04/03/2007

Um lugar para se esparramar

Fonte: O Globo

Aumento do lazer dentro de casa faz as medidas de sofás e poltronas se agigantarem

Simone MarinhoZap o especialista em imóveisDe fibra sintética e tecido impermeável a poltrona Ostra tem 1,92m de largura e 1,52m de profundidade. O móvel foi escolhido para acolher um casal e suas três filhos

Para quem investe no lazer doméstico, nada melhor do que se esparramar, num sofá ou poltrona com muito espaço e conforto, de preferência em boa companhia. Momentos assim, cada vez mais comuns na vida do carioca, têm incentivado lojas e profissionais de decoração a planejar estofados com medidas bem acima do padrão.

Para os arquitetos Eliane Fiúza e Henrique Medeiros, esse é o resultado de uma mudança, nos últimos anos, de conceito da sala de estar.

— A sala de estar era apenas o cômodo para receber visitas. Mas hoje toda a casa é usada sem cerimônia, os amigos até cozinham junto com os anfitriões. Então, criam-se espaços para todos se recostarem — diz Eliane.

Gustavo StephanZap o especialista em imóveisO Futton: com medidas da cama Qeen, foi instalado sobre um deck de madeira num quarto de hóspedes colado ao lliving. Com as portas de correr abertas, e a integração dos ambientes, ganha-se espaço

Foi o que a dupla fez num apartamento em Ipanema. Um futton com medidas de cama Queen — dois metros de comprimento por 1,60 de largura — sobre um deck de madeira foi instalado num quarto, colado ao living, no qual as paredes foram substituídas por portas de correr. Abertas, permitem a integração dos ambientes.

Tendência também chega a móveis da área externa

Uma cama balinesa de madeira teca, de 2,46m de largura por 1,69m de comprimento, foi o ponto de partida para um projeto feito por Adriana Gentil, consultora de decoração da Espaço Ásia:

— Em função da violência, o discurso dos pais é o de que preferem que os filhos tragam os amigos para casa. Esse móvel, versátil, vira um agradável gazebo na área externa, ou um sofá dentro de casa.

Os arquitetos Gustavo e Cláudia Pimenta e a designer de interiores Patrícia Franco também receberam a missão de criar, em volta da piscina de uma casa no Recreio dos Bandeirantes, um lugar de chamego entre pais e dois filhos pequenos. Para isso, lançaram mão da poltrona Ostra, da recém-inaugurada Mac, com 1,92m de largura por 1,52m de profundidade — onde cabem todos.

Gustavo StephanZap o especialista em imóveisNa sala íntima: o sofá de medidas generosas garante que o relaxamento seja feito em família

E num projeto da arquiteta Cynthia Pedrosa para um apartamento em São Conrado, a sala íntima ganhou a proposta de relaxamento em família com um sofá de medidas generosas (2,8m de largura por 1,8m de profundidade), feito sob encomenda. No cômodo, com acesso por todos os quatro quartos da casa — os dos dois filhos adolescentes, o de hóspedes e a suíte do casal — há ainda uma TV de plasma gigante, mesa com computador e biblioteca:

— O sofá tem capa de lona, de cor escura, que pode ser retirada para lavar. Assim, nem o uso intenso nem possíveis acidentes com lanches serão preocupação. A idéia é dar todo o conforto a moradores e convidados — explica Cynthia, lembrando ainda que o imóvel tem sala de visitas separada. — Mas já tive clientes que quiseram dar ao living essa proposta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.