05/10/2009

Um quê de universo industrial em casa

Fonte: O Globo

Tubulações aparentes criam contraste em lavabos com decoração sofisticada

No lugar de uma torneira, um cano, com registro de água, que desce direto do teto. A falta de acabamento, num ambiente elegante, cria um contraste que vem se tornando tendência na arquitetura de interiores: a de trazer referências industriais para dentro das residências. Um estilo que remete aos lofts nova-iorquinos, com seus tubos e fios aparentes.

A dupla de arquitetas Roberta Moura e Luciana Mambrini assinam dois projetos de lavabos que seguem essa moda. Num deles, a tubulação hidráulica aparente não é o único elemento com esse quê do universo fabril: um bloco de cimento queimado faz as vezes de cuba. Em outro, a bancada é de granito preto e a parede é revestida com ripas de madeiras de demolição. “A falta de acabamento é proposital. Podíamos ter forrado o cano com aço inox ou outro material, mas optamos por deixá-lo em seu estado bruto. A bossa está em incorporar as instalações aos ambientes, principalmente, banheiros e cozinhas”, destaca a arquiteta.

Especialistas alertam, no entanto, para a importância de usar tubos resistentes e de contratar mão de obra qualificada: ninguém, afinal, quer abrir mão da durabilidade. Roberta e Luciana dizem que o lavabo é um cômodo perfeito para qualquer tipo de ousadia, já que é um espaço pequeno e geralmente não muito frequentado pelo morador. “Ele tem que funcionar, mas não precisa ser funcional. Isso motiva o cliente a comprar a ideia de um ambiente inusitado, que fuja do lugar comum”, afirma Roberta.

Hoje, completa Roberta, projetos residenciais integram à decoração desde dutos de ar condicionado a tubulações hidráulicas. Soluções que não pesam tanto no orçamento, mas incrementam o visual. Eletrodutos, por exemplo, podem ser integrados ao projeto de iluminação.

Os menos ousados podem tirar proveito da estética das fábricas sem comprometer a arquitetura do espaço. Ou seja: recorrendo a móveis, metálicos ou de aspecto envelhecido, que podem ser misturados a outros de design moderno ou clássico. Os de madeira de demolição, por sua vez, podem ganhar rodas e ferragens propositalmente enferrujadas. Luminárias e ventiladores metálicos completam a decoração. Para a cozinha, vale apostar em versões menores dos fogões industriais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.