gavetinhas individuais para que elas organizem o material de estudos.