26/05/2009

Um playground com novas formas de brincar

Fonte: O Globo

Brinquedos moduláveis e sustentáveis na Casa Cor São Paulo

DivulgaçãoZap o especialista em imóveisPlayground sustentável: Projeto de Lao Napolitano e Marcelo Faisal para o Casa Cor 2009

Rio de Janeiro – As brincadeiras no playground podem ficar ainda mais divertidas com novos brinquedos moduláveis e ecologicamente corretos. O clássico trepa trepa, o escorregador e o balanço dividem espaço com peças de encaixe no Jardim da Criança, projeto do designer Lao Napolitano em parceria com o paisagista Marcelo Faisal para o Casa Kids, novo espaço da Casa Cor São Paulo, que começa na próxima terça-feira, 26. O mobiliário é feito com madeira proveniente de manejo florestal, plásticos reciclados e tubos de aço reaproveitados, entre outros materiais.

O playground propõe novas formas de brincar sem deixar de lado as brincadeiras tradicionais. Para o designer Lao Napolitano, o mais importante é promover, através de atividades e objetos interativos, o desenvolvimento psicomotor da criança. A linha de brinquedos sustentáveis Gaia, que traz peças gigantes de encaixe semelhantes ao jogo do Lego, desperta o lado lúdico, desenvolve o raciocínio, a criatividade e a interação entre pais e crianças.

“Esses brinquedos da linha Gaia podem ser inteiramente desmontados. Eles são formados por peças que podem compor diversos objetos. Com isso, o brinquedo pode durar a vida inteira, conseguindo estender seu ciclo de vida. Através da montagem e desmontagem ele pode se transformar em brinquedos de diversas alturas e tamanhos. Também pode virar um pergolado, uma mesa, um banco, uma cadeira, uma prateleira”, diz o designer, Lao Napolitano.
 
Com esse modelo construtivo, segundo o designer, os brinquedos podem ser reaproveitados muitas vezes, evitando desperdícios. A intenção é fazer com que o produto acompanhe o crescimento das crianças, sendo adaptado às mudanças que ocorrem no seu gosto e em suas necessidades.

No ambiente projetado para a Casa Cor há também um brinquedo em forma de flor de lótus, equipado com balanços, escorregadores e parede de escalada; e um trepa-trepa gigante de tubos de aço, batizado de “DNA”, pelo seu formato; além de banquinhos de troncos em formas de bichos. Os brinquedos são integrados a um pomar com jabuticabeiras, grumixamas e cítricas, do paisagista Marcelo Faisal.

“Eu busquei trabalhar com elementos que fizessem referência ao universo infantil, como é a jabuticabeira, por exemplo. Mas pela paisagem também pretendo dar ao ambiente uma atmosfera de diversão””, diz Marcelo Faisal.

Zap o especialista em imóveisBrinquedos desmontáveis para o playground ecologicamente correto

BRINCADEIRAS COM SEGURANÇA – Para brincar sem preocupação, é preciso estar atento aos cuidados com o mobiliário infantil e com o local de diversão dos pequenos. Os brinquedos ecologicamente corretos de Lao Napolitano atendem as normas técnicas de segurança da ABNT e são construídos sobre pisos que absorvem impactos, como areia, grama e piso emborrachado.

“É preciso prever um piso absorvente de impacto para evitar que as crianças se machuquem ao cair. Os brinquedos contam com guarda-corpos e barreiras apropriados e são projetados sem armadilhas de aprisionamento para qualquer parte do corpo. As dimensões evitam que a criança insira um membro e depois não possa tirar. Temos que prever que também não haja nenhum tipo de farpa. Tudo tem que ser arredondado”, explica Lao Napolitano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.